09/09/2025

Prefeitura de São Cristóvão assina ordem de serviço para reforma da Unidade de Acolhimento Institucional Nossa Senhora da Vitória

Com o objetivo de garantir conforto e segurança no acolhimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, a Prefeitura de São Cristóvão assinou na manhã desta terça-feira (09) a ordem de serviço para a reforma e ampliação da Unidade de Acolhimento Institucional Nossa Senhora da Vitória. O investimento será realizado por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a obra, conduzida pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), contará com o valor de R$ 283.812,49.

A reforma será executada pela empresa R3 Engenharia, na casa adquirida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) no Centro Histórico da cidade. O projeto contempla a reforma do imóvel, a ampliação e climatização dos quartos e a adequação da brinquedoteca, proporcionando um espaço mais seguro e aconchegante para as crianças e adolescentes atendidos.

Segundo o prefeito de São Cristóvão, Júlio Nascimento, o investimento visa também tornar o espaço mais acessível, elevando a qualidade dos serviços prestados pela Semas. “Seguiremos avançando, cuidando das nossas crianças e dedicando atenção cada vez maior ao nosso povo”, afirmou o prefeito.

Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão

A unidade é um equipamento de Assistência Social e tem a capacidade para acolher 20 crianças e adolescentes. De acordo com a secretária da Semas, Lucianne Rocha, a parceria com o Conselho Municipal de Defesa da Criança e do Adolescente de São Cristóvão (CMDCA) é fundamental para o avanço no cuidado desses jovens abrigados, especialmente considerando as dificuldades de financiamento, muitas vezes complementadas por recursos federais e estaduais.

“Temos um serviço de acolhimento excelente, com profissionais dedicados, mas a estrutura física faz diferença. Por isso, o esforço foi assegurado para que o abrigo seja o melhor possível, garantindo um ambiente bonito, seguro e acolhedor para nossas crianças e adolescentes. Essa obra não é apenas uma reforma: é uma missão de cuidado e amor”, afirmou a secretária.

Lucianne Rocha, secretária de Assistência Social

A presidente do CMDCA, Thays Mara, destacou o espaço como fundamental para receber crianças em situação de vulnerabilidade, cujos direitos foram violados. “Nada mais justo, portanto, do que oferecer um ambiente acolhedor, seguro e pronto para recebê-las. Cada bloco, cada material dessa reforma deve ser colocado com amor, porque nossas crianças merecem que cada cantinho seja cuidado com carinho. Embora seja um ambiente temporário, ele precisa ser acolhedor. Precisamos cuidar das nossas crianças hoje, no presente, porque elas são o nosso futuro”, reforçou.

Thays Mara, presidente do CMDCA

Fotos: Heitor Xavier

Publicado por Clara Dias
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade