Prefeitura de São Cristóvão assina acordo de cooperação com o Governo do Estado de Sergipe para realização do Fasc

Em São Cristóvão, esta quinta-feira (04) foi mais um dia histórico com a presença do Governo de Sergipe realizando uma transferência simbólica da capital à Cidade Mãe e a solenidade para assinatura do termo de cooperação entre a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio e da Cultura João Bebe Água (Fumpac); e o Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap). A iniciativa consolida parceria conjunta na realização da 40ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que será realizado de 20 a 23 de novembro.
Durante a celebração, o acordo firmado estabelece a correalização do evento por parte do Estado, que irá investir R$3 milhões no Fasc 2025 com o objetivo de fortalecer o legado do festival que possui 53 anos de história e que faz parte do calendário cultural de Sergipe. O governador do estado, Fábio Mitidieri, reforça que a dimensão do festival exige parcerias sólidas para oferecer ao público a experiência que ele merece, vindo de uma festividade referência estadual. “Este acordo de cooperação técnica entre o Estado e a Prefeitura tem como objetivo fortalecer ainda mais este evento, que, além de movimentar a economia, celebra nossa cultura e valoriza nossa história aqui em São Cristóvão. Parabenizo a todos os envolvidos e espero que essa parceria seja o início de grandes avanços em benefício da população".

O diretor-presidente da Funcap, destaca que a iniciativa representa um investimento em mais cultura e turismo para São Cristóvão. “Um investimento que vai tornar o festival ainda mais robusto e estrutura, ele que já é um dos maiores eventos culturais do Brasil, e essa parceria só reforça ainda mais sua relevância”, adiciona Gustavo Paixão.

Para este ano, a 40ª edição do festival conta com o tema “Na cultura a gente se encontra”, que reafirma a tradição do FASC como um espaço de convergência entre diferentes manifestações artísticas e culturais, além de gerar impacto social, turístico e econômico para a Cidade Mãe de Sergipe. O prefeito da cidade, Júlio Nascimento, destaca a importância da parceria com o Governo não apenas pelas questões financeiras, mas também pelo fortalecimento da cultura local, do seu povo e pelo reconhecimento de sua história e relevância para o estado.
“Este é um momento histórico. Agradeço ao governador por estar conosco e reforçar que nossa gestão não pensa apenas em obras físicas, de cimento e pedra, mas também em iniciativas que valorizam todas as áreas e contribuem para o desenvolvimento de São Cristóvão. Este acordo de cooperação é um passo importantíssimo, e tenho certeza de que é só o começo de muitos avanços”, reforça o prefeito de São Cristóvão.


Para Paola Santana, presidenta da Fumpac, o tema deste ano traduz a essência do Fasc. “Escolhemos o tema ‘Na cultura a gente se encontra’ porque ele simboliza o papel do festival como um grande espaço de encontros entre gerações, tradições e linguagens artísticas”. Acrescenta ainda que o Fasc é um momento em que São Cristóvão se abre para receber o mundo, mas também para que todos possam se reencontrar com as raízes, com a história e com aquilo que une enquanto comunidade e sociedade. “E é justamente isso que está acontecendo hoje com este ato de trazer de volta à capital sergipana para São Cristóvão simbolicamente e de somar forças na realização do Fasc”, finaliza Paola Santana.

Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Gabinete

Prefeitura de São Cristóvão assina acordo de cooperação com o Governo do Estado de Sergipe para realização do Fasc

Prefeitura de São Cristóvão lança novo portal Emprega+ e Qualifica+ para ampliar a empregabilidade e capacitação profissional dos sancristovenses
