Prefeitura de São Cristóvão assina acordo de cooperação com o Governo do Estado de Sergipe para realização do Fasc
Em São Cristóvão, esta quinta-feira (04) foi mais um dia histórico com a presença do Governo de Sergipe realizando uma transferência simbólica da capital à Cidade Mãe e a solenidade para assinatura do termo de cooperação entre a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal do Patrimônio e da Cultura João Bebe Água (Fumpac); e o Governo do Estado, através da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap). A iniciativa consolida parceria conjunta na realização da 40ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que será realizado de 20 a 23 de novembro.
Durante a celebração, o acordo firmado estabelece a correalização do evento por parte do Estado, que irá investir R$3 milhões no Fasc 2025 com o objetivo de fortalecer o legado do festival que possui 53 anos de história e que faz parte do calendário cultural de Sergipe. O governador do estado, Fábio Mitidieri, reforça que a dimensão do festival exige parcerias sólidas para oferecer ao público a experiência que ele merece, vindo de uma festividade referência estadual. “Este acordo de cooperação técnica entre o Estado e a Prefeitura tem como objetivo fortalecer ainda mais este evento, que, além de movimentar a economia, celebra nossa cultura e valoriza nossa história aqui em São Cristóvão. Parabenizo a todos os envolvidos e espero que essa parceria seja o início de grandes avanços em benefício da população".
O diretor-presidente da Funcap, destaca que a iniciativa representa um investimento em mais cultura e turismo para São Cristóvão. “Um investimento que vai tornar o festival ainda mais robusto e estrutura, ele que já é um dos maiores eventos culturais do Brasil, e essa parceria só reforça ainda mais sua relevância”, adiciona Gustavo Paixão.
Para este ano, a 40ª edição do festival conta com o tema “Na cultura a gente se encontra”, que reafirma a tradição do FASC como um espaço de convergência entre diferentes manifestações artísticas e culturais, além de gerar impacto social, turístico e econômico para a Cidade Mãe de Sergipe. O prefeito da cidade, Júlio Nascimento, destaca a importância da parceria com o Governo não apenas pelas questões financeiras, mas também pelo fortalecimento da cultura local, do seu povo e pelo reconhecimento de sua história e relevância para o estado.
“Este é um momento histórico. Agradeço ao governador por estar conosco e reforçar que nossa gestão não pensa apenas em obras físicas, de cimento e pedra, mas também em iniciativas que valorizam todas as áreas e contribuem para o desenvolvimento de São Cristóvão. Este acordo de cooperação é um passo importantíssimo, e tenho certeza de que é só o começo de muitos avanços”, reforça o prefeito de São Cristóvão.
Para Paola Santana, presidenta da Fumpac, o tema deste ano traduz a essência do Fasc. “Escolhemos o tema ‘Na cultura a gente se encontra’ porque ele simboliza o papel do festival como um grande espaço de encontros entre gerações, tradições e linguagens artísticas”. Acrescenta ainda que o Fasc é um momento em que São Cristóvão se abre para receber o mundo, mas também para que todos possam se reencontrar com as raízes, com a história e com aquilo que une enquanto comunidade e sociedade. “E é justamente isso que está acontecendo hoje com este ato de trazer de volta à capital sergipana para São Cristóvão simbolicamente e de somar forças na realização do Fasc”, finaliza Paola Santana.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Gabinete
Prefeitura de São Cristóvão cria comitê para preparar transição administrativa da Macrozona do Mosqueiro
Prefeito Júlio Nascimento assina ordem de serviço para obras de pavimentação em 13 ruas no bairro Divinéia