10/11/2025

Prefeitura de São Cristóvão aplica o Saese 2025 para cerca de dois mil estudantes da rede municipal

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), iniciou nesta segunda-feira (10), a aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) para todos os alunos dos 2º, 5º e 9º da rede municipal de ensino. O método de avaliação é executado em todas as escolas municipais e estaduais sergipanas no intuito de gerar o Índice de Desempenho Escolar em Sergipe (Idese) a partir dos resultados coletados. São Cristóvão, atualmente, é a cidade com a melhor educação do estado, e continua na expectativa do primeiro lugar. As provas seguem até o dia 18 de novembro. 

O Saese é um instrumento do governo estadual elaborado pela Fundação Cesgranrio, com foco no aprimoramento do aprendizado de Língua Portuguesa e Matemática. A avaliação acontecerá nos turnos da manhã e da tarde, em todas as unidades escolares do município. Ao todo, 1.988 alunos serão avaliados, sendo 845 do 2º ano, 823 do 5º ano e 320 do 9º ano.

Segundo Deise Barroso, secretária municipal da Educação, foi realizado um trabalho coletivo e bem planejado para deixar os alunos o mais preparados possível. Várias ações  de ensino aprendizagem voltados para o exame foram realizadas desde o início do ano, desde atividades de formações pedagógicas, simulados, atividade de reforço e projetos de leitura e matemática, até momentos de incentivo e mobilização junto às famílias. “Este é um trabalho de colheita, resultado de muito esforço por parte de todos que compõem a rede. Fizemos diversas atividades desde o início do ano, com planejamento e dedicação de cada escola, cada professor, coordenador e gestor”, destacou. 

Deise Barroso, secretária municipal da Educação

De acordo com o gestor da EMEF Araceles Rodrigues Correia, Antônio da Paixão, os simulados “foguetinho”, o empenho de todo corpo pedagógico da escola e a disciplina de todos os alunos, farão que o resultado seja positivo. “Acreditamos que a presença e a participação ativa dos alunos em sala de aula são essenciais para manter a corrente do aprendizado e prepará-los tanto para a prova, quanto para a vida. Saímos dos exames do Saebe, entramos nos exames do Saese e sinto que todos estão devidamente preparados para dar o melhor de cada um e trazer resultados ainda melhores”, enfatizou. 

Antônio da Paixão, EMEF Araceles Rodrigues Correia

Kauanny Oliveira, aluna do 9º, demonstrou pleno preparo e confiança antes do início da avaliação. “Estou pronta para fazer a prova, desde o início do ano os professores me auxiliaram muito bem, fizemos muitas atividades, simulados, correções e recebi a devida atenção com aqueles assuntos que estava com dificuldade, além dos meus esforços em casa, então, acredito que farei uma boa prova”, partilhou. 

Kauanny Oliveira, aluna do 9º

Fotos: Dani Santos

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade