29/10/2025

Prefeitura dá início à V Semana Municipal da Agricultura Familiar em São Cristóvão

Nesta quarta-feira (29), o Paço Municipal recebeu a abertura da V Semana Municipal da Agricultura Familiar de São Cristóvão, reunindo autoridades, agricultores e representantes de diversas instituições ligadas ao campo. O evento marca o início de uma programação integrada voltada ao fortalecimento da produção local e à promoção da sustentabilidade. Ao longo da semana, a iniciativa oferecerá palestras, debates, oficinas, feira, orientações sobre acesso ao crédito e um mutirão de serviços e atendimentos, fomentando o conhecimento técnico e valorizando a agricultura familiar do município.

Com o tema “Fortalecendo a Produção Local com Segurança Alimentar, Sustentabilidade e Linhas de Crédito”, a iniciativa é promovida pela Prefeitura de São Cristóvão, através do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean) e da Secretaria Municipal da Agricultura, Aquicultura e Pesca (Semagri), e continuará até sexta-feira (31). 

Abertura

A programação desta quarta-feira teve início com a mesa de abertura, seguida da Palestra Magna “Bioeconomia, sistemas agroalimentares e inclusão produtiva sustentável”, ministrada pelo Dr. Jonielton Oliveira Dantas. O encontro também contou com debate, roda de conversa e plenária final, reunindo participantes interessados em discutir caminhos para o fortalecimento da agricultura familiar no município.

Dispositivo de abertura

Presente na mesa de abertura, o prefeito Júlio Nascimento destacou que a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura e da pesca estão no plano de governo de sua gestão, com ações estratégicas para enfrentar os desafios e garantir resultados concretos. “Compreendemos a importância da agricultura familiar, que é quem verdadeiramente resolve o problema da fome no Brasil, sendo responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Por isso, reconhecemos os produtores como patrimônio da nossa cidade e estamos aqui para reafirmar esse compromisso para fortalecer a produção no campo, de forma sustentável, com capacitação técnica e responsabilidade social”.

Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão

O secretário da Semagri, Edmilson Brito, também ressaltou a coletividade para a potencialização da produção do território. “Esta Semana da Agricultura é um momento de reflexão e de união de forças entre o poder público e os agricultores, dentro do que estamos chamando de programa Mãos que se Ajudam, uma tentativa de consolidar parcerias e fortalecer a agricultura familiar. O poder público, sozinho, não consegue custear todo o trabalho de campo, mas juntos podemos encontrar saídas e coordenar ações que contribuam para a segurança alimentar da nossa população”, declarou.

Edmilson Brito, secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca

Na palestra magna, a fala do Dr. Jonielton Oliveira Dantas envolveu conceitos e discussões fundamentais para o fortalecimento da agricultura familiar de forma sustentável, com valorização do produtor e respeito ao meio ambiente. Segundo ele, essa pauta também integra o trabalho conjunto das secretarias de Agricultura, Assistência Social e Meio Ambiente, que têm papel essencial na consolidação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à segurança alimentar.

“O momento é simbólico, já que neste mês foi celebrado o Dia Mundial da Alimentação e, em novembro, ocorrerá em Belém a COP30, onde serão debatidos temas como agricultura sustentável e sistemas agroalimentares. Por isso, este é um momento muito pertinente para refletirmos sobre os caminhos da produção local”, pontuou.

Dr. Jonielton Oliveira Dantas, pesquisador visitante do Sergipe Parque Tecnológico -  SergipeTec 

Um dos participantes do evento, o produtor rural José Renilson Barros, conhecido como Dedé da Verdura, celebrou a existência de espaços como esse, que valorizam toda a cadeia alimentar da cidade com a troca de experiências. “Sempre digo que esses eventos servem para nos aproximar, criar mais calor humano e buscar políticas públicas que beneficiem a agricultura familiar do nosso município. Fico muito feliz de participar. Não perco esses eventos por nada, pois sempre aprendo algo novo com meus colegas produtores”.

José Renilson Barros, conhecido como Dedé da Verdura, produtor rural

Agricultura e Assistência Social

A segurança alimentar e o acesso a alimentos de qualidade são tópicos prioritários para a Assistência Social em São Cristóvão. Hoje, a prefeitura já conseguiu beneficiar mais de 50 agricultores familiares em torno do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), melhorando não apenas a qualidade de vida da população, que tem o direito garantido de acesso a uma alimentação saudável, mas também a vida do trabalhador do campo, que passa a ter segurança para escoar sua produção e a satisfação de alimentar os próprios moradores do município.

O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional também desempenha um papel fundamental no fortalecimento da agricultura familiar em São Cristóvão. Atuando de forma ativa e participativa, o conselho acompanha de perto as demandas dos agricultores, fiscaliza as políticas públicas e garante que todas as ações voltadas à segurança alimentar sejam executadas com transparência e compromisso social. Graças à sua atuação constante, o Comsean tem conquistado reconhecimento nacional, sendo premiado por iniciativas que integram agricultura familiar, sustentabilidade e acesso à alimentação de qualidade.

Para a secretária de Assistência Social do município, Lucianne Rocha, a agricultura familiar é o caminho mais eficaz para combater a fome e a insegurança alimentar, contribuindo para uma introdução alimentar saudável das crianças, garantindo a elas o mesmo direito à boa nutrição que qualquer outra criança cuja família tem condições de comprar alimentos variados.

“Continuamos investindo e fortalecendo a agricultura familiar, com o apoio do secretário Edmilson e de todos os parceiros que viabilizam o acesso dos agricultores aos programas estaduais e federais. Da parte da Assistência Social, reafirmamos o compromisso de seguir lutando, em parceria com os agricultores, para colocar comida de qualidade na mesa de quem mais precisa, comida que garanta saúde, dignidade e o direito à alimentação”, reafirmou.

Momento da fala de Lucianne Rocha, secretária da Semas

Programação 

A V Semana Municipal da Agricultura Familiar terá atividades práticas e capacitações durante o restante da semana. Confira a programação completa:

30/10 (quinta-feira)

Local: Hortaliças Agroecológicas Vitória – Povoado Candeal

Horário: 9h às 11h30

Atividades: Oficinas técnicas simultâneas sobre agroecologia, irrigação de baixo custo, compostagem, controle fitossanitário e bioinsumos, com participação da DIAGRI e do produtor agroecológico Sr. Dedé.

Saída do ônibus: Praça da Bíblia, às 8h30

31/10 (sexta-feira)

Local: Auditório do Paço Municipal

Horário: 9h às 10h30

Atividades: Reunião técnica do Banco do Nordeste (BNB) com avicultores do município e apresentação do PRODETER (Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste).

Fotos: Dani Santos

Publicado por Clara Dias
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade