Prefeitura dá início à V Semana Municipal da Agricultura Familiar em São Cristóvão
Nesta quarta-feira (29), o Paço Municipal recebeu a abertura da V Semana Municipal da Agricultura Familiar de São Cristóvão, reunindo autoridades, agricultores e representantes de diversas instituições ligadas ao campo. O evento marca o início de uma programação integrada voltada ao fortalecimento da produção local e à promoção da sustentabilidade. Ao longo da semana, a iniciativa oferecerá palestras, debates, oficinas, feira, orientações sobre acesso ao crédito e um mutirão de serviços e atendimentos, fomentando o conhecimento técnico e valorizando a agricultura familiar do município.
Com o tema “Fortalecendo a Produção Local com Segurança Alimentar, Sustentabilidade e Linhas de Crédito”, a iniciativa é promovida pela Prefeitura de São Cristóvão, através do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsean) e da Secretaria Municipal da Agricultura, Aquicultura e Pesca (Semagri), e continuará até sexta-feira (31).
Abertura
A programação desta quarta-feira teve início com a mesa de abertura, seguida da Palestra Magna “Bioeconomia, sistemas agroalimentares e inclusão produtiva sustentável”, ministrada pelo Dr. Jonielton Oliveira Dantas. O encontro também contou com debate, roda de conversa e plenária final, reunindo participantes interessados em discutir caminhos para o fortalecimento da agricultura familiar no município.
Presente na mesa de abertura, o prefeito Júlio Nascimento destacou que a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura e da pesca estão no plano de governo de sua gestão, com ações estratégicas para enfrentar os desafios e garantir resultados concretos. “Compreendemos a importância da agricultura familiar, que é quem verdadeiramente resolve o problema da fome no Brasil, sendo responsável por mais de 70% dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros. Por isso, reconhecemos os produtores como patrimônio da nossa cidade e estamos aqui para reafirmar esse compromisso para fortalecer a produção no campo, de forma sustentável, com capacitação técnica e responsabilidade social”.
O secretário da Semagri, Edmilson Brito, também ressaltou a coletividade para a potencialização da produção do território. “Esta Semana da Agricultura é um momento de reflexão e de união de forças entre o poder público e os agricultores, dentro do que estamos chamando de programa Mãos que se Ajudam, uma tentativa de consolidar parcerias e fortalecer a agricultura familiar. O poder público, sozinho, não consegue custear todo o trabalho de campo, mas juntos podemos encontrar saídas e coordenar ações que contribuam para a segurança alimentar da nossa população”, declarou.
Na palestra magna, a fala do Dr. Jonielton Oliveira Dantas envolveu conceitos e discussões fundamentais para o fortalecimento da agricultura familiar de forma sustentável, com valorização do produtor e respeito ao meio ambiente. Segundo ele, essa pauta também integra o trabalho conjunto das secretarias de Agricultura, Assistência Social e Meio Ambiente, que têm papel essencial na consolidação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e à segurança alimentar.
“O momento é simbólico, já que neste mês foi celebrado o Dia Mundial da Alimentação e, em novembro, ocorrerá em Belém a COP30, onde serão debatidos temas como agricultura sustentável e sistemas agroalimentares. Por isso, este é um momento muito pertinente para refletirmos sobre os caminhos da produção local”, pontuou.
Um dos participantes do evento, o produtor rural José Renilson Barros, conhecido como Dedé da Verdura, celebrou a existência de espaços como esse, que valorizam toda a cadeia alimentar da cidade com a troca de experiências. “Sempre digo que esses eventos servem para nos aproximar, criar mais calor humano e buscar políticas públicas que beneficiem a agricultura familiar do nosso município. Fico muito feliz de participar. Não perco esses eventos por nada, pois sempre aprendo algo novo com meus colegas produtores”.
Agricultura e Assistência Social
A segurança alimentar e o acesso a alimentos de qualidade são tópicos prioritários para a Assistência Social em São Cristóvão. Hoje, a prefeitura já conseguiu beneficiar mais de 50 agricultores familiares em torno do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), melhorando não apenas a qualidade de vida da população, que tem o direito garantido de acesso a uma alimentação saudável, mas também a vida do trabalhador do campo, que passa a ter segurança para escoar sua produção e a satisfação de alimentar os próprios moradores do município.
O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional também desempenha um papel fundamental no fortalecimento da agricultura familiar em São Cristóvão. Atuando de forma ativa e participativa, o conselho acompanha de perto as demandas dos agricultores, fiscaliza as políticas públicas e garante que todas as ações voltadas à segurança alimentar sejam executadas com transparência e compromisso social. Graças à sua atuação constante, o Comsean tem conquistado reconhecimento nacional, sendo premiado por iniciativas que integram agricultura familiar, sustentabilidade e acesso à alimentação de qualidade.
Para a secretária de Assistência Social do município, Lucianne Rocha, a agricultura familiar é o caminho mais eficaz para combater a fome e a insegurança alimentar, contribuindo para uma introdução alimentar saudável das crianças, garantindo a elas o mesmo direito à boa nutrição que qualquer outra criança cuja família tem condições de comprar alimentos variados.
“Continuamos investindo e fortalecendo a agricultura familiar, com o apoio do secretário Edmilson e de todos os parceiros que viabilizam o acesso dos agricultores aos programas estaduais e federais. Da parte da Assistência Social, reafirmamos o compromisso de seguir lutando, em parceria com os agricultores, para colocar comida de qualidade na mesa de quem mais precisa, comida que garanta saúde, dignidade e o direito à alimentação”, reafirmou.
Programação
A V Semana Municipal da Agricultura Familiar terá atividades práticas e capacitações durante o restante da semana. Confira a programação completa:
30/10 (quinta-feira)
Local: Hortaliças Agroecológicas Vitória – Povoado Candeal
Horário: 9h às 11h30
Atividades: Oficinas técnicas simultâneas sobre agroecologia, irrigação de baixo custo, compostagem, controle fitossanitário e bioinsumos, com participação da DIAGRI e do produtor agroecológico Sr. Dedé.
Saída do ônibus: Praça da Bíblia, às 8h30
31/10 (sexta-feira)
Local: Auditório do Paço Municipal
Horário: 9h às 10h30
Atividades: Reunião técnica do Banco do Nordeste (BNB) com avicultores do município e apresentação do PRODETER (Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste).
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de SEMAGRI
Prefeitura dá início à V Semana Municipal da Agricultura Familiar em São Cristóvão
Prefeitura de São Cristóvão recebe selos ODS da ONU pelo impacto socioambiental da entrega de EPIs para marisqueiras e do Fasc Sustentável