26/11/2024

Prefeitura capacita comerciantes do Fasc com oficina de Manuseio de Alimentos e Boas Práticas

Com a 39ª edição do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) se aproximando, a Prefeitura de São Cristóvão preparou uma ação especial para capacitar os ambulantes que estarão presentes no evento. Ao todo, 150 comerciantes se inscreveram para vender seus produtos durante os três dias de festividades, que ocorrerão de 29 de novembro a 1º de dezembro.

Visando garantir que o grande público seja recebido com qualidade e segurança, a Prefeitura, em parceria com diversas secretarias, promoveu nesta terça-feira (26) uma oficina de Manuseio de Alimentos e Boas Práticas. O objetivo da capacitação foi orientar os ambulantes sobre as melhores práticas na manipulação de alimentos e serviços, assegurando que os produtos oferecidos durante o evento atendam aos padrões de higiene e qualidade exigidos.

O evento foi conduzido pela equipe da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur) e contou com a presença de representantes de diversas secretarias municipais, como Saúde, Meio Ambiente, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, e Serviços Urbanos. Cada uma dessas secretarias trouxe uma abordagem específica e relevante, com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo local e garantir que os ambulantes estejam preparados para oferecer produtos e serviços de alta qualidade durante o Fasc.

Na abertura da oficina, a coordenadora de captação de recursos, Sueline Santos Monteiro, destacou a importância do encontro para o sucesso do evento e para a preparação dos comerciantes. "Este é um momento fundamental para capacitarmos nossos ambulantes, pois são vocês, comerciantes, que terão a responsabilidade de fornecer alimentos e bebidas de qualidade para o público durante o Fasc. Acreditamos que, com a orientação adequada sobre o manuseio de alimentos e boas práticas, poderemos garantir um evento seguro e com um atendimento de excelência. O sucesso do Festival depende do compromisso de todos, e estamos aqui para apoiar cada um de vocês nesse processo", afirmou.

Sueline Santos Monteiro, coordenadora de captação de recursos da Fumctur

Secretarias envolvidas

Elísio Cristóvão, engenheiro ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), destacou a importância de reduzir a geração de resíduos e ressaltou o projeto "Fasc Sustentável", que está em sua segunda edição. "A Semma participa dessa capacitação para conscientizar os ambulantes sobre a importância de práticas sustentáveis. Estamos discutindo alternativas, como substituir o plástico por papelão em pratos, usar talheres de madeira, evitar o uso de copos junto com latas e eliminar os canudos. O objetivo é mostrar como eles podem contribuir para a preservação ambiental durante o evento. Essa capacitação é uma etapa do projeto Fasc Sustentável, que visa minimizar os impactos ambientais do festival”, explicou.

Elísio Cristóvão, engenheiro ambiental da Semma

Cátia Patrícia Santos Lima Ferreira, coordenadora de Vigilância Sanitária, enfatizou a importância das boas práticas de manipulação de alimentos para garantir que os produtos estejam livres de patógenos e sejam seguros para o consumo. "As boas práticas de manipulação de alimentos são essenciais para evitar a contaminação por microorganismos patogênicos, garantindo que a alimentação oferecida seja de qualidade e segura. A qualificação dos profissionais no Fasc é fundamental para isso. A fiscalização começará na sexta-feira e continuará durante todo o evento, sem interrupções. Não se trata de uma única vistoria, mas de uma atuação constante para garantir que os alimentos estejam sempre livres de patógenos e que o público tenha uma alimentação saudável”, enfatizou.

Cátia Patrícia Santos Lima Ferreira, coordenadora de Vigilância Sanitária da SMS

De acordo com o coordenador de Espaço Público da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb), Tawan Correia Cavalcante, é de suma importância abordar a organização logística do evento e a importância de uma boa organização para garantir que os três dias do evento ocorram de maneira eficiente e tranquila. "Hoje, vamos falar sobre o horário de chegada dos comerciantes, vamos abordar boas práticas, a questão da reposição de mercadorias, a localização e discutir toda a logística para os três dias e a estrutura", destacou.

Tawan Correia Cavalcante, coordenador de Espaço Público da Semsurb

Para Neusa Malheiros, diretora do Trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), vale destacar a importância da capacitação como uma oportunidade de acolher e preparar os comerciantes para o Fasc. "Este é um momento rico de acolhimento e formação para os empreendedores que estarão no evento. O objetivo é prepará-los para atuar com qualidade na divulgação e comercialização de seus produtos. Contamos com diversos parceiros, como a Semsurb, para garantir a organização das barracas e a estrutura necessária. Além disso, buscamos alinhar a atuação dos vendedores com as necessidades dos consumidores, sempre com o apoio da vigilância sanitária para assegurar a segurança alimentar. A capacitação é fundamental para que esses empreendedores possam oferecer um serviço de qualidade ao público do Fasc”, afirmou.

Neusa Malheiros, diretora do Trabalho da Semdet

A ocasião abordou temas importantes, como a proteção à criança e ao adolescente, com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) destacando o combate à exploração infantil e explicando que jovens a partir dos 14 anos podem atuar como aprendizes em atividades adequadas à sua idade. Foi ressaltado que, em casos de trabalho infantil informal, a equipe de abordagem pode direcioná-los ao CRAS para garantir a proteção das crianças. Além disso, houve uma palestra sobre qualidade no atendimento ao cliente, orientando os comerciantes a oferecer uma melhor experiência aos visitantes do Fasc.

Participantes

Jean Carlos Souza Melo, gerente de vendas e comerciante, destacou a importância do Fasc para a economia local, ressaltando o impacto positivo no comércio, na hotelaria e na geração de empregos, tanto para os ambulantes quanto para a comunidade em geral. "O festival é essencial para a cidade e o estado, movimentando o comércio, a hotelaria e gerando empregos, especialmente para os ambulantes e no aluguel de casas. É um evento esperado anualmente, e estamos sempre prontos para garantir que tudo transcorra bem. Este é o meu terceiro ano participando com minha esposa e as expectativas são sempre as melhores”, avaliou. 

Jean Carlos Souza Melo, gerente de vendas e comerciante

Adriele Panta, comerciante de doces e salgados, destacou a importância de estar bem preparada com os conhecimentos adquiridos na oficina, como a correta manipulação dos alimentos e a abordagem ao cliente. "É fundamental aprender sobre boas práticas e qualidade no atendimento. Estou no ramo há mais de 10 anos e esta é a minha primeira vez no Fasc, e estou gostando muito. A organização está ótima e fui bem atendida em todos os setores em que necessitei de suporte e informações", frisou.

Adriele Panta, comerciante de doces e salgados

Fotos: Dani Santos

Publicado por Carla Mesquita
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade