Prefeito Marcos Santana assina convênio junto ao IFS para ampliação de matrículas e transporte de estudantes do campus São Cristóvão

Nesta segunda-feira (27), a Prefeitura Municipal de São Cristóvão assinou um acordo de colaboração com o Instituto Federal de Sergipe (IFS). Com a parceria, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) vai realizar a inscrição dos estudantes sancristovenses que já concluíram o ensino fundamental nos processos seletivos do IFS para cursos técnicos de nível médio, ofertados no campus São Cristóvão, localizado no povoado Quissamã. O acordo também prevê a viabilização de transporte escolar oferecido pela gestão municipal para os alunos.
O convênio tem validade inicial de quatro anos e o objetivo é facilitar a inscrição dos estudantes do município nos cursos técnicos do IFS e ampliar o número de matrículas no campus localizado na Cidade Mãe de Sergipe. Além disso, o município também se compromete com a entrega da documentação dos alunos selecionados e o acompanhamento do desempenho dos estudantes.

A secretária de educação de São Cristóvão, Deise Barroso, explica que a parceria é importante porque muitos estudantes têm dificuldade em se inscrever nos processos seletivos: “É uma oportunidade para trazer o IFS para a escola e a secretaria se compromete com isso. Além disso, vamos acompanhar esses alunos durante todo o curso. A Semed tem esse papel, tanto para viabilizar a inscrição desses alunos, quanto de acompanhá-los durante a realização dos cursos escolhidos”, concluiu a secretária.

Para o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, a parceria com o IFS é fundamental para garantir uma educação de qualidade para os estudantes sancristovenses de nível médio e formação técnica capaz de transformar a trajetória profissional desses alunos e fomentar o desenvolvimento da cidade:
“Precisamos estimular esses alunos e criar as facilidades para que eles possam acessar o Instituto Federal de Sergipe. Da nossa parte, aquilo que for necessário será feito, porque por vários motivos os estudantes abrem mão de cursar o ensino médio ou optam por uma escola que não tem as condições ideais para a educação e nós temos que apresentar o IFS para os nossos alunos”,pontuou o prefeito.

Por parte do IFS o convênio prevê a obrigação de informar à gestão municipal a abertura de editais de seleção para os cursos ofertados em São Cristóvão de nível médio integrados ao ensino médio e Subsequente, incluindo PROEJA, FIC e EAD. Além disso, o instituto assume o compromisso de ministrar as aulas, emitir certificados e encaminhar relatório semestral com o desempenho dos estudantes para a Semed. A reitora do instituto, professora Ruth Gama Sales de Andrade, destaca que a parceria é capaz de promover benefícios importantes para a comunidade sancristovense:
“Queremos ampliar a oferta de cursos e o número de matrículas do Campus São Cristóvão, que é uma unidade agrícola e com grande história. Decidimos nos aproximar em favor de uma educação gratuita e de qualidade. Essa parceria também vai auxiliar no transporte de estudantes. A Prefeitura vai garantir a chegada dos alunos ao campus, como garantia de permanência nos cursos”, ressaltou a reitora.

Criação de cursos para atender a demandas do município

Durante o encontro também foi discutida a criação de novos cursos por parte do IFS em parceria com a gestão municipal. O objetivo, segundo a secretária Deise Barroso é que essas formações técnicas atendam a demandas de qualificação profissional do município.
“Nesse diálogo também discutimos a criação de cursos no município, em parceria com o IFS para adequar a algumas demandas da nossa região: curso de turismo, para atender marisqueiras, artesãos, dentre outros”, salientou a secretária.
Fotos: Dani Santos.
Recentes
Notícias recentes de Educação

Prefeitura de São Cristóvão realiza entrega de kit completo de material escolar para estudantes da rede municipal de ensino

Prefeitura de São Cristóvão recebe novo ônibus escolar para atender crianças da zona rural
