Prefeito Júlio Nascimento garante apoio do governo para novos investimentos em São Cristóvão

Na última quinta-feira (04), o prefeito Júlio Nascimento assegurou junto ao governador Fábio Mitidieri importantes investimentos para São Cristóvão. Durante a visita do chefe do Executivo estadual ao município, Júlio apresentou demandas estratégicas e obteve a confirmação de mais de R$6 milhões em recursos para obras e serviços que vão ampliar a qualidade de vida da população.
Entre os pleitos atendidos estão a alocação de recursos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) para serviços de recapeamento asfáltico nos bairros Marcelo Déda, Tijuquinha e Madre Paulina, além da pavimentação em paralelepípedo em ruas e avenidas dos povoados Cabrita, Cajueiro e Cantinho do Céu e bairros Marcelo Déda e Parque Santa Rita. O prefeito também garantiu o apoio do governo para a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde e uma quadra poliesportiva no bairro Tijuquinha, além da implantação da Praça Durval Militão no Eduardo Gomes.
A visita fez parte da primeira agenda mensal em que o governador despacha do Museu Histórico de Sergipe, transformando São Cristóvão em capital do estado a cada 30 dias. Durante o dia, além das tratativas sobre obras, o prefeito acompanhou Mitidieri em uma visita ao Centro Histórico e participou da assinatura do termo de cooperação que consolida a parceria para a correalização do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc).

Visitas
Representantes da Prefeitura de São Cristóvão, do Governo de Sergipe e da Câmara Municipal de Vereadores visitaram dois pontos significativos para a cidade com o intuito de fiscalizar o andamento das obras e reconhecer a qualidade dos serviços prestados em nome do estado. O primeiro ponto visitado foi o caminho de Santa Dulce, obra estadual de pavimentação granítica e passeio em concreto, com saída do bairro Santa Maria, zona sul de Aracaju, e chegada no povoado Colina, na estrada do Candeal, em São Cristóvão.
O prefeito Julio Nascimento destacou a importância de investimentos como esse, realizados pelo governo à cidade, pois fortalecem a infraestrutura e abrangem as oportunidades voltadas ao turismo, cultura e comércio. “É uma obra importante para o desenvolvimento do turismo religioso, que é o Caminho de Santa Dulce e também que vai atender as comunidades dos povoados Candeal, Caipe Novo, valorizando ainda mais a nossa cidade”, frisou o gestor, ressaltando a importância da parceria da gestão estadual como forma de potencializar o crescimento de São Cristóvão.
.jpeg)
O Caminho de Santa Dulce é um investimento de R$16,4 milhões e tem o prazo de entrega previsto para novembro de 2025. “É uma obra maravilhosa por onde os peregrinos passarão”, destacou o governador Mitidieri. Nela já foram feitos serviços de escavação e transporte de material, drenagem pluvial, canais de concreto armado, placas de sinalização, remoção e colocação de cercas e proteção natural com grama nativa capim.
Hospital Senhor dos Passos
Em seguida, prefeito, governador e vereadores visitaram o Hospital e Maternidade Nosso Senhor dos Passos, que é um dos hospitais do estado habilitado para realizar as cirurgias do ‘Opera Sergipe’, programa do Governo do Estado para ampliar a oferta de cirurgias eletivas e diminuir o tempo de espera dos usuários para procedimentos eletivos. A Prefeitura de São Cristóvão colabora com o programa promovendo a regulação dos pacientes da rede municipal, que só neste ano cadastrou 348 sancristovenses que aguardavam cirurgias no programa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“O processo tem início nas Unidades Básicas de Saúde, onde os médicos avaliam os pacientes e preenchem o formulário conforme o fluxo estabelecido. Em seguida, o cadastro é realizado na recepção da UBS, por meio do sistema de regulação estadual. Assim, o paciente é regulado, avaliado e, posteriormente, liberado para realizar o procedimento no hospital compatível com a sua necessidade”, explica a coordenadora de Regulação da SMS, Camila Barreto.
O Opera Sergipe foi lançado em 2023, com a Fase 1, contemplando procedimentos como laqueadura, histerectomia, hernioplastia, entre outros. Em 2025, foi iniciada a Fase 2, em março, quando o município de São Cristóvão levou alguns pacientes que estavam na lista de espera para os procedimentos contemplados nessa nova etapa. Essa fase inclui cirurgias de alta complexidade, como bariátrica, endometriose, mamoplastia redutora e reconstrutora, além de cirurgias urológicas e ortopédicas por videoartroscopia.

“Todo investimento e parceria voltados para programas que beneficiam a comunidade de São Cristóvão são sempre bem-vindos. Eles são fundamentais para que possamos garantir uma cidade cada vez melhor para os nossos moradores, com mais qualidade de vida e acesso a serviços essenciais. A Prefeitura tem trabalhado para fortalecer essas iniciativas, porque entendemos que cuidar das pessoas é a nossa prioridade e cada ação nesse sentido representa um avanço para toda a população sancristovense”, concluiu o prefeito Júlio Nascimento.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Gabinete

Prefeito Júlio Nascimento garante apoio do governo para novos investimentos em São Cristóvão

Engenheiro Civil Matheus Carvalho toma posse como secretário de Infraestrutura de São Cristóvão
