20/03/2025

Prefeito Júlio Nascimento faz primeira inauguração de sua gestão com a entrega da requalificação da EMEF Frei Fernando

A educação de São Cristóvão não para de avançar e, na última quarta-feira (19), o prefeito Júlio Nascimento fez sua primeira inauguração da gestão, entregando a requalificação da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Frei Fernando, no centro da cidade. A reforma contou com um investimento de R$2.650.219,18 e trouxe diversas melhorias estruturais, garantindo mais conforto, qualidade e espaços adequados para o aprendizado dos estudantes.

Entre as principais mudanças, a escola ganhou a ampliação de duas salas de aula, aumentando o número delas para 12. Além disso, a estrutura foi modernizada com a readequação da Sala de Atendimento Individualizado, criação da Sala de Atividades, reestruturação da cozinha escolar e reformulação dos setores administrativos, como a Secretaria e a Diretoria. 

Para o prefeito Júlio Nascimento, a educação de São Cristóvão é a prova de que a gestão tem feito tudo com qualidade. Esse compromisso envolve a infraestrutura, a requalificação das escolas e a valorização dos professores, assegurando locais adequados para o ensino e o pagamento justo dos seus salários.

“O desafio que temos hoje é diferente do que enfrentamos dois anos atrás. Antes, estávamos na 49ª posição no Estado; agora, somos os primeiros. Nos tornamos referência e nosso maior desafio é continuar superando nossas próprias conquistas. Vamos buscar o que for necessário para que São Cristóvão cresça ainda mais e ultrapasse as fronteiras estaduais, tornando-se um exemplo para todo o Brasil”, afirmou o gestor.

Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão

O projeto também priorizou a acessibilidade, com a instalação de sanitários coletivos adaptados para a educação infantil e a inclusão de banheiros acessíveis para Pessoas com Deficiência (PCD), tanto para alunos quanto para funcionários. Os profissionais da escola também foram beneficiados com novos espaços, como uma Sala de Professores e Reuniões e uma copa. 

Outro destaque é a valorização do ambiente escolar, com a implantação de um parquinho para as crianças e a destinação de um espaço para o cultivo de uma horta escolar. Com a entrega desta obra, iniciada na gestão do ex-prefeito e atual secretário municipal de Governo e Gestão, Marcos Santana, a Prefeitura chega à marca de 31 escolas requalificadas e climatizadas, reforçando o compromisso com a educação de qualidade e o bem-estar da comunidade escolar. 

A secretária municipal de Educação, Deise Barroso, se emocionou ao realizar o sonho de inaugurar essa reforma, citando Paulo Freire ao acreditar que “escola é lugar para ser feliz”. Ao agradecer o corpo docente e discente da escola por colaborar com o processo pedagógico no momento da requalificação, ela reforçou a importância da educação: “Temos agora um espaço mais bonito, com salas climatizadas, mas, acima de tudo, o objetivo maior é que as crianças aprendam”.

Deise Barroso, secretária de Educação

Inauguração

O evento de inauguração da requalificação da EMEF Frei Fernando apresentou uma série de homenagens para alunos, ex-alunos e ex-professores da escola, reconhecidos como pilares da educação da comunidade. A ex-aluna Cláudia Silva leu um poema de sua autoria ressaltando a nostalgia e o carinho dos bons tempos em que estudou no colégio, enquanto o secretário de Governo e Gestão, Marcos Santana, também relembrou sua experiência como ex-aluno da EMEF, evidenciando a felicidade de vê-la crescer.

Cláudia Dias, escritora e ex-aluna

“É um momento de muita alegria e emoção ver a escola onde estudei, minha primeira escola, sendo entregue nestas condições para os alunos e professores de hoje. Desejo a todas as crianças daqui um futuro promissor. E tenho certeza de que quem passa por esta escola voltará sempre, porque a educação marca a gente para a vida toda”, afirmou o secretário.

Marcos Santana, secretário de Governo e Gestão de São Cristóvão

O aluno do 4º ano da escola, João Miguel, também emocionou a si mesmo e a todos os presentes a ler um discurso representando os colegas: “Antigamente, a escola era bem diferente, não tinha ar condicionado, não tinha parque. A escola foi reformada em tudo que eu queria e hoje ela será inaugurada e será a escola mais bonita que eu já estudei”. Para sua mãe, Maria Francisca, era difícil encontrar palavras para definir o orgulho. “É muito gratificante ver o resultado da minha dedicação como mãe e ver esse espaço sendo reformado para meu filho estudar”, pontuou.

João Miguel
João Miguel e sua mãe, Maria Francisca

Fernanda Machado, diretora da escola, relatou que a requalificação da unidade era um desejo de toda a comunidade e, com essa realização concluída, os alunos passam a ter uma estrutura moderna que merecem. “O número de matrículas aumentou significativamente, incluindo alunos vindos de escolas particulares. Isso não acontece apenas por causa da estrutura física, mas porque as famílias acreditam na educação pública de São Cristóvão. A cidade está mudando, e nada melhor do que oferecer não apenas qualidade no ensino, mas também um ambiente adequado para o aprendizado”, frisou a diretora.

Fernanda Machado, diretora da EMEF Frei Fernando

Ex-professoras dos anos 1970 e 80, presentes na inauguração, foram homenageadas com placas em seu nome batizando as salas de aula. Genalva Santos, uma das professoras, recordando que a equipe com que trabalhou foi como uma família. “Hoje só tenho a agradecer e espero que quem estiver aqui mantenha a escola bonita e plante uma sementinha nas crianças que aqui estudam”.

Genalva Santos, professora homenageada

Para Thainá Santos, mãe das estudantes Maya Gomes e Thaila Vitória, de 3 e 9 anos, foi uma surpresa muito positiva deixar suas filhas na escola ampliada. “Via a reforma quando passava pela rua e quando entrei foi uma surpresa maravilhosa deixar minhas filhas em salas climatizadas, com banheiros suficientes, banquinho e balanço. A reforma está maravilhosa!”, comemorou.

Thainá Santos, mãe das estudantes Maya Gomes e Thaila Vitória

Presenças

Estiveram presentes na cerimônia os vereadores Marcão da Pastoral, Rafael Sucatão, Robson da Cabrita, Robson da RR, Marcus Lázaro, Luciano da Colônia, Rauller do Timbó, Raelzinho Filho e Ítalo Macário, além da vice-prefeita Gedalva Umbaubá.

Fotos: Heitor Xavier

Publicado por Clara Dias
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade