Organizações da sociedade civil são nomeadas para o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Cristóvão
Reafirmando o compromisso com a proteção e o desenvolvimento de crianças e adolescentes no município, foram habilitadas, na última terça-feira (18), as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que integrarão o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Cristóvão no biênio 2025-2027. Cinco vagas foram destinadas às OSCs, e cada organização contará com dois representantes para compor o fórum, sendo um titular e um suplente.
Previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o CMDCA é responsável por propor, fiscalizar e gerenciar políticas públicas voltadas à infância e à adolescência. Com a participação de representantes do Poder Executivo e da sociedade civil, o órgão garante o cumprimento dos direitos, registra entidades que atuam na área e administra os fundos destinados ao setor.
Representando o prefeito na cerimônia de nomeação das OSCs, o chefe de gabinete, Eldro França, destacou o empenho da gestão na valorização da educação e da proteção à infância, ressaltando os avanços significativos na área nos últimos anos e cobrando maior participação da sociedade civil no enfrentamento do trabalho infantil.
“Nossa gestão está aberta ao diálogo, e queremos que os conselhos participem ativamente. Os conselhos são nosso braço direito, pois estão no dia a dia da comunidade. Mas é essencial que os membros da sociedade civil se envolvam mais. Sem participação, não há transformação”, afirmou Eldro, enfatizando a importância do envolvimento dos conselhos municipais na definição do orçamento para a viabilização de políticas públicas.
Em seguida, o secretário-adjunto de Assistência Social, André Dórea, ressaltou o papel fundamental das instituições não governamentais na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Segundo ele, o município tem incentivado o crescimento dos termos de fomento a políticas públicas voltadas para essa área, ampliando os investimentos desde a implementação do conselho em 2022.
“Esse evento é um momento importante, pois contribui para a formação da mesa diretora do Conselho, garantindo a participação ativa da sociedade civil organizada na formulação e execução das políticas voltadas para crianças e adolescentes”, destacou o secretário, celebrando a parceria firmada com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) para capacitar as instituições na elaboração de projetos e facilitar o acesso aos editais de fomento.
Uma das principais conquistas do primeiro biênio do CMDCA foi a realização de um diagnóstico da comunidade infantojuvenil do município. De acordo com o atual presidente do conselho, Frei André Luiz, os dados levantados permitirão que a próxima gestão atue com ainda mais precisão e eficiência na resolução das demandas dos jovens.
“Cuidar da criança e do adolescente é cuidar da família e do município. O que queremos é que eles sejam preparados para o aqui e agora e para o futuro, para que São Cristóvão seja um exemplo de desenvolvimento”, pontuou o presidente, destacando sua satisfação com o trabalho realizado.
Como exemplo do impacto positivo do CMDCA, o jovem Simon Cantionilia, membro dos Comitês Municipal e Estadual de Participação Adolescente (CPA), relatou como sua participação no conselho foi essencial para desenvolver seu pensamento crítico e acessar oportunidades antes inacessíveis.
“Precisamos ter a viabilização desse espaço, o real comprometimento da sociedade para que as crianças e adolescentes sejam realmente ouvidas, para que tenhamos nossas ideias e demandas consideradas também”, afirmou o jovem, que abrilhantou a cerimônia com a leitura de um poema dedicado à proteção da infância.
Seis entidades se inscreveram para a eleição e todas foram nomeadas ao conselho, dispensando o rito da votação. Foram integrados um representante titular e um suplente das seguintes instituições: Instituto Vó Cidália Jesus o Pão da Vida (IPAVI), Casa de Atendimento Fraterno Samaritano, Ação Solidária Santo Antônio, Instituto do Meio Ambiente de Preservação à Natureza (IMBA), Ação Popular e Cidadania João Bebe Água (ACIJOBA) e Organização Amigos de Sion para Inclusão Social (OASIS).
Enquanto representante nomeado, o presidente do Instituto do Meio Ambiente e Preservação à Natureza (IMBA), Valmir Siqueira, celebrou a oportunidade de integrar novamente o CMDCA. Ele destacou que seu trabalho pode ser um diferencial ao envolver adolescentes em atividades de preservação ambiental, reforçando a importância da juventude na continuidade dessas ações.
“Precisamos incentivar os jovens a se envolverem com as questões ambientais, algo que ainda não vejo com frequência. Como conselheiro, quero lutar e buscar apoio dos órgãos governamentais — estaduais, municipais e federais — para que esse engajamento aconteça de forma efetiva”, defendeu.
Recentes
Notícias recentes de Assistência
Prefeitura de São Cristóvão realiza reunião multisetorial para alinhar estratégias de organização do Fasc 2025
Dia das Crianças é celebrado com festa e integração pela Secretaria de Assistência Social de São Cristóvão