Obra legal: Seminfra fiscaliza construções para garantir padrão de segurança
Com o objetivo de garantir que os imóveis construídos em toda a cidade mantenham um padrão de segurança, a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) realiza fiscalizações diárias nas obras que estão em andamento, seguindo todas as normas exigidas em legislação.
A fiscalização é realizada nas obras em andamento que seguiram todo o processo de legalização. Além disso, a Seminfra promove campanhas educativas para a população, reforçando a importância da execução de obras seguras e legalizadas, incluindo trabalhos de conscientização ao monitoramento eficaz e contratação de profissionais adequados para a execução de uma construção, ainda que não haja legislação que exija o monitoramento de prédios já licitados.
Nesta segunda-feira (22), a equipe da Seminfra realizou fiscalização no Bairro Marcelo Déda, e o fiscal de controle urbano, Clodoaldo Silva Santos explicou os procedimentos para a vistoria nos imóveis da cidade:
“Nós visitamos as obras para averiguar a presença do alvará e o projeto de construção. Quando está tudo correto, colocamos o adesivo de obra legal. Já em caso de encontrarmos irregularidades, nós fazemos a notificação ao proprietário, que tem cinco dias para apresentar o alvará ou dar entrada em um pedido junto à equipe da Seminfra. Caso não ocorra a apresentação no prazo determinado, a obra é paralisada até que seja regularizada”, pontuou.
.jpeg)
Fiscalizações constantes
Com o objetivo de ampliar ainda mais o número de fiscalizações, a gestão municipal realizou uma parceria com o Conselho Regional de Arquitetura (CREA), o que fez de São Cristóvão o primeiro município sergipano a contar com esse tipo de cooperação.
Graças a esses esforços de fiscalização, em 2023, foram geradas 240 notificações. Entre os imóveis fiscalizados, 70% estão localizados na região do Grande Rosa Elze, que concentra o maior número de construções irregulares e multifamiliares.
Vale ressaltar que a participação da comunidade é fundamental para garantir a segurança, informando a intenção de realizar qualquer tipo de construção, assim como denunciando qualquer tipo de imóvel que apresenta riscos. Cerca de 15% das vistorias realizadas pela Seminfra foram motivadas por denúncias da população. Legalmente, a pasta não tem poder de polícia para entrar nos imóveis prontos e cobrar a regularização. Por este motivo, a participação popular é ainda mais importante.
Em caso de imóveis já prontos, que contam com problemas estruturais, a fiscalização é feita pela Defesa Civil Municipal, que pode ser contatada por meio de denúncia ou por iniciativa do proprietário. Em circunstâncias emergenciais, a Assistência Social de São Cristóvão também pode auxiliar, com medidas como o Aluguel Social.
É possível contatar a Seminfra para tratar do Licenciamento de obras através do número: (79 9 981140640. Para outras dúvidas, o telefone para contato é 79 3045-4934.
.jpeg)
Fotos: Dani Santos.
Recentes
Notícias recentes de Infraestrutura

Prefeito Júlio Nascimento se reúne com diretor do DER para discutir melhorias em rodovias de São Cristóvão

Prefeitura de São Cristóvão apresenta avanços habitacionais em evento pelos 16 anos do Minha Casa Minha Vida
