Missa e caminhada na noite da sexta marcam início da Festa de Passos

Centenas de fiéis participaram na noite da última sexta-feira (23), do início de uma das maiores celebrações religiosas do Nordeste: a Festa de Senhor dos Passos. Com o tema “Nos passos de Jesus entendemos a nossa vocação”, o evento começou com uma missa na Igreja São Judas Tadeu (Capuchinhos) em Aracaju, seguida da caminhada com destino à Igreja do Carmo em São Cristóvão, em um percurso de aproximadamente 20 km.
Além das pessoas que assistiam a missa na Igreja, também havia aqueles que acompanhavam do lado de fora, aguardando a tão esperada saída da imagem em direção à São Cristóvão. Para que todos pudessem acompanhar a celebração, a Prefeitura de São Cristóvão disponibilizou dez ônibus que ajudaram no deslocamento dos fiéis e realizou a distribuição de água durante o trajeto.

Eram pessoas de diferentes idades e que participavam por motivos distintos. Alguns estavam pagando promessas feitas ao Senhor dos Passos, outros estavam ali para dar força e acompanhar os amigos e parentes durante o longo trajeto até a Cidade Mãe de Sergipe. Uma dessas pessoas é a cabeleireira Jeane Xavier, que pelo segundo ano consecutivo decidiu acompanhar o esposo Jefferson na caminhada, e assim também expressar a sua fé. “Esse é o terceiro ano que meu esposo vai. No ano passado acompanhei ele de carro, e esse ano eu decidi ir junto com ele a pé. Jesus se sacrificou pela gente, então o percurso daqui para São Cristóvão é nada comparado a isso”, afirmou.

Jeane Xavier
A devoção pelo Senhor dos Passos na maioria das vezes é passada de geração em geração, e assim ela segue há mais de 200 anos mobilizando milhares de fiéis anualmente. O sancristovense Ruan Costa é exemplo disso. Seguindo os passos dos avós, hoje ele, o irmão e o pai são os membros que representam a família na caminhada. “Meus avós já participaram, minha mãe também, mas hoje somos nós que fazemos o trajeto. Minha mãe já chegou a fazer promessa e alcançou a graça, então sou muito grato a Senhor dos Passos”, explica.

Já o advogado Jhon Carlos Souza, participa há cerca de 10 anos da caminhada, mas a admiração por Senhor dos Passos começou muito antes, em 1985, quando foi morar em São Cristóvão. “Na época, com 18 anos, eu via que o povo de São Cristóvão tinha uma devoção enorme ao Senhor dos Passos, e isso me chamou a atenção, e ao ver a gratidão dessas pessoas, também comecei a participar. Faço esse trajeto há alguns anos, e a sensação quando chegamos em São Cristóvão é de gratidão e muita emoção”, apontou.

Jhon Carlos Souza
Ao chegarem à Igreja do Carmo, os fiéis foram recebidos com escalda-pés disponibilizados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A programação da Festa de Passos continua neste sábado (24) com a missa e procissão de penitência, e se estende até o domingo (25), quando acontece a tão esperada procissão do encontro, ápice da celebração que é Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Sergipe.

ð£ 24/02- Sábado
Missas:
11h Matriz/ Santuário
16h Matriz/ Santuário (acolhida dos romeiros)
17h Igreja do Carmo
19h Praça do Carmo, logo após a Procissão de Penitência
ð£ 25/02- Domingo
Confissões:
Durante todo o dia no Convento do Carmo
Visita das Imagens
Igreja Matriz/ Santuário- Imagem do Senhor dos Passos
Igreja do Carmo Menor- imagem de Nossa Senhora das Dores
Missas
06h- Matriz/ Santuário
07h- Igreja do Carmo
08h- Palco ao lado da Matriz/ Santuário
08h- Gruta Nossa Sra. de Lourdes
09h- Igreja do Carmo
09h- Capela São João Batista
09h- Cristo Redentor
10h- Missa Solene (Santuário)
11h- Igreja do Carmo
11h- Gruta Nossa Sra. de Lourdes
14h- Palco ao lado da Matriz/ Santuário
15h- Missa- Gruta Nossa Sra. de Lourdes
16h- Saída das imagens para o encontro e, em seguida, o Sermão do Encontro e o Cântico da Verônica.
19h- Missa de Encerramento na Praça do Carmo
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Cultura

São Cristóvão marca presença em evento da Fecomércio para discutir avanços do programa Vai Turismo

Prefeitura de São Cristóvão amplia investimento na Romaria de Senhor dos Passos para impulsionar turismo religioso no município
