02/01/2025

Matrículas na Rede Municipal de Ensino para novos alunos estão abertas até o dia 24 de janeiro

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), está com matrículas abertas para novos alunos que desejam fazer parte da Rede Municipal de Ensino. O período seguirá até o dia 24 de janeiro, e os responsáveis ou alunos de maioridade, devem se dirigir às escolas das 08h às 16h. 

As matrículas das escolas para o ano letivo 2025 iniciaram em 09 dezembro e alcançaram, até o momento, 8.100 alunos. Desta vez, aqueles alunos que desejam ingressar no Ensino municipal terão até o dia 24 de janeiro para realizar a matrícula. Para os alunos da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental (EJAEF), os estudantes precisam ter, no mínimo, 15 anos completos. 

Desde 2017, houve um aumento de 2 mil vagas nas Escolas Municipais de São Cristóvão, demonstrando o compromisso da prefeitura em garantir a cobertura escolar de todo o território da cidade. Segundo a secretária da Educação, Deise Barroso, há grandes expectativas de que em 2025 o número seja ainda mais positivo. 

“Nosso objetivo é garantir que cada aluno tenha uma vaga em nossas escolas, desde a educação infantil até o ensino fundamental, assegurando uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para todos. Trabalhamos incansavelmente para oferecer condições adequadas de ensino, com professores qualificados, infraestrutura moderna e um ambiente que favoreça o aprendizado, a criatividade e o desenvolvimento integral de cada estudante”.

Deise Barroso, secretária da Educação 

Cadastro e documentos necessários

Os responsáveis legais pelos estudantes matriculados têm até 15 dias após o início do ano letivo para assinar a ficha de matrícula, o Termo de Responsabilidade e preencher autorizações específicas, como o uso de dados pessoais, imagens e atualização do calendário vacinal. 

Além disso, o estudante, quando maior de 18 anos, ou o responsável, deve apresentar os seguinte documentos:

- Identidade ou registro civil; 

- Comprovante de residência; 

- Documento de escolaridade (a partir do 2º ano do Ensino Fundamental);

- Termo de Responsabilidade assinado;

- Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS);

- Cartão de vacinação para crianças de até 6 anos; 

- Declaração de vacinação atualizada;

- Foto 3x4 (quando necessário).

Foto: Heitor Xavier 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade