01/12/2024

Grande circulação de pessoas no Festival de Artes de São Cristóvão aquece o setor empreendedor da cidade

O Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc), que aconteceu entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, trouxe uma vasta programação de apresentações culturais, literárias e artísticas, atraindo um grande público de diversas partes do estado e do Brasil. Com essa grande movimentação de pessoas pela cidade, o turismo e o comércio local são aquecidos, gerando um impacto positivo na economia da região e superando os resultados a cada edição.

Durante o Festival, assim como em outros eventos promovidos pela Prefeitura, o espaço Feria São Criativos objetiva reunir empreendedores locais para a comercialização e divulgação dos seus produtos, sejam eles artesanais ou da gastronomia. A feira se torna um ponto de encontro para visitantes e moradores, tornando-se, dessa forma, uma vitrine para os empreendedores locais. 

Foto/Érica Xavier 

Foram mais de 100 vagas distribuídas entre os comerciantes de diversas categorias, incluindo ambulantes de bebidas, food trucks, barracas de drinks e artesanato. Os credenciados ficarão distribuídos entre a Praça da Matriz, Praça do Carmo e Praça São Francisco.

Foto/ Fabrício Cruz
Foto/Fabrício Cruz

Comerciantes 

O histórico Fasc é um evento essencial para o fortalecimento da economia local, que além de atrair turistas, também valoriza e dinamiza os pequenos negócios da cidade. A comerciante Ana Maria Marques, compartilhou que sua primeira experiência no empreendedorismo foi durante o Festival e desde então continuou com o seu próprio negócio. “Eu comecei a empreender no festival, gostei do resultado e continuei. Nesse evento vi a oportunidade de empreender e aproveitei, este ano minhas expectativas estão altas, a cidade está  movimentada e só tenho a agradecer”.

Ana Maria Marques - Foto/Fabrício Cruz

A cultura e o empreendimento deram certo, e o Fasc veio como um meio de alavancar as vendas dos produtos, como enfatiza a comerciante Ana Alice Moreira: “está sendo muito legal, interessante e fazendo jus ao objetivo do festival, promovendo a cultura da cidade mãe. É minha primeira vez no Fasc, mas já participei de outros eventos da Prefeitura, e minhas expectativas estão boas”. 

Ana Alice Moreira - Foto/Érica Xavier 

Gilvânia Silvestre, comerciante artesã, compartilhou que a 39ª edição do Fasc atendeu todas as expectativas. “Nós esperávamos realmente um movimento como esse, está bem aquecido para nós comerciantes. O movimento está surpreendendo e isso é muito bom. Agradeço essa oportunidade que é nos dada, a de vender em um festival, em espaços que são visitados por milhares de pessoas, isso é gratificante”. 

Gilvânia Silvestre ao centro da foto - Imagem/Fabrício Cruz 

Público 

O espaço para os comerciantes no Fasc 2024 ficou localizado nos três dias de festival na Praça da Matriz. O público que circula pelas cidades visitando os espaços que têm ações culturais elogiam a variedade e a proximidade dos comerciantes com os consumidores. 

Fernanda Goulart, publicitária, enfatizou essa proximidade. “A acessibilidade de conseguir consumir em qualquer lugar da cidade durante o festival também é incrível, a vontade apertou, todos têm a um palmo de distância muita variedade de comidas, além de produtos artesanais que você pode comprar para vestir no próprio festival, levar para casa como uma lembrança e até mesmo presentear alguém especial”. 

Fernanda Goulart - Foto/Érica Xavier 

Eduarda Barreto, designer, que  veio conhecer o festival pela primeira vez, se encantou com a variedade de artesanato. “É a primeira vez que estou vindo ao Festival, soube dele por alguns amigos, pelas redes sociais, mas ainda não tinha vindo. Mas uma amiga minha, me conhecendo muito bem, citou sobre o espaço cultural, com artesanato sendo comercializado e eu amo isso, então resolvi vim e estou encantada. Essa Feira São Criativos é uma iniciativa linda, os trabalhos artesanais são lindo, tem apresentações culturais pelas ruas da cidade, eu achei incrível”.  

Eduarda Barreto - Foto/Érica Xavier 

Sobre o Fasc 

O Festival é organizado pela Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Villela Produções, o Ministério da Cultura e o Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Maratá, Estrella Galicia, Coca-Cola, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado, Instituto Banese, MTur/Sesc, Banco do Nordeste e Correios patrocinam o evento, que também conta com o apoio da SE - Sistema Engenharia, da Colortex e da RR Conect.

Publicado por Érica Xavier
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade