Fumctur promove Mostra Cinema e Direitos Humanos, em parceria com o Governo Federal
A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur) realizou na última quinta-feira (11) a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na Galeria de Artes Vesta Viana, localizada na Praça da Matriz, Centro Histórico. O evento, que teve como tema "Vencer o ódio, semear horizontes" foi promovido por meio de uma parceria entre a Fumctur e a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), junto ao Ministério da Cultura (MinC) e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC).
Os filmes exibidos na mostra foram: Ribeirinhos do Asfalto; Adão, Eva e o Fruto Proibido; Nossos Espíritos Seguem Chegando; Me Farei Ouvir; Escrevivência e Resistência: Maria Firmina dos Reis e Conceição Evaristo. As obras são oferecidas pelo Governo Federal para exibição através de parceria e o objetivo é promover uma reflexão sobre questões que envolvem os direitos humanos. A Fumctur, parceira na realização, ficou encarregada de garantir um espaço adequado à exibição do filme e oferecer pipoca, bebidas e lanches para o público presente.
Para o assessor administrativo da Diretoria de Arte e Cultura da Fumtur, Neto Astério, a mostra possibilita a exibição em São Cristóvão de obras que são consideradas de difícil acesso, pois não estão nos cinemas comerciais e geralmente são exibidas apenas nos grandes festivais de cinema.
“Essas obras circularam em grandes festivais brasileiros, não estão disponíveis em streamings e propõem reflexões muito pertinentes à São Cristóvão, uma cidade interiorana, muito afetada pelos centros urbanos, e que traz discussões que interessam à juventude”.
Entre as pessoas que compareceram à mostra estavam alunos da Escola Estadual Paulo Sarasate, que foram convidados a participar do evento, além da população em geral.
Jaqueline Ribeiro, coordenadora da escola destacou a relevância da mostra para a formação dos estudantes:
“Os nossos alunos têm pouco acesso ao cinema e é muito interessante a parceria com a Prefeitura para que eles possam aprender de uma forma muito diferenciada, uma maneira atrativa para eles”, pontuou a coordenadora.
A aluna Lilian Sthefany ressaltou que o evento permitiu unir aprendizado e diversão aos estudantes: “A experiência é boa porque permite sair um pouco da escola e aprender ao mesmo tempo em que nos divertimos”, contou Lilian.
Lilian Sthefany, aluna
Já Larissa Santos ficou sabendo da Mostra através das redes sociais e como frequentadora do Cine Trianon no Fasc, quis estar presente para prestigiar os filmes:
“Eu vi no Instagram da Prefeitura e sou uma frequentadora assídua do FASC e sempre acompanho o Cine Trianon. E vi que seria uma exibição de cinema nacional e achei uma ótima oportunidade de prestigiar”, concluiu.
A Mostra vai contar com novas edições nos dias 18 e 24 de abril, às 14h, na Galeria Vesta Viana, com os seguintes filmes:
ð¬Dia 18
ð¬Dia 24
Fotos: Heitor Xavier.
Recentes
Notícias recentes de Cultura

Prefeitura de São Cristóvão recebe Plano Museológico para o Centro de Interpretação da Praça São Francisco

Turismo: São Cristóvão volta a ser vista por Sergipe e aumenta significativamente a movimentação na cidade
