Fasc: homenagem à Ismar Barreto e shows de Snooze, Pato Fu e Lívia Aquino marcam segundo dia no Palco Frei Santa Cecília
O Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) está no seu segundo dia de realização. Na noite deste sábado (02) o Palco Frei Santa Cecília recebeu o show Tributo à Ismar Barreto, seguindo pelo shows das bandas Snooze, Pato Fu e Lívia Aquino.
O show “Tributo à Ismar Barreto”, homônimo ao álbum lançado em 2023 In memória do compositor Ismar Barreto, com 12 de suas músicas inéditas interpretadas por várias cantoras de Sergipe. Neste ano, o compositor completaria 70 anos no dia 01 de outubro e, com isso, pensou-se uma turnê do álbum, que uniria o lançamento ao setenário de Ismar. O show desta noite foi o de abertura da turnê.
O grupo tem a participação de familiares e inspiradores do artista Ismar Barreto. É a primeira vez que o grupo se apresenta no Fasc e isso faz do momento ainda mais especial e importante, segundo Manoel Neto, um dos integrantes do grupo e sobrinho do cantor.
“Acredito que para todos nós que estamos envolvidos nesse projeto, é muito significativo por ser um tributo a ele, pelo ano que ele estaria completando os 70 anos, em outubro, se estivesse vivo, e pelo lançamento do álbum que a gente gravou, com tanto carinho, envolvendo a maioria das músicas inéditas e com cantoras maravilhosas. Hoje estamos lançando oficialmente esse trabalho e aqui nesse festival tão importante para a cultura do estado que existe há muitos anos. Então, para mim, é um sentimento singular”, ressalta Manoel.
Manoel Neto está no meio do trio
Mary Barreto é irmã de Ismar Barreto e conta que a iniciativa é para eternizar ainda mais o legado musical deixado por seu irmão. “A maioria das músicas são inéditas e algumas do próprio, as mais conhecidas. Ismar foi um compositor muito potente, fazia muitas músicas, tem uma quantidade muito grande de músicas, era um compositor e cronista que contava sobre sua cidade, estado e sobre o nordeste mais que tudo. O objetivo desse projeto é tocar as gerações, especialmente as mais novas, porque o artista vai embora, mas a obra fica”.
Mary Barreto está à direita da foto
Após essa linda homenagem, o palco ficou por conta de Snooze, que também já passou pelo Fasc em 2019. A banda possui um estilo de rock alternativo e fez o retorno das suas atividades, pós-pandemia, com uma nova configuração. Os músicos multi instrumentistas João Mário e Rafael Ramos foram recrutados, e além dos clássicos da banda, tocaram músicas inéditas.
Posteriormente, o público ficou com a apresentação da banda Pato Fu, considerada uma das mais criativas no cenário Pop atual. A banda já se apresentou fora do Brasil, conquistou o Grammy Latino, vendeu discos de ouro, já teve músicas trilhas de novela e está na estrada desde 1992. Segundo a vocalista da banda, Fernanda Takai, é motivo de felicidade estar em São Cristóvão, e está no Festival de Artes da cidade que possui uma diversidade de estilos admirável.
“Felizmente agora a gente está aqui em São Cristóvão e está participando do festival com vocês. O Fasc já existe há bastante tempo, a nossa banda também existe há muito tempo, completamos 31 anos de Pato Fú este ano, e é sempre muito gostoso atingir pessoas no interior, sair do mapa das capitais, e as pessoas contam com isso. É lindo chegar ao interior em uma cidade que apoia a cultura, a cultura diversa, a programação do Fasc tem atrações com estilos diferentes, isso faz muito bem para gente que é artista e para a plateia, com certeza, então, a gente está muito contente, obrigada pelo convite”, pontuou Fernanda.
Fernanda Takai, vocalista da banda Pato Fu
O encerramento da noite deste sábado ficou sob a responsabilidade de Lívia Aquino - Raízes Negras. É um projeto que apresenta o show da cantora sergipana que valoriza a presença cênica e os ritmos afro-brasileiros a partir da vivência da artista com a cultura ancestral que praticamente formam as origens e a história da música brasileira. Para além do entretenimento e da fruição artística, o show de Lívia Aquino e banda manifesta o empoderamento feminino, suas lutas, desafios e conquistas.
Público
Há pessoas que são veteranas no Fasc e há aquelas que estão vindo pela primeira vez, e é unânime, todos que vem pela primeira vez, já pensam na próxima edição. É o caso do casal Celiza Rezende e Itauan Eduan, ambos obtêm a profissão de servidor público.
“Hoje é o primeiro dia e primeira vez no Fasc, achei uma festa muito organizada, estou conhecendo uma banda que não tinha conhecimento, que é o grupo Tributo a Ismar Barreto. Para mim, está sendo surpreendente, a prefeitura está de parabéns. Estou com muitas expectativas para Pato Fu e Liniker hoje!”, declara Celiza.
Itauan já é veterano no Fasc e compartilha que as bandas favoritas da noite também são Pato Fu e Liniker. “Hoje está sensacional, para mim é um dos maiores Fasc, a organização está de parabéns, estrutura me parece ser maior do que os anos anteriores, a cidade está bonita!”, ressalta.
Programação de Domingo Palco Frei Santa Cecília
18h - Camilla Cristyne
20h - Raquel Diniz canta Rita Lee
22h - Vandal
00h - Battukada
Realização
O Festival de Artes de São Cristóvão é uma realização da Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura. O patrocínio fica por conta da Maratá, Orizon, Banco do Nordeste, Ecoparque Sergipe, Coca Cola, Caixa Econômica Federal e Estrella Galicia. Além disso, tem o apoio da RR Conect, Vitória Transportes, SE - Sistema Engenharia, Colortex, Proex e Celi. O evento também possui habilitação pela Lei Rouanet, uma Lei Federal de Incentivo à Cultura que concede isenção às empresas que patrocinam eventos culturais.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Cultura

São Cristóvão marca presença em evento da Fecomércio para discutir avanços do programa Vai Turismo

Prefeitura de São Cristóvão amplia investimento na Romaria de Senhor dos Passos para impulsionar turismo religioso no município
