01/12/2024

Fasc 2024: exposições culturais ocupam os espaços da Cidade Mãe

O Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) não se limita às apresentações artísticas e culturais espalhadas pelo Centro Histórico. As exposições fixas da cidade oferecem uma imersão profunda na história e nas tradições que fazem de São Cristóvão um dos mais importantes pólos culturais do Brasil.

Entre os destaques está o Museu de Artes Sacra, que guarda um precioso acervo relacionado à religiosidade e oferece uma visão sobre o passado histórico da cidade. Os ingressos são a partir de R$10,00 inteira e R$5,00 meia que é destinado aos estudantes, professores e idosos através de comprovante com foto. Isa Carla, visitante que veio da cidade Riachão do Dantas com os amigos, destacou a importância das exposições. "Por ser uma cidade histórica, fortalecer a questão da religiosidade e contar toda a história  é algo muito importante, e o Museu retrata bem isso."

Isa Carla, visitante

Já a Casa das Culturas Populares e o IPHAN exibem obras de artistas locais, trazendo à tona as riquezas naturais e culturais que fazem parte da identidade de São Cristóvão. Emanuel César, frequentador assíduo do Fasc, compartilhou sua mudança de perspectiva ao longo dos anos: "Já vim ao festival diversas vezes e sempre me deixei levar pelas atrações musicais, sem ter ideia da bagagem cultural que ele possui. Hoje, um pouco mais velho, consigo entender que, além de músicas e festas, existe a arte por trás, então hoje eu vim com esse intuito, pois eu queria muito admirar isso."

Emanuel César, frequentador assíduo do Fasc
Exposição na Casa das Culturas Populares 
Exposição "Pretagonista" no IPHAN

Outra parada obrigatória é o Arquivo Público Municipal, onde está em cartaz uma exposição Mani Oca "A casa Santos de Jesus", de Adriana Hagbenck. Através das fotos, a mostra conta a história da família que carrega consigo a tradição de gerações na produção de comidas típicas feitas de mandioca, mostrando o valor da transmissão de saberes culturais.

Exposição Mani Oca "A casa Santos de Jesus"
Exposição Mani Oca "A casa Santos de Jesus"

Essas exposições não apenas enriquecem a experiência do público, mas também reforçam a importância da preservação do patrimônio cultural, conectando passado e presente em um evento que celebra a arte e a história de São Cristóvão.

Realização 

O Festival é organizado pela Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Villela Produções, o Ministério da Cultura e o Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Maratá, Estrella Galicia, Coca-Cola, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado, Instituto Banese, MTur/Sesc, Banco do Nordeste e Correios patrocinam o evento, que também conta com o apoio da SE - Sistema Engenharia, da Colortex e da RR Conect.

*Matéria produzida por Ingrid Konata (Monitora UFS/Jornalismo)

Fotos por Ana Alice (Monitora UFS/Jornalismo)

Supervisão por Yago de Andrade

Publicado por Yago de Andrade Santos
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade