Fasc 2024: exposições culturais ocupam os espaços da Cidade Mãe

O Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) não se limita às apresentações artísticas e culturais espalhadas pelo Centro Histórico. As exposições fixas da cidade oferecem uma imersão profunda na história e nas tradições que fazem de São Cristóvão um dos mais importantes pólos culturais do Brasil.

Entre os destaques está o Museu de Artes Sacra, que guarda um precioso acervo relacionado à religiosidade e oferece uma visão sobre o passado histórico da cidade. Os ingressos são a partir de R$10,00 inteira e R$5,00 meia que é destinado aos estudantes, professores e idosos através de comprovante com foto. Isa Carla, visitante que veio da cidade Riachão do Dantas com os amigos, destacou a importância das exposições. "Por ser uma cidade histórica, fortalecer a questão da religiosidade e contar toda a história é algo muito importante, e o Museu retrata bem isso."


Já a Casa das Culturas Populares e o IPHAN exibem obras de artistas locais, trazendo à tona as riquezas naturais e culturais que fazem parte da identidade de São Cristóvão. Emanuel César, frequentador assíduo do Fasc, compartilhou sua mudança de perspectiva ao longo dos anos: "Já vim ao festival diversas vezes e sempre me deixei levar pelas atrações musicais, sem ter ideia da bagagem cultural que ele possui. Hoje, um pouco mais velho, consigo entender que, além de músicas e festas, existe a arte por trás, então hoje eu vim com esse intuito, pois eu queria muito admirar isso."



Outra parada obrigatória é o Arquivo Público Municipal, onde está em cartaz uma exposição Mani Oca "A casa Santos de Jesus", de Adriana Hagbenck. Através das fotos, a mostra conta a história da família que carrega consigo a tradição de gerações na produção de comidas típicas feitas de mandioca, mostrando o valor da transmissão de saberes culturais.
.jpg)

Essas exposições não apenas enriquecem a experiência do público, mas também reforçam a importância da preservação do patrimônio cultural, conectando passado e presente em um evento que celebra a arte e a história de São Cristóvão.
Realização
O Festival é organizado pela Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), Villela Produções, o Ministério da Cultura e o Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura. Maratá, Estrella Galicia, Coca-Cola, Caixa Econômica Federal, Governo do Estado, Instituto Banese, MTur/Sesc, Banco do Nordeste e Correios patrocinam o evento, que também conta com o apoio da SE - Sistema Engenharia, da Colortex e da RR Conect.
*Matéria produzida por Ingrid Konata (Monitora UFS/Jornalismo)
Fotos por Ana Alice (Monitora UFS/Jornalismo)
Supervisão por Yago de Andrade
Recentes
Notícias recentes de Cultura

Biblioteca Pública Senador Lourival Baptista comemora aniversário de 39 anos com oficinas, rodas de conversa e música ao vivo

Prefeitura garante apoio à realização dos tradicionais tapetes de Corpus Christi
