Fasc 2023 confirma Zeca Baleiro entre as atrações
“Mas ontem eu recebi um telegrama. Era você de Aracaju ou do Alabama. Dizendo nego, sinta-se feliz, porque no mundo tem alguém que diz…” Que o Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) 2023 está chegando e a segunda atração confirmada é o cantor maranhense Zeca Baleiro.
Com uma carreira de destaque e sucessos como “Ai que Saudade D’ocê” e “Telegrama”, de onde foi extraído o verso acima, Zeca vai se apresentar pela primeira vez no festival que completa 51 anos de existência com 38 edições de sucesso e vai acontecer nos dias 1, 2 e 3 de dezembro deste ano.
O verdadeiro nome de Zeca é José de Ribamar, uma homenagem a São José de Ribamar, santo padroeiro de uma cidade que leva o mesmo nome, no estado do Maranhão. O apelido - Baleiro - vem do fato de Zeca consumir balas entre as aulas, durante o curso de Agronomia, segundo o próprio artista:
"Sempre fui um grande consumidor de doces, balas e toda sorte de guloseimas. Quando ingressei na universidade, entre uma aula e outra, saboreava minhas balas. Quando alguém desejava comer uma, vinha até mim. Daí para começarem a me chamar de baleiro foi um passo. Confesso que a princípio aquilo não soava bem aos meus ouvidos”. Antes de dedicar-se exclusivamente à música, Zeca chegou, inclusive, a abrir uma loja de balas, tortas e doces caseiros.
Com a alcunha de Zeca Baleiro o artista iniciou uma carreira que completa quase 40 anos cantando e compondo canções interpretadas por grandes nomes da música, como Simone, Gal Costa, Elba Ramalho, Vange Milliet, Adriana Maciel, Luíza Possi e Rita Ribeiro.
O Festival
Em 2023, o Festival de Artes de São Cristóvão celebra 51 anos de história, e contará, além de muita música, com apresentações teatrais, dança, literatura, feiras gastronômicas, artesanato, palestras, oficinas e exposições. O evento terá uma programação que será distribuída em locais públicos, organizados de forma a garantir acessibilidade e sustentabilidade gratuitamente em todo o Centro Histórico e outros pontos da cidade.
A última edição do evento teve recorde de público, com a presença diária de aproximadamente 50 mil pessoas circulando pelas ruas da cidade.
Foto: Acervo do artista.
Recentes
Notícias recentes de Cultura
Prefeitura de São Cristóvão realiza primeira edição do “Arrocha Edu” no dia 13 de dezembro
São Cristóvão marca presença no 12º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas, Turísticas e Patrimônio Mundial