Farmácias sancristovenses cadastradas no Programa Farmácia Popular ofertam absorventes gratuitos para população vulnerável

Neste mês, o Ministério da Saúde garantiu uma novidade para o Programa Farmácia Popular, que passa a prover absorventes gratuitos para assegurar a dignidade menstrual das pessoas que menstruam em situação de vulnerabilidade social. A partir de agora, as farmácias cadastradas no programa em São Cristóvão ofertam esses absorventes, de acordo com os requisitos propostos pelo programa.
A coordenadora da Assistência Farmacêutica, Julianna Salgado, explica que o público-alvo serão estudantes da rede pública de baixa renda, pessoas em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema e a população recolhida em unidades do sistema prisional.
“Os moradores de São Cristóvão que fazem parte do público-alvo podem se beneficiar com a aquisição dos itens disponíveis, dirigindo-se às farmácias credenciadas do PFPB localizadas no município, portando os documentos necessários”, reforça a coordenadora.

Julianna Salgado, coordenadora da Assistência Farmacêutica, Julianna Salgado
Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) ilustram que a pobreza menstrual, associada aos tabus que ainda cercam essa condição, podem ocasionar evasão escolar e desemprego. No Brasil, uma a cada quatro meninas faltam à escola durante o período da menstruação e cerca de 4 milhões sofrem com privação de higiene no ambiente escolar, como acesso a absorventes, banheiros e sabonetes).
A iniciativa é decorrente das ações do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, já executadas pelo Governo Federal em 2023. Segundo Maria Helena Andrade, coordenadora da Saúde da Mulher no município, pouco se fala sobre pobreza menstrual, mas existem uma gama de adolescentes, jovens e pessoas adultas que menstruam e têm dificuldade de comprar absorventes por conta do valor. Por isso, esse programa é importante para garantir dignidade menstrual a essas pessoas.
“O programa também traz um olhar para essas questões, em geral, da mulher, quando às vezes só observamos quando alguém está grávida ou quando na menopausa, mas ninguém fala no momento menstruação, que ainda é um grande tabu na sociedade. Então, é sobre trazer essa pauta mais à tona, não apenas por conta da distribuição do absorvente, mas também para pensarmos em conversar um pouco mais com a população”, destaca Maria Helena.

Maria Helena Andrade, coordenadora da Saúde da Mulher em São Cristóvão
Quem pode receber os absorventes
Podem receber o item de higiene nas unidades credenciadas do Farmácia Popular, brasileiras ou estrangeiras que vivem no Brasil, deve ter:
- Pessoas que menstruam e tem a idade entre 10 e 49 anos de idade; estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e contam com renda familiar mensal de até R$218 por pessoa.
- Estudantes das instituições públicas de ensino cadastradas no CadÚnico, mas a renda familiar mensal por pessoa vai até meio salário mínimo (R$706).
- Para pessoas em situação de rua, não há limite de renda.
Documentos necessários para resgatar os absorventes
- Documento oficial com foto e número do CPF ou documento de identidade em que conste o número do CPF;
- Documento de Autorização do Programa Dignidade Menstrual, em formato digital ou impresso, que deve ser gerado via aplicativo ou site do Meu SUS Digital, com validade de 180 dias;
É importante ressaltar que a aquisição de absorventes higiênicos para menores de 16 anos deve ser feita por seu responsável legal.
Como acessar o documento autorizador no “Meu SUS digital”:
Pelo site
1- Acesse o site “Meu SUS Digital” através do endereço https://meususdigital.saude.gov.br/login, clique em entrar com Meu Gov, faça o cadastro ou o acesso (CPF e senha cadastrada);
2- Ao acessar, aparecerá o termo de uso, política de privacidade e nota informativa que você deve ler e aceitar para dar continuidade ao processo;
3- Ao aceitar os termos, na tela inicial já irá aparecer o ícone do programa Dignidade Menstrual, para acessar e ver as condições, você deve clicar nesse ícone;
4- De acordo com as informações cadastradas, o sistema informa se você está dentro dos critérios. Caso esteja, basta seguir as informações e conseguirá emitir o documento autorizador.
Pelo Aplicativo “Meu SUS Digital”
1- Pesquise e baixe o aplicativo “Meu SUS Digital”, pelo APP Store no casos de celulares com sistema iOS ou através do Play Store se for Android;
2- Faça o cadastro ou login para acessar;
3- Aceite os termos após lê-los;
4- Na página inicial, clique no ícone escrito “Dignidade Menstrual” e confira se é possível aderir ao programa.
Farmácias cadastradas no programa em São Cristóvão
- Farmácia Senhor dos Passos (Travessa Carlos Menezes s/n, Centro - tel.: (79) 3261-2297).
- Farmácia do Trabalhador Preço Baixo (Av. Gov. João Alves Filho, 275, casa E, Rosa Elze - tel. (79) 9 9924-0672).
- Silva Produtos Farmacêuticos LTDA (Rua Panificador Jorge Silva, 250 - tel.: (79) 9 9842 - 4222).
Fotos: Clara Dias
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Prefeitura de São Cristóvão oferta exames preventivos e atendimentos de saúde da mulher na ação “Mulheres que Inspiram”

Prefeitura de São Cristóvão retoma diálogo com sindicatos de assistência social, psicologia e nutrição para assegurar avanços às categorias
