Famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica em São Cristóvão têm direito ao Auxílio Funeral
Como forma de amparar as famílias sancristovenses que perdem seus entes queridos, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), concede o Auxílio Funeral. O serviço oferece a urna funerária, translado (dentro dos limites do município), sepultamento e vestuário, caso seja verificada a necessidade.
O auxílio é destinado aos cidadãos e famílias residentes do município de São Cristóvão, sendo que o usuário e/ou família deve estar inserida no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, e prioritariamente aquelas que se encontram em situação de pobreza e extrema pobreza.
O requerimento deste benefício pode ser realizado por um integrante da família (responsável pelo falecido), pessoa autorizada mediante procuração ou, no caso de ausência de familiares, o representante de instituição pública ou privada que acompanhou, acolheu ou atendeu a pessoa antes de seu falecimento.
Em casos de óbitos ocorridos em dias úteis, o benefício deverá ser solicitado no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da região de domicílio da pessoa requerente. Nos dias e horários de fechamento do Cras, a família deve entrar em contato com o telefone de plantão (99611-9724) para solicitar o benefício.
No caso das solicitações realizadas através do telefone de plantão, a pessoa requerente deve apresentar as documentações necessárias no prazo de 05 dias úteis nas unidades de referência do seu território. O benefício será concedido na quantidade do número de óbitos ocorridos no grupo familiar.
De acordo com a secretária da Semast, Lucianne Rocha, o serviço deve ser solicitado apenas por esses meios, sendo vedada a intermediação de terceiros na concessão do auxílio. “É importante que a população compreenda que para solicitar esse auxílio ele não precisa buscar outros meios. Basta entrar em contato com a Semast através do telefone de plantão ou nos Cras. Esse é um direito de qualquer cidadão que se encontra em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, lembra a secretária.
Recentes
Notícias recentes de Assistência
Prefeitura de São Cristóvão realiza Fórum de Eleição do Conselho da Pessoa Idosa para renovação das cadeiras da sociedade civil
Prefeitura de São Cristóvão conclui mais uma turma com 34 Jovens Aprendizes na área do turismo