07/11/2024

Facilita São Cristóvão já realizou cerca de 25 mil atendimentos neste ano

A Prefeitura de São Cristóvão, por intermédio das ações da Secretaria Municipal de Governo e Gestão (Segov), vem aprimorando os serviços oferecidos à população com o espaço Facilita São Cristóvão. Com a finalidade de aproximar serviços úteis da população da Grande Rosa Elze, o Facilita São Cristóvão foi inaugurado em 2023. Neste ano, com dados até a última quarta-feira (06), o espaço recebeu um total de 24.935 atendimentos nos variados serviços oferecidos.

O equipamento fica localizado no Eduardo Gomes e possui o objetivo de descentralizar serviços essenciais, proporcionando mais conveniência e eficiência para os cidadãos do Grande Rosa Elze que procuram por esses serviços, reduzindo a necessidade de se deslocarem para diferentes escritórios ou departamentos para realizar tarefas do cotidiano.

Dentre os serviços ofertados mais procurados pela população estão a emissão do RG, com 7.961 atendimentos, seguida da Secretaria da Fazenda - Tributos, com um total de 3.733 atendimentos, e da Receita Federal do Brasil, com 1.658 atendimentos finalizados. Além desses serviços, o equipamento possui a Sala do Empreendedor, que oferece orientações voltadas para os microempreendedores, emissão de Cartão Preferencial, Alistamento Militar, entre outros serviços listados no fim da matéria.

O secretário da Segov, Édson Fontes, enfatizou o impacto do equipamento para a região desde sua inauguração, destacando que foi uma iniciativa que fortaleceu ainda mais a conexão entre a administração pública municipal e a comunidade. “O espaço do Facilita vem garantindo à população o acesso aos serviços públicos com qualidade, conforto e infraestrutura adequada. É uma satisfação e um sentimento de realização termos um número de atendimentos passando dos 20 mil somente neste ano. A iniciativa objetivou proporcionar o acesso a esses serviços essenciais de forma simplificada e sem burocracia para todos os munícipes, e está dando certo”. O secretário acrescentou que está estudando a possibilidade de implementar mais serviços na unidade.

Édson Fontes, secretário da Segov

População

José Mesquita, açougueiro e morador do Rosa Elze, já conhecia o espaço e já resolveu várias questões no equipamento, e agradece pela facilidade que o espaço proporcionou aos moradores, simplificando o deslocamento e o tempo investido do seu dia. “Dessa vez, vim resolver algumas questões sobre o IPTU. Todas as vezes que precisei resolver algo e vim aqui sempre fui bem recepcionado e conseguiram resolver a minha situação. O Facilita aqui no Eduardo Gomes facilitou realmente a vida de muita gente, inclusive a minha."

José Mesquita, açougueiro

Já Patrícia Gomes, dona de casa, estava utilizando os serviços do Facilita São Cristóvão pela primeira vez e parabenizou a iniciativa da gestão. “Fui orientada pelos próprios servidores da Prefeitura de que aqui eu conseguiria resolver minhas pendências, e aqui estou. Vim com o objetivo de resolver questões a respeito da escritura da casa. O espaço é bacana, a espera é dentro da normalidade de qualquer estabelecimento, e hoje temos essa tranquilidade e facilidade de resolver nossas pendências próximo de casa. Agora eu já sei, e passarei isso adiante também.”

Patrícia Gomes, dona de casa

SERVIÇOS OFERTADOS

SALA DO EMPREENDEDOR - SEMDET/SEBRAE

Formalização Gratuita e Simplificada do MEI

Orientações sobre obrigações do MEI 

Baixa do MEI

Impressão de CCMEI ( Certificado da Condição de MEI) 

Atualização de Dados do MEI

Inscrição Estadual 

Impressão CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) 

Impressão DAS (Boleto Mensal) 

Parcelamento de Débitos do MEI

Orientação sobre a impressão DAS MEI

Aumento de nível do Selo de Confiabilidade (Gov.Br) 

Impressão Relatório de Receita Bruta para o MEI

Declaração Anual do MEI (DASN-SIMEI)

Emissão de Nota Fiscal do MEI ( Municipal e Estadual) 

Impressão de CND (Certidões Negativas)

Orientações e fomento sobre acesso ao crédito

Orientações sobre compras municipais e o Cadastro de Fornecedor.

Palestras, Oficinas, Cursos e Consultorias para ME, EPP e MEI

Consulta Prévia de Registro de Marca (INPI) 

Orientação e cadastro no Credenciamento municipal de MEI 

Dentre outros serviços de apoio e suporte aos pequenos negócios.

SEMFOP

Serviços Municipais

Plantão Fiscal

IPTU 

ISS

TLF

ITBI

Taxas

Parcelamentos

Inscrição/Alteração/Baixa

Certidões/Declarações

RECEITA FEDERAL

CAEPF-Inscrição, Baixa, Cancelamento ou Alteração de Dados

CAFIR-Inscrição, Alteração, Cancelamento ou Reativação

CNO-Inscrição

Consulta Pendências Fiscal e Cadastral

Consulta Pendência Malha Fiscal Pessoa Física, Restituição e Situação da DIRPF

Cópia de Processo

Cópia de Declaração e Comprovante de Rendimento

CPF-Comprovante de inscrição, Inscrição, Alteração e Regularização

Emissão de Documentos de Arrecadação – DARF e GPS

Procuração RFB

Protocolo de Documentos

Protocolo de Documentos – CNPJ-Inscrição, Alteração e Baixa

Protocolo de Documentos – Retificação de Documentos de Arrecadação - REDARF/RETGPS

PMSC/SSP

Serviços de Identificação Civil

Emissão da Carteira de Identidade

SMS – Secretaria Municipal de Saúde

Vigilância Sanitária

PMSC/Junta de Serviço Militar

Alistamento Militar

Certificado de Reservista

SEMMA – Secretaria Municipal do Meio Ambiente

Recebimentos de Denúncias e Requerimentos

Certidão de Uso e Ocupação do Solo

Declaração de Zoneamento 

Licença de Conformidade de Uso do Solo para Mineração.

SMTT

Emissão Cartão Preferencial (idosos e pessoas com deficiência)

Fotos: Dani Santos

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade