15/08/2025

Facilita São Cristóvão completa dois anos de serviços à comunidade e alcança mais de 23 mil atendimentos em 2025

O Facilita São Cristóvão completa neste sábado (16) dois anos de funcionamento. Localizado no bairro Eduardo Gomes, o equipamento se consolidou como um importante aliado na rotina dos cidadãos, descentralizando serviços públicos essenciais de forma rápida e organizada. Desde sua inauguração, o espaço tem se destacado na oferta de variados atendimentos em um só local, sem grandes filas e comodidade aos usuários. 

Somente nos primeiros sete meses de 2025, o equipamento realizou 23.098 atendimentos, um crescimento expressivo de 40% em relação à 2024 que alcançou o número de 16.495 no mesmo período. Entre os serviços mais procurados, a Emissão de RG lidera com 8.687 atendimentos; seguido da Entrega de Carteira de Identidade, com 7.586; e serviços da Secretaria da Fazenda - Tributos, com 2.691 atendimentos concluídos. 

Para Marcos Santana, secretário de Governo e Gestão do município, o prédio do Facilita São Cristóvão foi pensado na proposta de descentralizar e aproximar esses serviços essenciais da população, evitando deslocamentos desnecessários e longas filas. “Pensamos no conforto e na praticidade para o cidadão, o que é uma prioridade da nossa gestão. É nosso papel, como gestão pública, garantir que a comunidade tenha serviços essenciais à disposição de forma ágil e desburocratizada. Ao reunir diferentes órgãos em um único espaço, proporcionamos eficiência, economia de tempo e mais dignidade no atendimento”, destaca o secretário. 

Marcos Santana, secretário de Governo e Gestão - Foto/Heitor Xavier

De acordo com o superintendente executivo de Relações Comunitárias, Rodrigo Umbaubá, a evolução no entendimento representa um reflexo da eficiência do trabalho desenvolvido pelos servidores. “O Facilita é mais do que um prédio onde se prestam serviços, ele é um elo direto entre a gestão municipal e as necessidades reais da população. Nestes oito meses do ano, já pudemos ampliar a eficiência, qualificar o atendimento e aproximar ainda mais o cidadão dos serviços que ele precisa. Cada protocolo aberto, cada demanda atendida, representa não só números, mas histórias e vidas que são impactadas positivamente. Nosso compromisso é seguir trabalhando para que o Facilita continue sendo sinônimo de agilidade, acolhimento e solução para quem vive em São Cristóvão”, enfatiza. 

Rodrigo Umbaubá, superintendente executivo de Relações Comunitárias

Avaliação do Público 

A população mostra-se contente com os serviços e agilidade no atendimento. Joseneide, mãe de Aila Vitória, estava no equipamento para realizar o primeiro documento de RG da filha. “O Facilita é ótimo, tem todos os atendimentos. Já tirei a minha identidade e agora vim tirar a da minha filha. Gostei muito, porque oferece muitos serviços para a população. O atendimento é muito rápido, as pessoas trabalham com muito amor e lealdade”.

Joseneide, mãe de Aila Vitória

Apesar dos serviços estarem ativos no equipamento há dois anos, há o público que vai pela primeira vez, como foi o caso de José Murilo, confeiteiro. “Fui atendido rapidamente no guichê, dei meu nome e aguardei a chamada. Todo o processo foi bem rápido.  O ambiente está de parabéns, gostei bastante. Minha avaliação é 10 para tudo, o que vim procurar conseguir de forma rápida e eficiente”. 

José Murilo, confeiteiro

Fernando Santana, esteve no prédio do Facilita à procura de serviços na Sala do Empreendedor. “Já estive aqui outras vezes e o atendimento sempre foi bom, costumo vir mais para a Sala do Empreendedor, mas dá pra notar que o atendimento é de qualidade em qualquer outro setor aqui do Facilita”. 

Fernando Santana 
Sala do Empreendedor 

Conheça todos os serviços ofertados no Facilita São Cristóvão 

SEMINFRA - Secretaria Municipal de Infraestrutura

Limpeza de canal, esgoto, boca de lobo

Desobstrução de calçada

Defesa Civil

SEMSURB - Secretaria Municipal de Serviços Urbanos

Reclamação do carro do lixo

Solicitação de capinagem de ruas, avenidas e meio-fio

Retirada de entulho, cascalho, ponto de lixo

Limpeza de canal

Poda ou corte total de árvore (ambos mediante autorização prévia da SEMMA)

Instituto de Identificação

Identidade 1ª e 2ª via

Folha (ou atestado) de bons antecedentes (“folha corrida”)

Ministério do Trabalho

Carteira de Trabalho Digital

Entrada do seguro-desemprego

Encaminhamento a vagas de emprego

SEMMA - Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Autorização de poda de árvore (parcial ou total)

Autorização para uso de som em eventos

Denúncias

SMS - Secretaria Municipal de Saúde

Vigilância Sanitária

Denúncias (terrenos baldios, alimentos/medicamentos vencidos à venda)

Licenças

Emissão de taxas

Fiscalização: farmácias, restaurantes, supermercados, salões de beleza, escolas, bares, entre outros

Endemias e Zoonoses (Dengue)

Receita Federal

CPF: inscrição, emissão, consulta ou alteração cadastral, emissão de comprovantes, regularização

Certidões da União: PJ e PF

Emissão de documentos de arrecadação

Pesquisa fiscal ou cadastral

Cópias de documentos ou declaração

Juntada de documentos PAV RFB

CAFIR: inscrição, alteração, cancelamento ou reativação

CNO: inscrição

Consulta de pendências fiscais e cadastrais

Consulta de pendências na malha fiscal pessoa física, restituição e situação da DIRPF

Cópia de processo

Cópia de declaração e comprovante de rendimento

Emissão de documentos de arrecadação (DARF e GPS)

Procuração RFB

Protocolo de documentos

Protocolo de documentos CNPJ: inscrição, alteração e baixa

Protocolo de documentos: retificação de documentos de arrecadação (REDARF/RETGPS)

Tributos

IPTU: isenção, remissão, parcelamento, certidão

ISS, TLF, CIM e taxas em geral

Junta Militar

Alistamento CMU

CMU

Sala do Empreendedor

Formalização gratuita e simplificada do MEI

Orientações sobre obrigações do MEI

Baixa do MEI

Impressão de CCMEI (Certificado da Condição de MEI)

Atualização de dados do MEI

Inscrição estadual

Impressão de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica)

Impressão de DAS (boleto mensal)

Parcelamento de débitos do MEI

Orientação sobre a impressão de DAS MEI

Aumento de nível do selo de confiabilidade (Gov.br)

Impressão de relatório de receita bruta para o MEI

Declaração anual do MEI (DASN-SIMEI)

Emissão de nota fiscal do MEI (municipal e estadual)

Impressão de CND (Certidões Negativas)

Orientações e fomento sobre acesso ao crédito

Orientações sobre compras municipais e o cadastro de fornecedor

Palestras, oficinas, cursos e consultorias para ME, EPP e MEI

Consulta prévia de registro de marca (INPI)

Orientação e cadastro no credenciamento municipal de MEI

Outros serviços de apoio e suporte aos pequenos negócios

Fotos: Dani Santos 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
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