Facilita São Cristóvão completa dois anos de serviços à comunidade e alcança mais de 23 mil atendimentos em 2025

O Facilita São Cristóvão completa neste sábado (16) dois anos de funcionamento. Localizado no bairro Eduardo Gomes, o equipamento se consolidou como um importante aliado na rotina dos cidadãos, descentralizando serviços públicos essenciais de forma rápida e organizada. Desde sua inauguração, o espaço tem se destacado na oferta de variados atendimentos em um só local, sem grandes filas e comodidade aos usuários.
Somente nos primeiros sete meses de 2025, o equipamento realizou 23.098 atendimentos, um crescimento expressivo de 40% em relação à 2024 que alcançou o número de 16.495 no mesmo período. Entre os serviços mais procurados, a Emissão de RG lidera com 8.687 atendimentos; seguido da Entrega de Carteira de Identidade, com 7.586; e serviços da Secretaria da Fazenda - Tributos, com 2.691 atendimentos concluídos.

Para Marcos Santana, secretário de Governo e Gestão do município, o prédio do Facilita São Cristóvão foi pensado na proposta de descentralizar e aproximar esses serviços essenciais da população, evitando deslocamentos desnecessários e longas filas. “Pensamos no conforto e na praticidade para o cidadão, o que é uma prioridade da nossa gestão. É nosso papel, como gestão pública, garantir que a comunidade tenha serviços essenciais à disposição de forma ágil e desburocratizada. Ao reunir diferentes órgãos em um único espaço, proporcionamos eficiência, economia de tempo e mais dignidade no atendimento”, destaca o secretário.

De acordo com o superintendente executivo de Relações Comunitárias, Rodrigo Umbaubá, a evolução no entendimento representa um reflexo da eficiência do trabalho desenvolvido pelos servidores. “O Facilita é mais do que um prédio onde se prestam serviços, ele é um elo direto entre a gestão municipal e as necessidades reais da população. Nestes oito meses do ano, já pudemos ampliar a eficiência, qualificar o atendimento e aproximar ainda mais o cidadão dos serviços que ele precisa. Cada protocolo aberto, cada demanda atendida, representa não só números, mas histórias e vidas que são impactadas positivamente. Nosso compromisso é seguir trabalhando para que o Facilita continue sendo sinônimo de agilidade, acolhimento e solução para quem vive em São Cristóvão”, enfatiza.

Avaliação do Público
A população mostra-se contente com os serviços e agilidade no atendimento. Joseneide, mãe de Aila Vitória, estava no equipamento para realizar o primeiro documento de RG da filha. “O Facilita é ótimo, tem todos os atendimentos. Já tirei a minha identidade e agora vim tirar a da minha filha. Gostei muito, porque oferece muitos serviços para a população. O atendimento é muito rápido, as pessoas trabalham com muito amor e lealdade”.

Apesar dos serviços estarem ativos no equipamento há dois anos, há o público que vai pela primeira vez, como foi o caso de José Murilo, confeiteiro. “Fui atendido rapidamente no guichê, dei meu nome e aguardei a chamada. Todo o processo foi bem rápido. O ambiente está de parabéns, gostei bastante. Minha avaliação é 10 para tudo, o que vim procurar conseguir de forma rápida e eficiente”.

Fernando Santana, esteve no prédio do Facilita à procura de serviços na Sala do Empreendedor. “Já estive aqui outras vezes e o atendimento sempre foi bom, costumo vir mais para a Sala do Empreendedor, mas dá pra notar que o atendimento é de qualidade em qualquer outro setor aqui do Facilita”.


Conheça todos os serviços ofertados no Facilita São Cristóvão
SEMINFRA - Secretaria Municipal de Infraestrutura
Limpeza de canal, esgoto, boca de lobo
Desobstrução de calçada
Defesa Civil
SEMSURB - Secretaria Municipal de Serviços Urbanos
Reclamação do carro do lixo
Solicitação de capinagem de ruas, avenidas e meio-fio
Retirada de entulho, cascalho, ponto de lixo
Limpeza de canal
Poda ou corte total de árvore (ambos mediante autorização prévia da SEMMA)
Instituto de Identificação
Identidade 1ª e 2ª via
Folha (ou atestado) de bons antecedentes (“folha corrida”)
Ministério do Trabalho
Carteira de Trabalho Digital
Entrada do seguro-desemprego
Encaminhamento a vagas de emprego
SEMMA - Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Autorização de poda de árvore (parcial ou total)
Autorização para uso de som em eventos
Denúncias
SMS - Secretaria Municipal de Saúde
Vigilância Sanitária
Denúncias (terrenos baldios, alimentos/medicamentos vencidos à venda)
Licenças
Emissão de taxas
Fiscalização: farmácias, restaurantes, supermercados, salões de beleza, escolas, bares, entre outros
Endemias e Zoonoses (Dengue)
Receita Federal
CPF: inscrição, emissão, consulta ou alteração cadastral, emissão de comprovantes, regularização
Certidões da União: PJ e PF
Emissão de documentos de arrecadação
Pesquisa fiscal ou cadastral
Cópias de documentos ou declaração
Juntada de documentos PAV RFB
CAFIR: inscrição, alteração, cancelamento ou reativação
CNO: inscrição
Consulta de pendências fiscais e cadastrais
Consulta de pendências na malha fiscal pessoa física, restituição e situação da DIRPF
Cópia de processo
Cópia de declaração e comprovante de rendimento
Emissão de documentos de arrecadação (DARF e GPS)
Procuração RFB
Protocolo de documentos
Protocolo de documentos CNPJ: inscrição, alteração e baixa
Protocolo de documentos: retificação de documentos de arrecadação (REDARF/RETGPS)
Tributos
IPTU: isenção, remissão, parcelamento, certidão
ISS, TLF, CIM e taxas em geral
Junta Militar
Alistamento CMU
CMU
Sala do Empreendedor
Formalização gratuita e simplificada do MEI
Orientações sobre obrigações do MEI
Baixa do MEI
Impressão de CCMEI (Certificado da Condição de MEI)
Atualização de dados do MEI
Inscrição estadual
Impressão de CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica)
Impressão de DAS (boleto mensal)
Parcelamento de débitos do MEI
Orientação sobre a impressão de DAS MEI
Aumento de nível do selo de confiabilidade (Gov.br)
Impressão de relatório de receita bruta para o MEI
Declaração anual do MEI (DASN-SIMEI)
Emissão de nota fiscal do MEI (municipal e estadual)
Impressão de CND (Certidões Negativas)
Orientações e fomento sobre acesso ao crédito
Orientações sobre compras municipais e o cadastro de fornecedor
Palestras, oficinas, cursos e consultorias para ME, EPP e MEI
Consulta prévia de registro de marca (INPI)
Orientação e cadastro no credenciamento municipal de MEI
Outros serviços de apoio e suporte aos pequenos negócios
Fotos: Dani Santos
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