Escola e Galeria de Artes Vesta Viana oferta 80 vagas para oficinas criativas gratuitas

Neste mês, a Escola e Galeria de Artes Vesta Viana continua a oferecer uma programação rica em atividades, promovendo a integração entre o fazer artístico e o público do espaço. Após o sucesso em janeiro, a galeria ofertará 80 vagas para oficinas artísticas gratuitas, distribuídas por todos os sábados de fevereiro a março. Os cursos são promovidos pela Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur) com o objetivo de democratizar a cultura e ampliar a visibilidade do trabalho de artistas sergipanos.

Mais de 70 pessoas foram capacitadas nas quatro oficinas já ministradas. Em fevereiro, a primeira oficina aconteceu no dia 01, com o tema “Modelagem em Papel Machê”, uma técnica artística que combina criatividade e sustentabilidade. O termo, que vem do francês papier-mâché, significa “papel mastigado”, em referência à consistência da mistura.

O artista visual Emma Oliveira, ministrante da oficina, explicou que a prática de modelagem do papel machê é muito acessível, fazendo com que os participantes possam fazer com o reaproveitamento de qualquer papel, cola branca e água. “Todas as pessoas que participaram saíram daqui com esse conhecimento e, a partir disso, é só voar e explorar as possibilidades. O papel machê, além de ser um material sustentável, também é extremamente versátil. Você pode criar desde utensílios até objetos de decoração”, detalhou.
.jpeg)
Além disso, o artista destacou que os cursos estão com alta demanda, e, por isso, a equipe tem se esforçado para ampliar o número de vagas, que circulam entre 20 e 25 a cada oficina. Segundo a coordenadora da galeria, Laís Santos, o sucesso de público é aproveitado para conectar as atividades ao patrimônio local da cidade, reforçando a importância de valorizar a cultura de São Cristóvão.
“Trazemos oficinas voltadas para esses temas, para fortalecer e destacar a relevância do nosso patrimônio. Pretendemos dar continuidade durante todo este mês, com mais atividades de colagem, modelagem e pintura. Convido a todos a participarem das atividades da galeria”, destacou Laís.

Ao participar da última oficina, Polyana Marques, estudante de biologia e moradora do bairro Divineia, ressaltou que tem acompanhado a produção do Vesta Viana desde o ano anterior, acreditando ser muito positivo proporcionar o primeiro contato dos participantes com diferentes formas de arte. “Eu nunca tinha mexido com papel machê, então acho um jeito bem legal de fazer as pessoas conhecerem essas técnicas e talvez até descobrir que gostam ou são boas em alguma arte”, concluiu.

A Escola e Galeria de Artes Vesta Viana está localizada na Praça da Matriz, no Centro Histórico da Cidade Mãe, e funciona de terça a domingo, sendo durante a semana das 8h às 12h e de 13h às 17h. Já nos fins de semana e feriados, o horário de funcionamento começa às 10h. Além das oficinas, a exposição Panoramas Intrínsecos, de Antônio Cruz, está aberta à visitação até o dia 23 de março.
Confira as próximas oficinas:
ZINE TEMÁTICO: MONUMENTOS TOMBADOS
Data: 08 de fevereiro
Horário: 14h às 16h
Local: Escola e Galeria de Artes Vesta Viana
Sobre a oficina: A oficina mostrará como montar um zine, publicação independente, geralmente pequena e artesanal, que permite a expressão criativa de ideias, histórias e visões sobre os mais diversos temas. Os participantes irão explorar sua criatividade e memória, inspirando-se na observação dos bens patrimoniais de São Cristóvão. A atividade tem um público estimado de 20 pessoas.
Inscreva-se aqui.
COLAGEM TEMÁTICA: MINHA SÃO CRISTÓVÃO
Data: 15 de fevereiro
Horário: 14h às 16h
Local: Escola e Galeria de Artes Vesta Viana
Sobre a oficina: A oficina oferecerá aos participantes a oportunidade de explorar diferentes técnicas de confecção de colagens, experimentar uma variedade de materiais e divulgar seus trabalhos ou dar início à sua jornada na produção de colagens. A atividade será destinada a um público estimado de 20 pessoas.
MODELAGEM DE PAPEL MACHÊ: FACHADAS DE SÃO CRISTÓVÃO
Data: 22 de fevereiro
Horário: 14h às 16h
Local: Escola e Galeria de Artes Vesta Viana
Sobre a oficina: A modelagem em papel machê é uma técnica artística e artesanal que utiliza uma mistura de papel e cola para criar objetos ou esculturas. A oficina busca, por meio dessa experiência, reforçar as vivências ligadas à cidade mãe, com um público estimado de 20 pessoas.
ESTÊNCIL COM MATERIAIS ALTERNATIVOS
Data: 08 de março
Horário: 14h às 16h
Local: Escola e Galeria de Artes Vesta Viana
Sobre a oficina: O estêncil é uma técnica artística e de design que utiliza moldes recortados para criar desenhos, padrões ou letras de forma repetitiva e precisa. Esses moldes, que podem ser feitos de materiais como papel, acetato, plástico, cartolina ou metal, também são conhecidos pelo mesmo nome da técnica. A oficina tem um público estimado de 20 pessoas.
Foto de capa: Dani Santos
Fotos: Susana Fraga
Recentes
Notícias recentes de Cultura

São Cristóvão marca presença em evento da Fecomércio para discutir avanços do programa Vai Turismo

Prefeitura de São Cristóvão amplia investimento na Romaria de Senhor dos Passos para impulsionar turismo religioso no município
