21/07/2025

Empresas Juniores apresentam propostas e serviços em vários setores comerciais a empresários de São Cristóvão

Na última sexta-feira (18), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), realizou o Fórum de Empresas Juniores, um evento que reforçou a importante parceria entre município e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) no setor empresarial local e a comunidade. A iniciativa contou com a participação de sete empresas juniores, organizadas por estudantes universitários, que oferecem serviços em diversas áreas. 

A iniciativa teve a finalidade de apresentar o portfólio de serviços das empresas juniores aos empreendedores locais e aos gestores públicos do município. Fizeram-se presente sete empresas juniores, no ramo da tecnologia, zootecnia, administração, informática, entre outras áreas. De acordo com a presidente da Federação Sergipana de Empresa Juniores, Rebeca Garcia, o mercado júnior da UFS têm projetos voluntários que oferecem serviços reais para clientes reais, com um impacto concreto. Somente em 2024, mais de R$560 mil foram faturados e reinvestidos diretamente na formação dos próprios estudantes por meio da educação empreendedora.

A presidente ainda reforça a importância do fórum na geração de oportunidade para os estudantes e para os empresários locais. “Esse fórum é um momento estratégico de apresentar o portfólio e os serviços dessas empresas para agentes públicos e empreendedores locais, fortalecendo uma rede voltada para o desenvolvimento da comunidade. Estamos falando de uma atuação interdisciplinar muito ampla, com empresas que vão da área de gestão à engenharia, do agronegócio à saúde”. 

Rebeca Garcia, presidente da Federação Sergipana de Empresa Juniores - Foto/Heitor Xavier 

Raimundo Gomes, coordenador do Centro de Empreendedorismo da UFS, destaca o evento como essencial na carreira dos estudantes e valioso para os empreendedores locais. “Para os alunos, é reconhecimento, eles apresentam seus serviços, serviços esses que já são consolidados, com atuação em diversos municípios de Sergipe. Nossas empresas atuam em várias áreas, o que facilita esse contato com os empreendedores locais. Isso permite, principalmente, a troca de experiências e o oferecimento de inovações tecnológicas que podem agregar valor real aos negócios aqui de São Cristóvão”. 

Raimundo Gomes, coordenador do Centro de Empreendedorismo da UFS - Foto/Érica Xavier 

Segundo Josenito Oliveira, secretário da Semdet, cerca de 90% das empresas juniores são sediadas em São Cristóvão, por meio da universidade. A proposta foi apresentar essas iniciativas ao secretariado e aos empresários da região, como uma oportunidade concreta de prestação de serviços qualificados. “E tem um diferencial importante: essas empresas juniores conseguem oferecer soluções com um custo até 40% menor do que as empresas tradicionais, as conhecidas como empresas sênior. Isso representa um ganho para o município, tanto na melhoria da gestão pública quanto no fortalecimento da economia local”, acrescenta o secretário de Desenvolvimento Econômico do município. 

Josenito Oliveira, secretário da Semdet - Foto/Heitor Xavier 

Empreendedores 

Rafaela Santana, da Zoopec, uma empresa júnior de consultoria em Zootecnia, compartilhou que era a terceira participação em um Fórum de Empresas Juniores, e que o contato direto com empresários mais experientes é enriquecedor para sua formação. "A participação de uma empresa júnior em um fórum como este é muito importante, não só para a própria empresa e seus membros, mas também para a comunidade. É um espaço de troca de informações e, principalmente, de conhecimento entre empresários seniores e juniores, algo que valorizamos muito”. 

Rafaela Santana, da Zoopec - Foto/Érica Xavier 

Alicia Ulisses, representante da empresa sancristovense 3D Metalúrgica e Locadora, foi ao fórum com a intenção de adquirir serviços de marketing empresarial, mas estava aberta a outras ideias que pudessem somar ainda mais aos negócios. “Mesmo que o nosso foco seja o marketing, sabemos que esse tipo de evento é uma oportunidade valiosa para ouvir outras experiências, entender diferentes formas de trabalho e, quem sabe, encontrar interesse em outras áreas também”, conclui Alicia. 

Alicia Ulisses, 3D Metalúrgica e Locadora - Foto/Érica Xavier 
Publicado por Érica Xavier
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade