06/08/2025

EMEF Josinalva Santos da Silva recebe biblioteca itinerante do Sesc em ação educativa

Na última terça-feira (05), a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Josinalva Santos da Silva recebeu a visita do BiblioSesc, a biblioteca itinerante do Sesc, que percorre municípios sergipanos com o objetivo de democratizar o acesso à leitura. A ação é fruto de uma parceria com a Prefeitura de São Cristóvão e tem como foco estimular o hábito da leitura entre os estudantes e a comunidade escolar.

Com um acervo de aproximadamente 3 mil obras, o BiblioSesc oferece empréstimo de livros, consulta a jornais e revistas e atividades como contação de histórias. A unidade móvel permaneceu na escola durante os turnos da manhã e da tarde, e o atendimento será quinzenal. Os livros podem ser emprestados por até 15 dias por alunos, professores e moradores da comunidade.

O acervo da BiblioSesc tem aproximadamente 3 mil obras

Segundo Rosângela da Cruz, analista em cultura do Sesc, a escolha da escola foi motivada por seu desempenho educacional e pelo interesse demonstrado pela equipe gestora. “Nosso trabalho vem para fortalecer esse vínculo com a leitura e levar o projeto para além da capital, incentivando os alunos e também a comunidade. Trabalhamos com empréstimos e todos têm acesso, não só os estudantes. O importante é que o livro esteja em circulação, ajudando no processo de aprendizagem”, explicou.

Rosângela da Cruz, analista em cultura do Sesc

A diretora da escola, Francis Rocha, destacou a importância da ação para ampliar o acesso dos estudantes à leitura. “Hoje trabalhamos muito a questão da fluência, e sabemos que isso exige motivação e variedade de leitura. Com essa biblioteca chegando aqui, os alunos sentem que estão vivendo uma nova experiência. Isso desperta o interesse, amplia o repertório e reforça os resultados que já estamos conquistando”, disse.

Diretora da escola, Francis Rocha

Uma dessas estudantes é Kethilyn Rebeka Farias da Conceição, de 12 anos, do 5º ano C. Leitora assídua, ela ficou animada com a novidade. “Eu gosto muito de histórias em quadrinhos, principalmente da Turma da Mônica. É divertido e ajuda a gente a aprender mais”, contou.

Kethilyn Rebeka Farias da Conceição, estudante

Mais um passo no caminho da educação

A chegada do BiblioSesc à unidade reforça e estimula o bom trabalho pedagógico que já vem sendo realizado na escola. A Josinalva Santos da Silva foi uma das unidades de ensino que mais se destacaram no último resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), conquistando nota de destaque nos indicadores de alfabetização e anos iniciais.

Além disso, também ajudou São Cristóvão a alcançar o índice de 68,53% de crianças alfabetizadas no 2º ano do Ensino Fundamental, segundo o Indicador Criança Alfabetizada (ICA), superando a meta municipal e ficando acima das médias estadual e nacional.

Fotos: Dani Santos

Publicado por Yago de Andrade Santos
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade