Edição do Cine Direitos Humanos marca reinauguração do Cine Theatro
A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas) realizou no dia 09 de agosto mais uma edição do Cine Direitos Humanos, com a exibição do filme “Colegas”, que trata da inclusão de pessoas com deficiência. O evento também marcou a reinauguração do Cine Theatro, na Escola Lar Imaculada Conceição (ELIC), no Centro Histórico. O público da mostra foi formado por alunos das redes Estadual e Municipal de Ensino, além de estudantes da ELIC.
O Cine Direitos Humanos é realizado duas vezes por mês e, através de uma parceria com o Governo Federal, exibe filmes brasileiros, com temas que levam à reflexão social. Cada edição é marcada pela exibição de um filme, seguido de um debate sobre o tema abordado. Na edição do dia 09 de agosto também foi realizada uma peça teatral que tratou de inclusão de pessoas com deficiência.
O coordenador de juventude da Semas, Caio Graco celebrou mais uma realização do evento e a parceria com Cine Theatro:
“Acreditamos que esta será uma parceria duradoura e bem-sucedida, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência mais profunda sobre questões de inclusão e direitos humanos”.
O filme "Colegas", que foi exibido para o público, conta a história de três pessoas com síndrome de Down que buscam a felicidade e realizam seus sonhos. Após a exibição do filme, uma roda de conversa foi realizada com os alunos, seguida por uma dinâmica sobre inclusão, que foi comandada pela assistente social da Semas, Thaiza Bezerra. Foram abordados o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei da Inclusão, para que os alunos compreendam as leis que garantem direitos e acessibilidade. Para a assistente social esse tipo de iniciativa permite realizar discussões de temas importantes socialmente, utilizando a arte e a cultura, instrumentos que podem facilitar a compreeensão das pessoas:
“A relevância de reunir alunos da rede pública, estadual e privada para discutir inclusão usando arte e cultura é significativa. Usar métodos lúdicos, como filmes e teatro, ajuda a atrair a atenção dos adolescentes e a transmitir mensagens importantes de forma envolvente”, pontuou Thaiza.
Entre os alunos presentes estavam Ester Nascimento, que chamou a atenção para a mensagem importante trazida pelo filme:
“Eu achei muito legal. A peça e o filme transmitiram uma mensagem incrível sobre aproveitar a vida e perseguir nossos sonhos sem desistir. Foi uma experiência muito positiva”.
Já Stefany Cardoso comemorou a oportunidade de contar com um equipamento como o Cine Theatro, para fomentar a cultura em São Cristóvão.
“É um espaço que oferece uma oportunidade única para conhecer o teatro e o cinema, algo que eu nunca tinha visto antes. A reabertura desse lugar é muito relevante porque proporciona acesso à cultura e à arte, o que é fundamental para a comunidade”, concluiu Stefany.
História do Cine Theatro
O Cine Theatro tem uma longa história. É um prédio centenário que passou por várias fases ao longo dos anos. Originalmente, foi a Santa Casa de Misericórdia e, mais tarde, foi transformada em um orfanato que abrigava meninas órfãs. Depois, tornou-se um semi-internato e, posteriormente, a escola do Lar Imaculada Conceição, que também era mantida pela Santa Casa de Misericórdia.
Durante a década de 1990, a escola do Lar Imaculada Conceição manteve o teatro e apresentou várias peças para alunos da rede pública, incluindo uma peça sobre diversidade chamada "Deu a Louca nas Princesas".
Entre 1998 e 2008, o teatro foi mantido por leigos que trabalhavam com as irmãs da instituição. Recentemente, através do Ministério da Cultura e da Lei Paulo Gustavo, o espaço foi aprovado no edital para requalificação. Por conta disso, foram feitas melhorias na acessibilidade, incluindo rampas e ferramentas como audiodescrição, para atender ao público com diferentes necessidades.
A ideia é que o espaço ofereça exibições para o público e para alunos de escolas públicas, como contrapartida pelos recursos recebidos. Além da parceria com a Semas, também está planejada a exibição de filmes infantis, mantendo o teatro aberto para o público.
Para Walléria Macário, professora e mantenedora do teatro, a volta do Cine Theatro representa uma oportunidade importante para promover a cultura na cidade e preservar um equipamento que carrega uma relevância histórica:
“Temos o desafio de manter esse olhar sensível dentro da nossa comunidade, preservando e conservando os espaços culturais. É essencial garantir que esses espaços e iniciativas continuem a chegar a todos, para que possamos cultivar a cultura, a arte e tudo o que nos toca e mexe com nossa sensibilidade, fantasia e emoções”, pontuou Walléria.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Assistência
Prefeitura de São Cristóvão realiza Fórum de Eleição do Conselho da Pessoa Idosa para renovação das cadeiras da sociedade civil
Prefeitura de São Cristóvão conclui mais uma turma com 34 Jovens Aprendizes na área do turismo