Dia do Meio Ambiente: população deve estar atenta ao descarte de resíduos sólidos durante a pandemia

O maior tempo gasto pela população dentro de casa para combater a proliferação do novo Coronavírus (Covid-19) tem gerado uma consequência prejudicial ao meio ambiente: o aumento na produção de lixo doméstico. De acordo com a Associação Brasileira de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a estimativa é que ocorra o aumento de 15% a 25% neste período, por isto, é necessário que a população se atente às maneiras corretas de como realizar o descarte desses materiais.
Mesmo antes da pandemia e para além desta sexta-feira, que é lembrada como o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de São Cristóvão têm desenvolvido diversas ações que buscam conscientizar a população neste sentido e fiscalizar possíveis irregularidades que estejam causando danos à natureza.
“O município de São Cristóvão vem ao longo dessa gestão mantendo uma relação mais próxima com o tema, partindo desde a criação da Semap até ações mais intensificadas como a criação e aprovação do Código Ambiental Municipal, a ampliação das fiscalizações, a formalização da associação de catadores de recicláveis, ações educativas em escolas municipais e comunidades, dentre outras”, explicou o Secretário Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (Semap), Elísio Souza.

Segundo ele, mesmo com as ações frequentes feitas pela Prefeitura, a população precisa compreender o seu papel na preservação ambiental. “A população tem papel principal em conjunto com o município. Em que ações simples podem resultar em grandes avanços. Tais quais, não jogar lixo em locais incorretos (terrenos baldios, rios e canais, por exemplo); colocar seu lixo somente momentos antes do carro coletor passar em suas ruas (evita que animais possam espalhar o lixo); realizar consumo consciente de água e energia, entre outras. Ações como essas podem evitar inundações em ruas por entupimento de bueiros e proliferação de vetores de doenças (ratos, mosquitos) e contaminação dos corpos hídricos”, enfatizou o secretário.
Fiscalizações
Com o intuito de fiscalizar as possíveis irregularidades que estejam causando danos ao meio ambiente, a Semap tem realizado diversas fiscalizações no município. Em 2019, foram efetuadas 200 notificações, e neste ano, até o momento já foram 69 locais notificados. “Cabe salientar, que o município dispõe de um disque denuncia e ainda um disque mudas em que a população pode ajudar ao combate de práticas ambientais incorretas e ainda solicitar mudas de árvores nativas”, destacou o secretário.
Para auxiliar nesse processo, o órgão municipal disponibiliza de um canal para que a população possa fazer as denúncias, sendo ele o (79) 99802-7403. O serviço da Semap funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e as vistorias ocorrem de acordo com as demandas que chegam até a secretaria.

Live
Na próxima quarta-feira, 10, às 12h30, será realizada uma live no Instagram oficial da Prefeitura (@prefsaocristovao) para debater temas relacionados ao Dia do Meio Ambiente. A live que será comandada pelo secretário da Semap, Elísio Souza, terá como convidado o professor Universidade Federal de Sergipe (UFS), Gregório Guirado Faccioli. Na ocasião, os dois promoverão um debate sobre como controlar o aumento de geração de resíduos neste período de pandemia e como controlar o consumo de água em tempos de Covid-19.
Pandemia
Para além desses procedimentos básicos do dia a dia para a separação e descarte correto do lixo, a pandemia do novo Coronavírus também trouxe a necessidade de que as pessoas que estão infectadas, adaptem seus modos para evitar a proliferação da doença. Confira abaixo algumas dicas:
- Separar uma lixeira de uso exclusivo da pessoa infectada ou suspeita no cômodo reservado para ela;
- Usar dois sacos para acondicionar o lixo e não esquecer de fechá-los e lacrá-los bem;
- Não separar mais o lixo reciclado do lixo comum;
- Uma pessoa não infectada deve retirar o saco do cesto pelo lado de fora e fechá-lo de forma que não vaze nem ar nem líquidos, para que o vírus fique dentro do saco de lixo;
-Higienizar pontos de contatos, como alças e tampas de lixeiras;
-Colocar os sacos para a coleta de acordo com os dias que o caminhão passa na sua rua.
Fotos: Diretoria de Comunicação
Recentes
Notícias recentes de Meio Ambiente

Prefeitura de São Cristóvão realiza oficina para transformar resíduos em renda para marisqueiras do município

Compromisso com ações de serviços de limpeza e sustentabilidade marcam o São João da Tradição em São Cristóvão
