Curso de iniciação ao badminton enriquece prática de professores de educação física da rede de ensino de São Cristóvão

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) de São Cristóvão tem intensificado a oferta de modalidades esportivas no município, promovendo aulões e cursos para fortalecer a prática desportiva no território. Um exemplo disso foi o curso de iniciação ao badminton ministrado nesta sexta-feira (21), que, em parceria com a Federação Sergipana de Badminton, capacitou professores de educação física da rede municipal de ensino para apresentar o esporte nas escolas.

As aulas foram aplicadas nos períodos da manhã e da tarde, no Ginásio Poliesportivo Gevaldo Costa Pereira (bairro Lourival Batista), inserindo conhecimento técnico do Badminton no repertório de 18 professores. Pela manhã, os participantes conheceram a história, as regras e curiosidades sobre o esporte. Já à tarde praticaram as informações aprendidas ao orientar o treino de 30 estudantes de escolas municipais, selecionados para a dinâmica.

Segundo a secretária de Esporte e Lazer, Cida Lisboa, a escolha do badminton partiu de um convite da Federação Sergipana, alinhado aos recursos e materiais, como redes e raquetes, que a secretaria possuía previamente para permitir a estrutura da atividade. “Estamos trabalhando para diversificar as opções de modalidades esportivas. Atualmente, oferecemos badminton, vôlei e iniciação ao handebol, entre outras modalidades. O objetivo é ampliar as possibilidades para os alunos da rede municipal e estimular o interesse por diferentes esportes”, detalhou a secretária.

Representando a Federação Sergipana de Badminton, a sua presidente, Graziele Santana, considera a parceria com a prefeitura uma ação muito positiva, pois dá a oportunidade para que a comunidade acesse gratuitamente um treinamento que a federação costuma oferecer mediante pagamento. Com isso, a entidade visa a expansão eficaz da modalidade no município.
“O badminton é um esporte muito inclusivo e que possibilita realmente a vivência para os diversos públicos, independente do tipo de corpo e suas limitações. Por isso, é um esporte que possibilita muita integração. Apesar de ser individual, ele possibilita essa parceria, o trabalho em dupla, o ensinar e explicar para um colega que teve mais dificuldade. Traz uma capacidade cognitiva e respiratória enorme, trazendo múltiplos benefícios para os praticantes”, explicou Santana.

Introdução ao badminton
O badminton é um esporte de raquete jogado individualmente ou em duplas, no qual os jogadores devem rebater um volante (peteca) por cima da rede, tentando fazer com que ele caia na quadra adversária. Diferente do tênis, a peteca é leve e pode ser influenciada pelo vento, exigindo reflexos rápidos, agilidade e precisão. O jogo pode ser praticado tanto de forma recreativa quanto profissional, sendo uma modalidade olímpica desde 1992.

Nathan Santos, professor de badminton do curso e mestrando em Ciência do Movimento pela Universidade Federal de Sergipe, enfatizou o aumento na procura pelo esporte, que foi recorde em competições escolares nacionais e internacionais, contando com a representação sergipana e sancristovense nos pódios. “É muito importante fomentar essa prática dentro do município, por isso trouxemos as ferramentas necessárias para os professores da rede e de toda a região disseminarem essa informação e essa prática que é tão necessária no meio da sociedade”, defendeu o professor.

Para a professora Rosângela Alemão, que ensina educação física nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) Cláudio Meireles e Antônio Carlos Leite Franco, participar do curso foi uma experiência única, pois só conhecia o badminton pela televisão. Com o novo conhecimento, ela tem a expectativa de pleitear materiais para aplicar o esporte nas escolas em que atua. “Já estou até querendo mobilizar o pessoal da secretaria, porque, como recebemos a formação, precisamos dar esse retorno aos nossos alunos. Essa formação não é minha, é para ser levada para todas as escolas e ser utilizada para o coletivo”, frisou.

Como um dos alunos que aproveitou o incentivo de seus professores, Luan Santos, estudante de 14 anos da EMEF Araceles Rodrigues Correa, foi campeão de parabadminton nos Jogos da Primavera de 2024 e apreciou a atividade monitorada pelos participantes do curso, afirmando gostar muito da iniciativa por levar o esporte ao alcance de outros jovens.
“Antigamente eu não fazia muitos esportes, ficava mais mexendo no celular. Hoje em dia, sou dedicado aos esportes. Gostaria de estimular todos os adolescentes a praticarem também”, declarou o adolescente, ressaltando que foi graças ao incentivo de seu professor que ingressou nos treinos e campeonatos.

Mais esporte na Cidade Mãe
No último mês, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de São Cristóvão lançou diversas iniciativas para fortalecer a prática esportiva e promover o bem-estar da população. O programa Cidade Mãe Ativa passou a oferecer aulas gratuitas de ginástica aeróbica, alongamento, dança e funcional para todas as idades. A Caravana do Esporte e Lazer também foi iniciada, levando atividades esportivas e recreativas a comunidades rurais, enquanto o Festival de Vôlei fomentou o desempenho da modalidade e buscou descobrir novos talentos.
Além disso, em parceria com a Secretaria de Educação, o programa Esportes nas Escolas da Cidade Mãe foi implantado, proporcionando aos estudantes vivências em diversas modalidades. O município também aderiu a programas federais como Segundo Tempo e Academia & Futebol, permitindo que 100 alunos da Rede Municipal treinem com a estrutura da UFS. Em conjunto com a Secretaria de Assistência Social, a Semel ainda realiza as Atividades Intergeracionais, oferecendo aulas de educação física nos CRAS para estimular a mobilidade e a saúde, especialmente de idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade.

Todas essas ações fazem parte de um trabalho voltado para a intensificação da cultura esportiva em São Cristóvão, com o intuito de alavancar a cidade como referência no setor e, principalmente, garantir que a população tenha acesso gratuito e qualificado à prática esportiva, promovendo saúde e qualidade de vida para todas as idades.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Esporte

Prefeitura de São Cristóvão realiza cerimônia de assinatura de adesão do Programa Bolsa Atleta Municipal

Prefeitura de São Cristóvão realiza assinatura dos termos de adesão do Bolsa Atleta 2025 na próxima segunda-feira (28)
