Cresan é apresentado como modelo de política pública no Encontro Regional com Prefeitos Nordestinos da Fundação Abrinq

Nesta terça-feira (02) a secretária de assistência social de São Cristóvão, Lucianne Rocha, apresentou o Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) como um exemplo de ação efetiva para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, durante o Encontro Regional de Prefeitos do Nordeste, promovido pela Fundação Abrinq, no âmbito do projeto Prefeito Amigo da Criança.
O centro é o primeiro desse tipo em Sergipe e o segundo no Nordeste. O objetivo é contribuir na redução da fome e da insegurança alimentar e nutricional, por meio da garantia do acesso a uma alimentação adequada às famílias em situação de vulnerabilidade social de São Cristóvão; além de promover a inclusão social, por meio de oficinas que visam o bem estar e o aprendizado de atividades que viabilizem autonomia financeira. O Cresan também é um espaço para o diálogo entre a população e o Poder Público.
A secretária explica que foi a partir da análise dos indicadores sociais e de aprendizagem que foi identificado o impacto da insegurança alimentar no desenvolvimento escolar.
“A gente trabalha com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E o Cresan surge porque a gente percebeu que precisava direcionar nossa gestão para garantir o direito básico de uma alimentação continuada e de qualidade. Em meio a pandemia identificamos através de diversos índices que a dificuldade de acesso a uma alimentação de qualidade estava afetando o desenvolvimento das crianças”.
Uma iniciativa premiada nacionalmente
O projeto já havia sido premiado pela sua contribuição social no Prêmio Cidades Sustentáveis, com o 3º lugar na categoria social, entre os municípios pequenos, durante a Virada ODS em São Paulo, nos dias 16 e 17 de junho.
Programa Primeiro Lanchinho
Além do Cresan, foi apresentado durante o encontro o Programa Primeiro Lanchinho, uma alimentação oferecida na chegada dos alunos à escola, para garantir a melhor aprendizagem desde os primeiros momentos dos estudantes nas instituições de ensino.
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