Covid-19: Profissionais do Plantão Psicológico e do Monitoramento traçam estratégias para melhorar o atendimento

A Secretaria Municipal de Saúde uniu os profissionais do Plantão Psicológico e do Monitoramento para um diálogo sobre o atendimento aos casos suspeitos e confirmados nesta sexta-feira (29). Demonstrando preocupação com a população, o objetivo da reunião foi aprimorar, psicologicamente, a forma de monitorar os munícipes.
“Esse momento foi pensado junto com a equipe dos profissionais que estão atuando no Plantão Psicológico. A intenção é dar orientações e recomendações para as pessoas que realizam o monitoramento dos pacientes que estão em isolamento domiciliar. Para que assim, eles realizem a função a partir princípios do cuidado integral e técnicas sobre os primeiros cuidados psicológicos. Então, foi um momento rico que a gente compartilhou essas orientações de acordo tanto com os protocolos já existentes, quanto com as cartilhas recomendadas e a própria vivencia dos profissionais, que deu um aparato para toda a estrutura, forma e manejo dessas ligações.”, afirmou a coordenadora de Atenção Psicossocial, Stefanie Vieira.
.jpeg)
A reunião iniciou com a escuta e o conhecimento da equipe de monitoramento, onde eles expuseram suas dúvidas e incertezas quanto ao processo de ligação. Depois, foi realizado o momento de cuidado com os próprios profissionais.
O profissional do Monitoramento, Solano Figueiredo, reconhece que o encontro foi muito enriquecedor. “É fundamental que a gente pare para entender e propor ações que aprimorem o atendimento, de forma psicológica, para os pacientes e para nós. Estamos vivendo uma situação de muita imprevisibilidade e incertezas que geram medos. É necessário que tenhamos um preparo psicológico para nós, enquanto profissionais. Afinal, nós podemos vir a ser os pacientes. É uma necessidade constante que a gente tenha esse cuidado psicológico para nós mesmo e que a gente tenha uma noção da complexidade da mente, dos sentimentos. Para que assim, possamos atender com mais efetividade as demandas desses pacientes, sabendo direcionar e indicar o contato do Plantão Psicológico.”, disse.

Atualmente, São Cristóvão tem 236 casos suspeitos e 76 casos confirmados em monitoramento. Todos os pacientes que apresentam sintomas e sinais de Síndrome Gripal, são orientados ao isolamento domiciliar com monitoramento a cada 48h por um período estipulado de 14 dias. Após o tempo determinado, os casos são avaliados: se o paciente estiver sem sintomas por 72 horas, recebe alta por melhora clínica, ou, se continuar com sintomas e for necessário, é encaminhado para a referência.
De acordo com a coordenadora, este foi apenas a primeira reunião entre as equipes. “Nós pactuamos que teremos outros encontros para informar e orientar sobre a comunicação não-violenta: da forma de ligar, da forma de acolher, da forma de perceber como é que o outro está. Cada semana teremos uma temática para discutirmos e escutarmos os profissionais em um momento de cuidado também com eles.”, ressaltou.
Plantão Psicológico
O Plantão Psicológico é uma modalidade de atendimento de caráter emergencial feito de forma breve, sendo um espaço de escuta para alívio emocional e acolhimento de conteúdos psíquicos. O teleatendimento com psicólogos está disponível de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, através do whatsapp: (79) 99842-6841.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Prefeitura de São Cristóvão oferta exames preventivos e atendimentos de saúde da mulher na ação “Mulheres que Inspiram”

Prefeitura de São Cristóvão retoma diálogo com sindicatos de assistência social, psicologia e nutrição para assegurar avanços às categorias
