COMTUR se reúne para discutir ações turísticas e culinária sancristovense

Na manhã desta sexta-feira (06), o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), se reuniu no Museu Histórico de Sergipe para um debate sobre as próximas ações turísticas no município. Na ocasião, ocorreu também a palestra sobre um recente levantamento gastrológico elaborado pela turismóloga sancristovense Luara Lázaro.
De acordo com Josenito Oliveira, presidente do COMTUR e secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (SEMDET), o objetivo do conselho é dar suporte às ações da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), junto à participação de profissionais que apresentem o que há no meio turístico em São Cristóvão. “O que é feito aqui é muito importante, cada conselheiro possui voz e vez para poder opinar e propor ideias que venham cada vez mais potencializar o turismo no nosso município”, explicou.
.jpeg)
Josenito Oliveira, presidente do COMTUR e secretário da SEMDET
A presidenta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), Paola Santana aproveitou o momento para falar um pouco dos próximos projetos turísticos que serão desenvolvidos ao longo do ano, dentre eles ensaios abertos, feiras e o tão aguardado FASC. Após isso, a palestrante Luara Lázaro deu um panorama geral sobre o seu estudo e perspectivas de como melhorar o cenário gastronômico aliado ao turismo.

.jpeg)
Segundo a mestranda, São Cristóvão é rica em alimentos que fazem parte da cultura alimentar local, como mariscos, peixes, mandioca e possui relevância em Sergipe na produção de beijus e pé de moleque. “São Cristóvão é um dos maiores produtores do estado sergipano, e um turista que vem aqui não tem a possibilidade de ingerir esses alimentos, então isso é uma problemática grande e que acaba inviabilizando essa diversidade de aspectos culturais que compõem o município”, declarou.
.jpeg)
Luara Lázara, turismóloga Para o coordenador de turismo da Fumctur, Kaio Rocha, a pesquisa de Luara será importante no desenvolvimento de ações gastronômicas voltadas ao turismo, embora ressalte que algumas atividades já são feitas, como a série Sabores da Cidade Mãe. “Queremos sair um pouco da ideia da Queijada e Bricelet que é relevante, mas não são as únicas coisas que tem em São Cristóvão. Queremos agregar mais do que temos e que é próprio da nossa terra”, finalizou.
.jpeg)
Kaio Rocha, coordenador de turismo da Fumctur
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Cultura

Prefeitura de São Cristóvão realiza mutirões para auxiliar grupos culturais no registro como Pontos de Cultura

Confecção dos tapetes de Corpus Christi acontece em São Cristóvão nesta quinta-feira (19)
