Com apoio da Prefeitura, empreendedores levam gastronomia de São Cristóvão para Feira Viva Sergipe

Empreendedores de São Cristóvão estão levando a riqueza da gastronomia local para a Feira Viva Sergipe, realizada entre os dias 16 e 20 de julho no Centro de Convenções AM Malls, em Aracaju. Com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho (Semdet), os sabores que fazem parte da identidade da cidade ganham destaque em um dos maiores eventos de empreendedorismo, cultura e turismo do estado.
A presença do município é marcada por produtos que carregam tradição, como as queijadas, os tradicionais bricelets, o pisamacio, o sabor do beiju e outras delícias da cidade. Esses itens da culinária local estão sendo apresentados pelos empreendedores em um dos stands do evento, que também divulga o artesanato local e roteiros turísticos da Cidade Mãe. O público pode visitar o stand de São Cristóvão diariamente, das 16h às 22h, até domingo (20).

O diretor de Turismo da Semdet, Márcio Ramos, destaca que a ação é estratégica para fortalecer o empreendedorismo e ampliar mercados para quem produz em São Cristóvão. “A participação da gastronomia e do artesanato de São Cristóvão no Viva Sergipe é uma ação de fortalecimento realizada pela Diretoria de Turismo. Buscamos incentivar a valorização da identidade local e promover o acesso ao mercado para empreendedores do município, apoiando iniciativas que potencializam a presença de São Cristóvão em eventos de grande visibilidade”, ressaltou.
Para Vera Maria Gomes, da Casa dos Bricelets, a experiência vai muito além das vendas. “Para mim é ótimo, porque faz a gente crescer. Crescer em termos de aprendizado, já que aqui nós trocamos experiências com outros empreendedores. Acho muito importante esse apoio da Prefeitura nesse suporte para nós, pequenos empreendedores.”

Karla Grasiele Fontes, do Beiju Histórico, destacou a importância de levar a culinária local para outros espaços. “É muito importante a gente tirar um pouquinho da gastronomia da nossa cidade e levar onde as pessoas não conhecem. Essa feira, pela estrutura e visibilidade, faz com que muitas pessoas queiram conhecer a nossa cidade através da gastronomia. Essa ponte entre a Prefeitura e o Sebrae ajuda muito a gente a levar nossa cultura para onde nosso povo ainda não pode chegar.”

Já Valdirene Sousa, da Casa da Queijada, considera o espaço fundamental para ampliar os negócios. “Interessante essa troca. Realmente é um lugar para ser visto e também para mostrar nosso trabalho. É um espaço criativo e de negócios. É muito interessante a Prefeitura dar essa ponte de apoio para os comerciantes, que já têm nome, mas que com essa abertura só se fortalecem. Isso traz crescimento para São Cristóvão e para nós, comerciantes.”
.jpeg)
Para a coordenadora da Feira Viva Sergipe pelo Sebrae, Mércia Aragão, a segunda edição do evento ampliou os segmentos participantes e ganhou ainda mais dinamismo com a presença dos municípios. “Na primeira edição, focamos mais na experiência sensorial, na gastronomia, no turismo e no artesanato. Nesta segunda edição, inserimos também indústria, comércio e serviços, para tornar a feira mais voltada para as empresas do estado. São Cristóvão é um dos municípios participantes, que tem muita cultura e história. Sempre que fazemos um evento assim, buscamos agregar municípios que valorizem o que Sergipe tem de melhor. A participação de São Cristóvão foi fundamental, com empresas e apresentações que enriquecem o evento, mostrando nossa cultura, tradição, artesanato, gastronomia e o empreendedorismo presente em Sergipe.”


Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Desenvolvimento

Com apoio da Prefeitura, empreendedores levam gastronomia de São Cristóvão para Feira Viva Sergipe
