Cinema na Ilha: mostra de filmes sobre comunidades quilombolas será realizada na Ilha Grande em São Cristóvão

No próximo sábado (23), a partir das 19h, a Ilha Grande, em São Cristóvão, será palco da Mostra Cinema na Ilha, evento que tem como proposta a exibição de filmes que dialoguem com temas relacionados à resistência, memória, identidade, ancestralidade e cultura da população preta e das comunidades quilombolas do estado de Sergipe. A ação é promovida pelo projeto Cinema na Ilha, e conta com o apoio da Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), e do Ministério da Cultura, via Lei Paulo Gustavo.
A proposta é apresentar filmes que abordam essas temáticas, seguidos de rodas de conversa, promovendo a troca de saberes e experiências com a comunidade quilombola da Ilha Grande e com estudantes de escolas municipais, como destaca a professora do departamento de comunicação da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Erna Barros. “No mês da consciência negra, o evento surge como uma forma de discutir a importância dessas comunidades, de seus processos de resistência e de suas manifestações artísticas para o estado de Sergipe, buscando no cinema uma experiência que sensibilize e amplie ainda mais esse entendimento, além de disseminar e fortalecer a cena cinematográfica local”, afirmou a professora.

A programação inclui a exibição de curtas documentários que retratam diferentes expressões culturais de comunidades quilombolas, como o Samba de Coco da Ilha Grande (São Cristóvão), o Samba de Parea da Mussuca (Laranjeiras), o Samba do Mocambo (Porto da Folha) e o Bloco Afro Descidão dos Quilombolas da Maloca (Aracaju), entre outros. A Mostra também trará produções inéditas e premiadas, como o curta Raízes da Ilha (2024), das diretoras Emilly Alves e Nahiara Baddini, Geruzinho (2022), de Juliana Teixeira, Luli Morante e Rafael Amorim, e O Ano que a Onça Descansou (2022), dirigido por Yérsia Assis e Geilson Gomes.
Além das exibições, o evento contará com rodas de conversa com cineastas e pesquisadores, além de atrações culturais locais, celebrando a rica diversidade das comunidades quilombolas da região. A programação completa estará disponível nas redes sociais do projeto (@cinemanailha), onde o público poderá conferir todos os detalhes.
Serviço
Mostra Cinema na Ilha
Local: Ilha Grande, São Cristóvão
Data: 23/11 (sábado)
Horário: 19h
Ida e volta da Ilha podem ser agendadas com barqueiros locais com saídas do Porto do Dedé (Pedreiras) a partir das 15h no dia 23/11. (Também é possível pernoitar na Ilha em área de camping).
Foto de capa: Aurélio Cunha
Recentes
Notícias recentes de Cultura

São Cristóvão marca presença em evento da Fecomércio para discutir avanços do programa Vai Turismo

Prefeitura de São Cristóvão amplia investimento na Romaria de Senhor dos Passos para impulsionar turismo religioso no município
