Cine Direitos Humanos: Prefeitura promove espaço de debates e trocas de conhecimentos por meio do cinema
A iniciativa do cinema na Galeria de Arte Vesta Viana é da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) em parceria com a Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur). O espaço tem o objetivo de discutir sobre os diversos temas ligados aos Direitos Humanos por meio do cinema, construindo um momento de entretenimento, trocas de conhecimentos e aprendizagem. Na tarde desta quarta-feira (21) aconteceu o primeiro cine com a temática “Racismo”.
Segundo Caio Graco, coordenador da Juventude da Semas, o projeto do Cine surgiu com a inquietação dos jovens no Conselho Municipal da Juventude, pelo direito ao acesso à cultura por meio do cinema. Devido a isso, a iniciativa no seu início se chamava Cine Juventude, mas foi diagnosticada a necessidade dessas temáticas serem ampliadas para um público geral, sendo renomeado para Cine Direitos Humanos.
“Nossa equipe tem a perspectiva de levar direitos à população sancristovense como um todo. Apesar de ter sido um pedido de jovens, e nosso público principal ser essa faixa etária, estamos trabalhando com o Cine Direitos Humanos para todos aqueles que desejam integrar ao momento e ganhar conhecimento acerca dos temas”, explica Caio.
A dinâmica desta vez foi iniciada com o curta-metragem “Vista Minha Pele - Parte 1”, um filme criado pelo Ministério da Educação (MEC), roteirizado e dirigido por Joel Zito Araújo, para tratar sobre a questão do preconceito racial. A partir dessa exibição, todos que estavam presentes puderam participar de um debate sobre a temática.
O público majoritário eram estudantes do 8º ano da EMEF Gina Franco. Para a aluna Maísa Correia dos Santos, de 13 anos, o momento é de reflexão. “Eu gostei do filme exibido e do momento, foi uma oportunidade de discutir e refletir sobre o racismo e o preconceito com os meu amigos. É uma temática muito importante de ser abordada”.
Cinema na Galeria de Arte
O projeto também objetiva a descentralização do cinema, mas a oportunidade vai além da discussão sobre assuntos importantes, é um momento de entretenimento dentro de um espaço repleto de arte e de forma gratuita para toda a população de São Cristóvão.
De acordo com Laís Santos, uma das coordenadoras da Galeria de Arte Vesta Viana, o Cine Direitos Humanos acontecerá de forma quinzenal às quarta-feiras. “Pretendemos usar o espaço da galeria para trazer esse debate acerca de várias temáticas para a comunidade em geral”.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Assistência
Prefeitura de São Cristóvão realiza Fórum de Eleição do Conselho da Pessoa Idosa para renovação das cadeiras da sociedade civil
Prefeitura de São Cristóvão conclui mais uma turma com 34 Jovens Aprendizes na área do turismo