Cidade Mãe Educadora: Escolas Municipais de São Cristóvão lideram ranking do Saese em alfabetização e anos iniciais

Os novos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese) divulgados na última terça-feira (06) reafirmaram o protagonismo de São Cristóvão na educação do estado. O município conquistou a maior nota em alfabetização e emplacou 10 das 30 melhores escolas sergipanas nessa etapa de ensino. Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, o desempenho foi ainda mais expressivo e 15 das 30 escolas com as maiores notas são da rede municipal da Cidade Mãe.
A maior nota de alfabetização em Sergipe foi alcançada pela EMEF Manoel Assunção do Nascimento, localizada no povoado Parque Santa Rita, na zona rural de São Cristóvão. A escola obteve 8,5 pontos, quase dois pontos acima da média do ano anterior, reafirmando o compromisso do município em garantir educação de qualidade em todas as regiões da cidade. Já nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a EMEF Raimundo Francisco dos Santos, situada no bairro Luiz Alves, ficou em primeiro lugar, com nota 7,4.
.jpeg)
Outras unidades de ensino que figuraram entre as melhores dos anos iniciais foram: EMEF Ruth Dulce de Almeida, EMEF Professora Josinalva Santos da Silva, EMEF Manoel Assunção do Nascimento, EMEF Pedro Amado, EMEF Professora Terezita de Paiva Lima, Escola Municipal Dr. Lourival Baptista, Escola Municipal Maria Oliveira Santos e Escola Municipal Cláudio Meireles. Também se destacaram as EMEFs João Francisco de Andrade, Deputado Antônio Carlos Leite Franco, Professora Izidoria Mendes Cruz, Major João Teles, Dr. Lourival Fontes e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria José Pinto Fontes.
Na alfabetização, além da primeira colocada, integram o ranking estadual as EMEFs Dr. Lourival Baptista, Pedro Amado, Frei Fernando, Professora Josinalva Santos da Silva, Cláudio Meireles, Raimundo Francisco dos Santos, Ruth Dulce de Almeida, Izidoria Mendes Cruz e Maria de Lourdes Gomes.

Com 50% das melhores escolas dos anos iniciais e 33% das melhores escolas de alfabetização entre as 30 mais bem avaliadas do estado, São Cristóvão reafirma sua posição de liderança na educação pública. Para a secretária municipal de Educação, Deise Barroso, os resultados refletem um trabalho coletivo pautado na valorização da aprendizagem.
“Mais do que representar os investimentos realizados, esse resultado comprova o esforço contínuo, o planejamento e a dedicação de toda a rede em oferecer uma educação pública de excelência à população sancristovense. Nosso trabalho tem como base a garantia do direito de aprender. Acreditamos que uma educação de qualidade transforma vidas e contribui para uma sociedade melhor”, afirmou.
.jpeg)
O Saese é a principal ferramenta de avaliação da educação básica em Sergipe. Aplicado nas redes pública e privada, o exame utiliza provas padronizadas para gerar indicadores como o Índice de Desempenho Escolar de Sergipe (Idese) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que orientam políticas públicas e estratégias de aprimoramento da educação no estado. A edição mais recente foi aplicada em novembro de 2024 e avaliou 951 escolas sergipanas, sendo 308 da rede estadual e 643 da rede municipal, com participação de estudantes do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Educação

Cidade Mãe Educadora: Escolas Municipais de São Cristóvão lideram ranking do Saese em alfabetização e anos iniciais

EMEF Josinalva Santos da Silva recebe biblioteca itinerante do Sesc em ação educativa
