29/07/2025

Chancela de Patrimônio Mundial da Humanidade da Praça São Francisco completa 15 anos e é celebrada com programação especial

No dia 1º de agosto, a Praça São Francisco celebra 15 anos desde que recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Para comemorar essa conquista que coloca a Cidade Mãe de Sergipe sob a atenção mundial como referência de cultura e história, a Prefeitura de São Cristóvão preparou uma programação especial, com destaque para uma edição comemorativa do projeto Cidade Seresta e a exposição “Por vir é agora: 15 anos de Chancela da Praça São Francisco”. A noite cultural também contará com a reinauguração do Museu Histórico de Sergipe, promovida pelo Governo do Estado.

A programação terá início com a exposição “Por vir é agora: 15 anos de Chancela da Praça São Francisco”, que será realizada no Iphan, às 15h. A mostra, promovida por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur), apresenta vídeos e fotografias que retratam a história da praça como espaço de celebrações, procissões e expressões culturais que conectam diferentes gerações. 

Iphan/ Foto - Dani Santos

Em seguida, às 19h, o Museu Histórico de Sergipe será reinaugurado após um processo de restauração realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap). Neste momento, a Prefeitura também realizará uma entrega de homenagens a personalidades importantes para o mantimento da cultura ao entorno do patrimônio. Como parte integrante do conjunto arquitetônico da Praça São Francisco, o local, que é a instituição museal mais antiga do estado, faz parte do espaço tombado.

Museu Histórico de Sergipe/ Foto - Dani Santos

Finalizando a noite em clima de festa, a partir das 20h o projeto Cidade Seresta apresentará artistas nacionais e sergipanas para colocar todo o público da praça para dançar e se divertir, ao som de Odair José, Lene Hall e Tatah Santana. Reintegrado ao Calendário Turístico e Cultural de São Cristóvão neste ano, o projeto tem sido realizado de forma trimestral, com a proposta de valorizar e manter viva a tradição das serestas no município. A ação também é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão, através da Fumctur, em parceria com a Funcap.

Cidade Seresta/ Foto - Heitor Xavier

Para Paola Santana, diretora da Fumctur, celebrar os 15 anos da chancela da Praça São Francisco é reafirmar o valor da história, da arquitetura e, sobretudo, da gente sancristovense. “Esse reconhecimento internacional coloca São Cristóvão no mapa do mundo, mas é o trabalho cotidiano de fomento à cultura que mantém viva a alma dessa cidade. Cada ação cultural, cada artista valorizado, cada espaço requalificado fortalece nossa identidade e garante que esse patrimônio continue pulsando”, afirmou.

Paola Santana, diretora da Fumctur/ Foto - Heitor Xavier

Chancela de Patrimônio Mundial da Unesco para a Praça São Francisco

Com a chancela concedida pela Unesco em 2010, a Praça São Francisco consolidou-se como um dos mais relevantes conjuntos históricos do Brasil, símbolo da preservação da memória coletiva e dos traços urbanos e arquitetônicos coloniais. Ao receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, São Cristóvão passou a integrar um seleto grupo de apenas 15 bens culturais brasileiros reconhecidos internacionalmente, sendo incluída também na Organização das Cidades Brasileiras Patrimônio Mundial (OCBPM). 

A chancela da Unesco reconhece bens culturais e naturais de valor universal excepcional, com o objetivo de proteger e preservar esses locais para as futuras gerações. Trata-se de um esforço internacional para valorizar patrimônios que são marcos importantes para a identidade dos povos e que devem ser considerados heranças de toda a humanidade. 

Foto - Heitor Xavier

Mais do que um reconhecimento, essa conquista trouxe impactos concretos para o município, como o fortalecimento do turismo, da economia e dos investimentos em infraestrutura. A chancela representa, ao mesmo tempo, orgulho e responsabilidade: a Praça passou a pertencer não apenas à cidade, mas também a Sergipe, ao Brasil e ao mundo, exigindo o envolvimento e o cuidado contínuo da comunidade sancristovense com esse patrimônio coletivo.

Programação

15h - Abertura da Exposição “Por vir é agora: 15 anos de Chancela da Praça São Francisco”, no Iphan

19h - Solenidade oficial de entrega da restauração do Museu Histórico de Sergipe

20h - Cidade Seresta, com shows de Odair José, Lene Hall e Tatah Santana

Publicado por Clara Dias
Fotos por
Personalize suas opções de acessibilidade