09/09/2025

Centro Histórico de São Cristóvão é palco de desfile cívico em celebração ao Dia da Independência do Brasil

No último domingo, 7 de setembro, o Centro Histórico de São Cristóvão celebrou mais um Dia da Independência do Brasil com um desfile cívico que contou com a participação de escolas municipais, estaduais e particulares, apresentando o tema geral: “Que a independência do Brasil se renove a cada gesto de proteção, respeito e cuidado com a vida”. No próximo domingo, 14 de setembro, o desfile será realizado no Eduardo Gomes.

O Centro Histórico da cidade reuniu sancristovenses para prestigiar e aplaudir as escolas e seus marcantes desfiles. As escolas demonstraram criatividade e empenho na elaboração das apresentações, levando às ruas temáticas relacionadas ao tema geral e evidenciando o trabalho realizado dentro do ambiente escolar, como conquistas, cultura, histórias da cidade, atualidades, entre outras abordagens.

28BC
Guarda Civil Municipal 
Lira Sancristovense 

O desfile foi composto por oito escolas municipais, seis estaduais e três particulares, além do Clube Desbravadores e Aventureiros e apresentação da equipe da Secretaria Municipal da Educação (Semed) com o projeto Rota do Conhecimento. A abertura ficou sob responsabilidade do 28º Batalhão de Caçadores do Exército e do Grupamento de Veteranos do Exército Brasileiro, Lira Sancristovense e a Guarda Civil Municipal de São Cristóvão. 

Para Deise Barroso, secretária da Educação, o tema geral lembra que a independência não é apenas um marco histórico, mas um compromisso diário de cada cidadão. “Ser independente é praticar solidariedade, empatia e cidadania ativa. É escolher a paz nas relações, cuidar da saúde e do bem-estar, respeitar o meio ambiente, valorizar nossa cultura e reconhecer os verdadeiros heróis que lutam pela vida, pela educação e pela justiça. E são valores trabalhados dentro da sala de aula, hoje levado às ruas por meio do desfile”, destaca. 

Deise Barroso, secretária da Educação

Eduardo César,  diretor da EMEF Izidória Mendes Cruz, conta que sua escola levou à população questões sobre a república e a paz. “A importância desse momento é enorme e acredito que não pode faltar nunca dentro de uma escola, pois representa o civismo. E nada melhor para expressar isso do que o desfile cívico, que mostra o patriotismo verdadeiro do povo brasileiro. Colocar a escola para desfilar, como fazemos desde 1989, é uma grande satisfação. Todos os anos são diferentes, e a emoção sempre aumenta. Levamos à ruas, a história e o processo da independência, e também a mensagem de paz”. 

Eduardo César,  diretor da EMEF Izidória Mendes Cruz - Foto/Érica Xavier 

Para Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão, o desfile cívico é um meio de fortalecer o sentimento de pertencimento da população. “Cada um de nós, no seu papel e nas suas atribuições, contribui para fortalecer a independência do Brasil. E é por isso que é tão significativo estarmos aqui diante de jovens, de crianças, de estudantes que são o futuro da nossa nação. Como atores políticos, temos o dever de investir fortemente em educação, pois é através dela que se consolida, de forma contínua e sistemática, a verdadeira independência do nosso país”.

Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão

Familiares e público 

Familiares acompanharam seus entes nos desfiles, demonstrando admiração e orgulho por eles escolherem participar de uma data importante para a história do país e que leva uma mensagem essencial para a população. 

Keila Dias, acompanhou o irmão desde o início. "É a segunda vez que ele desfila, mas é a primeira que eu o acompanho. É muito gratificante vê-lo participando, porque ele gosta de tocar, gosta dessa folia, dessa emoção toda. Eu fico feliz por ele. Já participei do desfile de 7 de Setembro e acho muito bonito ver os alunos envolvidos em um tema tão importante como a independência do Brasil”.

Keila Dias e seu irmão Antony 

Edileuza Nascimento, mãe de Flávia Alessandra, se orgulha da filha ter a oportunidade de participar deste momento, algo que ela não teve na sua passagem pela escola. "Eu acho muito bonito e gratificante vê-la participando, porque é o sonho dela estar desfilando. Para mim também era um sonho vê-la nesta oportunidade, e hoje ele se realizou. Sobre o Dia da Independência do Brasil, eu acho muito importante, porque representa o nosso país".

Flávia Alessandra e Edileuza Nascimento 

Renato Júnior, técnico de manutenção, estava na plateia, junto com familiares, ansiosa para a passagem do desfile e assistir seus familiares. "Eu gosto muito do Dia da Independência, porque é uma data marcante para a história do nosso país. Acho o desfile muito representativo para toda a sociedade brasileira. Vim assistir meu sobrinho, e considero muito importante ele participar, passando essa mensagem e representando a nossa cultura".

Renato Júnior e família 

Gilme Cley Freitas, comerciante, afirma que o momento representa mais que uma data. Eu particularmente amo essa data, cresci meus pais me levando à avenida para assistir os desfiles e tento levar isso aos meus filhos, então além de ser uma data histórica muito importante, para mim, é uma data de memórias afetivas”. 

Gilme Cley Freitas e família 

Fotos: Heitor Xavier 

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Heitor Xavier
Personalize suas opções de acessibilidade