01/03/2025

Carnaval dos Carnavais: blocos reúnem servidores e usuários da saúde e assistência social promovendo alegria e inclusão em São Cristóvão

O Carnaval dos Carnavais continua levando alegria às ruas de São Cristóvão. Na última sexta-feira (28), foi a vez de servidores e usuários dos serviços municipais de saúde e assistência social se unirem em um grande cortejo de inclusão, lazer e confraternização nas ruas do Centro Histórico. Fechando a noite com chave de ouro, o Bloco Cidade Mãe prestou uma homenagem especial ao ex-prefeito e atual secretário de Governo e Gestão, Marcos Santana, levando trabalhadores e foliões a colorir as ruas com afeto e animação.

Os blocos saíram da Praça da Bandeira em direção a Matriz e praça São Francisco, onde concluíam o circuito para continuar a dança. Quem animou os foliões ao som de marchinhas tradicionais e versões instrumentais de sucessos atuais foram as bandas Cidade Mãe e Natura, reforçando o comprometimento com o resgate ao carnaval de rua e o fomento ao trabalho de artistas locais.

Para o prefeito Júlio Nascimento, que acompanhou todos os blocos junto aos foliões, foi uma felicidade participar pela primeira vez do carnaval à frente da prefeitura, acreditando no crescimento ainda maior dos festejos da cidade. “Eu digo com muita alegria: este é um carnaval de inclusão, um carnaval democrático, um carnaval da família. Estamos aqui confraternizando com os servidores e com os usuários dos serviços do nosso município. Estou muito feliz e acredito que daqui para frente a gente só vai crescer cada vez mais”, declarou o gestor.

Júlio Nascimento, prefeito de São Cristóvão

Bloco da Saúde

O Bloco da Saúde foi formado por profissionais e usuários dos serviços municipais, incluindo a Secretaria Municipal de Saúde, alunos das Academias da Saúde e o bloco dos Centros de Atenção Psicossocial. Para acompanhar a folia, os participantes contaram com distribuição de pipoca, bebidas e lanches saudáveis para manter a hidratação.

Antes o Bloco da Saúde saía às ruas como Bloco da Prevenção, reforçando a importância da prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) durante as interações do carnaval. A partir de 2018, o cortejo ampliou seu diálogo e incorporou o discurso de saúde todo dia, mostrando que os usuários precisam ocupar os espaços, derrubando preconceitos e reafirmando a importância da saúde como um direito.

“A saúde sempre traz essa proposta de resistir enquanto política pública, de dizer que nós estamos sempre preocupados, continuaremos sempre preocupados em fazer uma oferta de uma saúde de qualidade para todos. E a prova disso é que os usuários acreditam e participam de forma belíssima desse bloco, que já virou uma tradição no Carnaval de Carnavais”, afirmou Fernanda Santana, secretária municipal de saúde.

Fernanda Santana, secretária municipal de saúde.

Fátima Santana, usuária do Caps Valter Correia, destacou a importância da oportunidade de aproveitar o carnaval e do impacto do serviço em sua vida, ressaltando o acolhimento e a dedicação dos profissionais. “A equipe ensina a gente a fazer muitas coisas. Antes eu era tímida e triste, mas agora fico muito alegre. Sou evangélica, mas vou para o Caps porque é onde tem alegria, onde cuidam da gente e fico feliz”, pontuou a paciente.

Fátima Santana, usuária do Caps Valter Correia/ Foto - Clara Dias

Usuária da Academia da Saúde Sérgio Sousa,  Gilvalda Maria dos Santos, amou participar do bloquinho, pois é um momento de se reunir e compartilhar a comemoração com os colegas fora do ambiente das aulas. “É muito bom! Uma galera muito alegre, muito divertida e eu estou me divertindo, estou curtindo bastante. E vou aproveitar todos os momentos do carnaval eu vou enquanto posso”, alegrou-se.

Gilvalda Maria dos Santos, usuária da Academia da Saúde Sérgio Sousa

Serviços de convivência 

O Bloco dos Serviços de Convivência, da Secretaria de Assistência Social, também tomou conta da festa, reunindo usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) para assegurar o compromisso da gestão municipal com a integração e o bem-estar social. Pessoas de diversas idades, territórios e contextos sociais se uniram na brincadeira, com o intuito fortalecer as relações familiares e comunitárias, valorizando a cultura, os costumes e a interação entre a comunidade.

Lucianne Rocha, secretária de Assistência Social do município, enfatizou que a equipe faz questão de celebrar essas festividades, criando um ambiente de alegria, diálogo e diversão. “Temos grupos muito ativos, com crianças, adolescentes e idosos, e essa interação é muito enriquecedora. O Carnaval se torna, então, uma oportunidade de promover esse contato intergeracional, onde todas as idades se encontram, compartilham experiências e se divertem juntas”, realçou.

Lucianne Rocha, secretária de Assistência Social

A usuária Marinalva Carvalho aproveitou o momento para dançar e brincar com sua neta Cauane Valentina, lembrando que elas vão juntas a vários eventos e atividades do Cras. “É um divertimento para a gente, tira o estresse de quem estiver estressado, e eu gosto muito. Minha neta sempre vem comigo, porque não tenho com quem deixar, mas é muito bom porque ela pode participar também. Faz muitos anos que participo dos programas do Cras”, detalhou.

Marinalva Carvalho, usuária do Cras/ Foto - Clara Dias

Maurina Jesus Santos, moradora do Centro Histórico, não desperdiçou um segundo de alegria e dançou até o fim do bloco, afirmando que adora a folia. “É muito legal, estou amando. Gosto do carnaval e amo todos que participam conosco. Eu participo do grupo Amigos da Melhor Idade (AMI) e vou para todos os eventos. Gosto muito dessa reunião”, contou a usuária do Cras.

Maurina Jesus Santos e a neta Cauane Valentina, usuárias do Cras/ Foto - Clara Dias

Bloco Cidade Mãe 

Encerrando a festa, o Bloco Cidade Mãe, celebrou a gratidão pela atuação do ex-prefeito e atual secretário de Governo e Gestão, Marcos Santana, homenageando o gestor em um gesto de afeto e reconhecimento. Integrado por servidores dos equipamentos da prefeitura, amigos e moradores da cidade, o bloco circulou com um grande número de foliões pelo Centro Histórico, que ecoaram canções de carnaval e vestiram um abadá com a figura do homenageado no peito.

Marcos Santana demonstrou a gratidão pela homenagem, destacando a felicidade em ser lembrado enquanto alguém que fez a diferença para a cidade. “Me sinto gratificado por essa lembrança, pois significa que deixamos uma marca positiva no coração das pessoas”, evidenciou o secretário.

Marcos Santana, secretário de Governo e Gestão

Carnaval dos Carnavais 

O evento mostrou que o Carnaval dos Carnavais vai além da folia, promovendo encontros entre diferentes setores da sociedade e fortalecendo o sentimento de pertencimento e inclusão. Organizada pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), a programação segue animando a cidade, garantindo que a tradição carnavalesca seja celebrada por todos. Confira as próximas atrações:

PALCO - BICA DOS PINTOS

02/03- Domingo

12h - Lucas Moura  

14h - Sidy Gomes 

 16h - Trakinagem

PALCO - CENTRO COMERCIAL DO EDUARDO GOMES

03/03 - Segunda

17h - Mania de Ser 

19h - Zanny, A Musa 

21h - Karla Isabella

04/03 - Terça

17h - Desejo de Sambar 

19h - Anderson Danttas 

21h - Esse Lance 

BLOCOS NO CENTRO HISTÓRICO

02/03 - Domingo

13h - Bloco Morde Fronha 

16h - Bloco Mulekada 

16h30 - Bloco Tá com sede? 

17h - Bloco Zé Folia 

17h30 - Bloco do FASC

03/03 - Segunda

17h - Samba de Salto na Rua Gastronômica

04/03 - Terça

16h - Bloco Mulekada 

16h30 - Bloco João Bebe Todas 

17h - Bloco Zé Folia 

17h30 - Bloco do FASC 

18h - Bloco do Descidão dos Quilombolas 

BLOCOS NO EDUARDO GOMES

02/03 - Domingo

11h - Bloco do Borreia

14h - Bloco Frevorando

03/03 - Segunda

14h - Bloco Xodó Elétrico 

BLOCOS EM OUTROS BAIRROS E POVOADOS

01/03 - Sábado

16h - Bloco Fundico - Povoado Tinharé

02/03 - Domingo

10h - Bloco Cabrita Folia - Povoado Cabrita 

13h - Bloquinho dos Amigos - Povoado Pedreiras 

14h - Bloco Caju Breja - Povoado Cajueiro

03/03 - Segunda

11h - Bloco Juntos Somos mais Fortes - Bairro Tijuquinha

13h - Bloco das Poderosas - Bairro Rosa Elze - Quilombo 

14h - Bloco Carnacatólico - Povoado Rita Cacete

14h30 - Bloco Soh da Nois - Bairro Divinéia

04/03 - Terça

04h - Bloco Saco da Madrugada - Povoado Colônia Miranda até Rita Cacete

12h - Bloco das Piranhas Bairro Irineu Neri (Apicum) 

13h - Bloco das Incubadas - Bairro Madre Paulina

*Programação sujeita a alteração

Fotos: Dani Santos

Publicado por Clara Dias
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade