24/02/2025

CarnaLira inicia o Carnaval dos Carnavais de São Cristóvão com tradição e animação

No último sábado (22), São Cristóvão deu início ao Carnaval dos Carnavais 2025 com uma festa cheia de tradição e alegria. A abertura oficial ficou por conta do Bloquinho da Lira, que partiu da Praça da Bandeira, no Centro Histórico, e arrastou foliões pelas ruas da cidade ao som da Filarmônica Lira Sancristovense. Com diversos instrumentos de percussão e sopro, a Lira animou o público com um repertório de marchinhas que uniu o erudito ao popular.

Fundada em 1990, a Filarmônica Lira Sancristovense é considerada patrimônio histórico, artístico e cultural da Cidade Mãe de Sergipe. Além do bloquinho, o CarnaLira ainda continuou a festa para os foliões na Praça São Francisco e encerrou a noite com uma apresentação especial na Rua Gastronômica. 

Segundo José Marcos de Andrade, maestro da Filarmônica, é a primeira vez que a Lira faz parte da programação carnavalesca. “Para nós é uma satisfação muito grande. Eu já participei do carnaval, mas não junto com a Lira, foi uma participação individual. Os músicos estão empolgados, trabalharam muito para fazer esse cortejo e estão satisfeitos”, afirmou o maestro.

José Marcos de Andrade, maestro da Filarmônica

Animação do público

Rose Meire, que veio para São Cristóvão aproveitar o festejo com a família moradora do município, frequenta o carnaval da cidade há 25 anos e, entre passos de dança ininterruptos durante o bloquinho, enfatizou a importância de resgatar o carnaval de rua e trazer animação para as ruas. “É uma maravilha! Tem pessoas que não gostam de sair e esse bloco, para o pessoal das antigas, é ótimo porque elas podem assistir da porta de casa e acompanhar a banda. O verdadeiro carnaval é esse, não é aquele carnaval de trio, é o tradicional. E isso é muito importante para a cidade”, defendeu a foliã.

Rose Meire, aposentada/ Foto: Clara Dias

O empresário José Armando dos Santos, conhecido como Maninho, também estava empolgado para aproveitar mais um carnaval. Convidou amigos para a Rua Gastronômica e, dali, pôde conferir o bloco e reviver as lembranças de tantos carnavais na cidade. “Eu acredito que fui eu quem comecei o carnaval de rua aqui, com os carros antigos. Eu tinha três carros antigos e nós começamos a desfilar. A iniciativa foi crescendo e vieram muitos carros de Aracaju. Hoje vemos uma mudança espetacular, com a rua gastronômica, que é um sucesso entre meus amigos. O carnaval hoje é um símbolo do desenvolvimento da cidade”, comemorou Maninho.

José Armando dos Santos (Maninho), empresário/ Foto: Clara Dias

Já a turista Tânia de Jesus veio de Aracaju na expectativa de curtir a festa com tranquilidade e tradição: “É muito difícil realmente a gente ver esse tipo de música tocar hoje. Me lembra Olinda de Recife. Eu acho muito legal, estou adorando. Com certeza ficaram boas memórias”.

Tânia de Jesus, turista

Carnaval dos Carnavais

Organizado pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), o Carnaval dos Carnavais é caracterizado pela tradição dos blocos de rua e apresentações de bandas locais, promovendo a diversidade por diferentes regiões do município. Para a presidenta da Fumctur, Paola Santana, essa proposta é o diferencial do município e ajuda a atrair público expressivo.

“Todos os anos temos uma ótima participação da população. Além de apoiar as manifestações populares, também garantimos uma programação cultural em várias localidades de São Cristóvão, contemplando as duas zonas da cidade e os povoados. Fazemos questão de manter essa linha tradicional de carnaval, que já é característica do município. Esperamos que seja mais um ano de sucesso, com muita alegria para todos”, ressaltou Paola Santana.

Paola Santana, presidenta da Fumctur/ Foto: Heitor Xavier

A folia em São Cristóvão continua nos próximos dias, prometendo ainda mais festa, para todos os gostos, idades e regiões da cidade. Confira a programação:

PALCO - BICA DOS PINTOS

02/03- Domingo

12h - Lucas Moura  

14h - Sidy Gomes 

 16h - Trakinagem

PALCO - CENTRO COMERCIAL DO EDUARDO GOMES

03/03 - Segunda

17h - Mania de Ser 

19h - Zanny, A Musa 

21h - Karla Isabella

04/03 - Terça

17h - Desejo de Sambar 

19h - Anderson Danttas 

21h - Esse Lance 

BLOCOS NO CENTRO HISTÓRICO

28/02 -  Sexta

16h - Bloco da Saúde 

16h30 - Bloco do Serviço de Convivência

02/03 - Domingo

13h - Bloco Morde Fronha 

16h - Bloco Mulekada 

16h30 - Bloco Tá com sede? 

17h - Bloco Zé Folia 

17h30 - Bloco do FASC

03/03 - Segunda

17h - Samba de Salto na Rua Gastronômica

04/03 - Terça

16h - Bloco Mulekada 

16h30 - Bloco João Bebe Todas 

17h - Bloco Zé Folia 

17h30 - Bloco do FASC 

18h - Bloco do Descidão dos Quilombolas 

BLOCOS NO EDUARDO GOMES

02/03 - Domingo

11h - Bloco do Borreia

14h - Bloco Frevorando

03/03 - Segunda

14h - Bloco Xodó Elétrico 

BLOCOS EM OUTROS BAIRROS E POVOADOS

01/03 - Sábado

16h - Bloco Fundico - Povoado Tinharé

02/03 - Domingo

10h - Bloco Cabrita Folia - Povoado Cabrita 

13h - Bloquinho dos Amigos - Povoado Pedreiras 

14h - Bloco Caju Breja - Povoado Cajueiro

03/03 - Segunda

11h - Bloco Juntos Somos mais Fortes - Bairro Tijuquinha

13h - Bloco das Poderosas - Bairro Rosa Elze - Quilombo 

14h - Bloco Carnacatólico - Povoado Rita Cacete

14h30 - Bloco Soh da Nois - Bairro Divinéia

04/03 - Terça

04h - Bloco Saco da Madrugada - Povoado Colônia Miranda até Rita Cacete

12h - Bloco das Piranhas Bairro Irineu Neri (Apicum) 

13h - Bloco das Incubadas - Bairro Madre Paulina

*Programação sujeita a alteração 

Fotos: Dani Santos

Publicado por Clara Dias
Fotos por Clara Dias
Personalize suas opções de acessibilidade