08/10/2024

CAPS Valter Correia realiza campeonato de Jogos de Mesa para seus usuários

No dia 27 de agosto, no CAPS Valter Correia, foi realizado um campeonato de Jogos de Mesa, proporcionando um momento de diversão e interação social com os beneficiários do equipamento. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), faz parte de um esforço contínuo para oferecer atividades que, além de entreterem, estimulem o desenvolvimento cognitivo dos usuários. 

Segundo Edjane Mendes, gerente do CAPS Valter Correia, o campeonato incluiu jogos de dominó, dama e baralho, sendo orientado pela psicopedagoga e pelos professores de Educação Física do equipamento. O objetivo foi envolver todos os usuários e seus familiares, que também puderam participar.

“Os jogos internos são uma oportunidade para o usuário se reconectar consigo mesmo, lidando com seus sentimentos, emoções, movimentos corporais e ideias em um ambiente coletivo e grupal. Através dos jogos de mesa, eles exercitam a autonomia, se integram e encontram um sentido de vida. A competitividade, que é uma característica do ser humano, é algo que eles apreciam e que traz alegria. Além disso, pensamos em oferecer premiações simples, mas significativas, que reforçam essa experiência e contribuem para a saúde mental dos participantes”, destacou Edjane. 

Edjane Mendes, gerente do CAPS Valter Correia

João Santana, presidente dos usuários do CAPS, informou que os campeões desse campeonato participarão de um novo campeonato com os usuários do CAPS João Bebe Água, do bairro Rosa Elze. “É uma satisfação realizar esse torneio, é um momento de diversão, entretenimento para os usuários e os ganhadores desta jogada, irão participar de outro torneio com o CAPS João Bebe Água, no Rosa Elze. Para além de ser uma competição, é um momento de socialização”. 

João Santana, presidente dos usuários do CAPS

O evento foi especialmente planejado para promover a socialização entre os participantes, criando um ambiente acolhedor e inclusivo. E foi exatamente isso que Eunice Vistórica, usuária do CAPS Valter Correia há três anos, sentiu. “Quando esses eventos acontecem, é sempre muito legal, porque acabam reunindo aquelas pessoas que geralmente ficam mais distantes. Eu mesma costumava ficar mais à parte e quando esses eventos ocorrem, é muito mais divertido, porque as pessoas começam a se aproximar e a gente passa a entender melhor o que realmente é o CAPS”. 

Eunice Vistórica, usuária do CAPS Valter Correia 

Fotos: Dani Santos

Publicado por Érica Xavier
Fotos por Dani Santos
Personalize suas opções de acessibilidade