CAPS Valter Correia realiza ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher com acolhimento e terapias para usuários

Nesta quarta-feira (06), o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Valter Correia realizou uma ação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que é celebrado no dia 08 de março, em sua sede no bairro Divineia. O evento ofertou para usuárias e usuários uma série de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), com o objetivo de fortalecer o tratamento de saúde mental e proporcionar momentos de lazer. Entre as PICS ofertadas, foram realizadas auriculoterapia, ventosaterapia, massagens, escalda pés e rezas.

Edjane Mendes, gerente do CAPS Valter Correia, explica que esse trabalho é reconhecido pelo Ministério da Saúde, sendo uma política pública, e o CAPS adere essas práticas para o fortalecimento da mulher. “O CAPS Valter Correia está em comemoração do Dia Internacional da Mulher e estamos fazendo a Semana da Mulher, pensando em empoderar as pacientes, que precisam do empoderamento no tratamento da saúde mental”.

Edjane Mendes, gerente do CAPS Valter Correia
Para realizar as práticas e terapias, o CAPS convidou o Movimento Popular em Saúde do estado de Sergipe (MOPS). Maria de Fátima Souza, representante do MOPS, aponta que o movimento trabalha para fortalecer o SUS, trazendo de volta a valorização e o resgate de práticas milenares para a vida dos usuários da saúde.
“As Práticas Integrativas e Complementares não substituem as outras práticas, mas complementam, sendo mais voltadas para os sentimentos da alma, as perdas, as ansiedades, a insônia, porque um olhar, um toque, um abraço, também é uma forma de cuidar do outro. Somos parceiros deste CAPS em todos os eventos”, conta Maria de Fátima.

Maria de Fátima Souza e Walisson Santos, representantes do MOPS
Entre as usuárias que usufruíram das terapias ofertadas, Isabel Cristina da Silva optou pela auriculoterapia e destacou que acredita ser importante receber esses cuidados, se sentindo valorizada. “As profissionais daqui têm muito cuidado com a gente, se preocupam em ir nossa casa para ver como a gente está. Eu gosto muito de vir para o CAPS e participar dos eventos”, afirma.

Isabel Cristina da Silva, usuária do CAPS
Outra usuária empolgada em participar das diversas atividades, Maria Gorete de Souza se conectou com o momento de fortalecimento da sua saúde mental através da espiritualidade, optando pela reza oferecida pelo MOPS. “Também vou fazer auriculoterapia, quero aproveitar tudo! Todas as mulheres são uma rosa e merecem ser cuidadas”, celebra.
.jpeg)
Maria Gorete de Souza, usuária do CAPS
Fotos: Clara Dias
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão celebra início da campanha de Agosto Dourado com capacitação sobre aleitamento materno

São Cristóvão recebe Projeto Inclusão Nordeste e acelera perícias de crianças neurodivergentes em parceria com o INSS
