Biblioteca Municipal Professor Luiz Alberto abre inscrições para oficina de iniciação teatral em parceria com a UFS

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumctur), em parceria com o Departamento de Teatro da Universidade Federal de Sergipe, realizará uma nova oficina de iniciação teatral, dessa vez com o foco nas técnicas de Teatro do Oprimido. As aulas acontecerão entre 19 de fevereiro e 23 de abril, sempre às quartas-feiras, das 14h às 17h, na Biblioteca Municipal Professor Luiz Alberto, localizada no bairro Rosa Elze.
Indicada para pessoas a partir de 16 anos, sem exigência de conhecimento prévio, a atividade será baseada nos procedimentos estéticos e metodológicos do Teatro do Oprimido, idealizado por Augusto Boal, e contará com a disponibilidade de 20 vagas. Segundo Edvalda Santana, coordenadora da biblioteca, o objetivo é promover a reflexão crítica e a busca por soluções para problemas sociais, a partir de jogos, exercícios e técnicas de improvisação.
“Este projeto propõe apresentar os fundamentos do Teatro do Oprimido a jovens e adultos moradores e estudantes do bairro Rosa Elze, em São Cristóvão, interessados em explorar o teatro como ferramenta de expressão e transformação social. A oficina será estruturada em encontros semanais, com atividades teóricas e práticas, visando o desenvolvimento da criatividade, da consciência corporal, da comunicação e da análise crítica dos participantes. O foco será sempre a participação ativa e o fortalecimento da autonomia dos envolvidos”, explicou a coordenadora.

A atriz e orientadora da oficina, Érica Martins, reforçou a relevância do projeto para o bairro Rosa Elze e arredores, voltado tanto para atores quanto para não atores interessados em usar o teatro como ferramenta de expressão e transformação social. Ela indicou que os encontros semanais terão atividades práticas e teóricas que promovem criatividade, improvisação, expressão corporal e análise crítica.
"A troca entre a universidade e a comunidade é essencial, ainda mais com o teatro como catalisador. A universidade não é detentora do conhecimento, mas parte de um diálogo em que aprende e contribui. Nesse sentido, a parceria entre a prefeitura e a universidade é muito importante, pois permite a união de esforços e recursos para a realização de projetos como este, que beneficiam a comunidade e promovem a democratização do acesso à cultura e ao conhecimento", enfatizou.

Para mais informações, o público interessado pode contatar a Diretoria de Arte e Cultura, que está disponível através do e-mail fumctur@saocristovao.se.gov.br ou pelo WhatsApp (79) 9 8131-5293. Para se inscrever, é só acessar o formulário aqui.
Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Cultura

São Cristóvão marca presença em evento da Fecomércio para discutir avanços do programa Vai Turismo

Prefeitura de São Cristóvão amplia investimento na Romaria de Senhor dos Passos para impulsionar turismo religioso no município
