Aulão “Movimente-se no Verão” leva exercício e animação para usuários da Academia da Saúde na Bica dos Pintos

O aulão “Movimente-se no Verão”, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fez esta sexta-feira (21) começar com muita atividade física e animação em São Cristóvão. Realizado no Parque Natural Aloízio Fontes dos Santos, conhecido como Bica dos Pintos, o evento reuniu cerca de 180 usuários da Academia da Saúde para uma série de aulas aeróbicas e de educação em saúde, voltadas ao público de todas as idades.

Com sucesso de público, as atividades se estenderam ao longo de toda a manhã, sendo distribuídas em momentos de alongamento, aula de zumba, gincana recreativa, palestra e distribuição de materiais informativos sobre hidratação e cuidados com o calor. Para isso, a SMS disponibilizou o transporte de ida e volta para todos os participantes, incluindo quatro ônibus e uma van para levar os alunos aos pontos mais próximos de suas casas, garantindo o acesso à população de todo o território.

Segundo a coordenadora de Doenças Crônicas Não Transmissíveis da SMS, Séphora Juliana, o evento foi pensado como uma forma de promoção de lazer e socialização para os usuários e incentivo à prática regular de exercícios físicos ao ar livre. Além disso, o momento foi orquestrado como uma maneira de apresentar a sede de São Cristóvão e a Bica dos Pintos àqueles que não tiveram a possibilidade de conhecer diferentes áreas do município.
“O Incentivo à Atividade Física existe há alguns anos na nossa cidade e é de extrema importância promover eventos como esses que fortaleçam o programa, a socialização e a promoção a saúde”, afirmou a coordenadora.

O Programa de Incentivo à Atividade Física (IAF) foi implantado no município em 2022 e há dois anos é promovido em 22 pontos de saúde, incluindo Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e duas Academias da Saúde, equipamentos públicos construídos pela prefeitura localizados nos bairros Rosa Maria e Lourival Batista para assegurar atividade física gratuita a todos. Nos últimos quatro meses, mais de 7 mil usuários participaram das aulas de educação física promovidas em horários variados ao longo da semana.

No momento de maior animação dos participantes, Athisson, professor credenciado de FitDance, trouxe os maiores sucessos musicais do verão para engajar todo o público e o espaço da Bica dos Pintos numa aula bastante energizada. Para ele, a dança é uma ferramenta poderosa de promoção à saúde mental, integração social e qualidade de vida. "Quem dança realmente, de fato, é mais feliz. E tem um termo da dança que fala bem assim: ‘a dança cura aquilo que ela não causou’. E isso é real, a dança cura inúmeras coisas e traz mais saúde para a nossa população", afirmou.

Empolgada com as coreografias, a aluna Nadja Conceição não ficou parada. Como aluna assídua da Academia da Saúde Sérgio Sousa da Rocha Júnior, do bairro Rosa Maria, ressaltou que é o primeiro evento da academia que ela participa em outro espaço, mas, para ela, foi essencial para a saúde física e mental de todo o grupo. “A equipe assegurou nossa segurança, oferecendo água, lanche e transporte. Está tudo perfeito, muito bom”, alegou-se a usuária.

Outro participante que espalhou alegria a cada movimento foi o senhor Luiz Ventura, morador do bairro Eduardo Gomes. Comemorando seu aniversário no aulão, o aluno contou que gosta muito das aulas e educação físicas oferecidas no município, e sempre participa dos eventos, além de fazer caminhadas. “Estou muito feliz, isso aumenta 99% a nossa energia”, comemorou.

Para os usuários da rede pública de saúde do município que desejam fazer parte das aulas da Academia da Saúde e do Incentivo à Atividade Física da SMS, é só buscar a unidade de saúde mais próximas, conhecer os horários dos treinos e realizar a inscrição.
Confira mais fotos:





Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Prefeitura de São Cristóvão oferta exames preventivos e atendimentos de saúde da mulher na ação “Mulheres que Inspiram”

Prefeitura de São Cristóvão retoma diálogo com sindicatos de assistência social, psicologia e nutrição para assegurar avanços às categorias
