Alunos do 5º ano da rede municipal participam de Aulão preparatório para o Saese

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), reuniu nesta terça-feira (04) alunos do 5º ano da rede municipal de ensino, para um Aulão com o objetivo de revisar o conteúdo direcionado às avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Sergipe (Saese), que ocorre do dia 07 a 18 de novembro, para diagnosticar o nível de aprendizagem dos estudantes da rede pública.

Aulão Saese
Fabiana Andréa Silva Santos, técnica pedagógica da SEMED, explicou que o Saese acontece todos os anos e serve para medir o desempenho educacional das escolas municipais e estaduais em Sergipe. “A finalidade do Saese é preparar os alunos da rede pública de ensino para a avaliação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que mede os indicadores em nível nacional. Essa avaliação só acontece em anos ímpares, porém a preparação é constante”, afirmou.

Fabiana Andréa Silva Santos, técnica pedagógica da SEMED
Entre as escolas que participaram do Aulão Saese está a EMEF Araceles Rodrigues, a EMEF Dep. Antônio Carlos Leite, EMEF João Francisco de Andrade, EMEF Dr. Lourival Fontes e EMEF Pedro Amado, todas acompanhadas pelos professores e gestores. As aulas de matemática foram ministradas pelo professor Cliverton Gustavo Guimarães, que considera o aulão uma forma dinâmica de aprendizado. “O objetivo é que os alunos desenvolvam a escrita, a leitura, sobretudo a interpretação de texto nos enunciados de matemática, para quebrarmos esse tabu que paira sobre a disciplina de uma forma diversificada e dinâmica”, explicou.

Cliverton Gustavo Guimarães, professor de matemática
De acordo com a diretora da EMEF Pedro Amado, Lilian Oliveira, a iniciativa do encontro é uma oportunidade de integração entre alunos de outras escolas, de forma que os ajude na troca de conhecimento. “A busca dos alunos pelo bom desempenho é o intuito desse encontro, que também é de suma importância para que haja uma integração entre as diversas escolas para que troquem conhecimento e se fortaleçam na busca pelo êxito, que é ampliar o conhecimento e colocar a Cidade Mãe de Sergipe em num patamar de destaque, como foi com o nosso IDEB.

Lilian Oliveira, diretora da EMEF Pedro Amado
Emilly Luisa, estudante da rede municipal de ensino, está otimista para o resultado da avaliação e agradecida por todo empenho da Semed. “Eu tenho certeza que eu e meus colegas vamos alcançar uma boa nota, isso porque em sala de aula os professores já vêm trabalhando todo o conteúdo”. Alex Santo, conhecido pelos alunos como Tio Alex, ficou emocionado com o agradecimento. “Estou feliz com o reconhecimento e aproveito para reforçar a minhna admiração pelo projeto Avança Brasil e pelo programa Educa Mais São Cristóvão, que possuem um material rico, objetivo, claro e que se complementa. Os alunos só têm a ganhar com o conteúdo e o nível da preparação”, destacou.

Emilly Luisa, estudante e Tio Alex, professor do 5º ano


Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Educação

Prefeitura de São Cristóvão realiza entrega de kit completo de material escolar para estudantes da rede municipal de ensino

Prefeitura de São Cristóvão recebe novo ônibus escolar para atender crianças da zona rural
