Alunos da Rede Municipal participam de avaliação diagnóstica para a prova Saeb

Os alunos dos 5º e 9º da Rede Municipal de Ensino de São Cristóvão participaram ontem (04), de uma avaliação diagnóstica como forma de preparação para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A intenção foi verificar as habilidades e competências desenvolvidas pelos estudantes.
Segundo a coordenadora pedagógica do município, Deise Barroso, a partir da avaliação será possível verificar qual o nível de aprendizagem dos alunos. “Nós aplicamos as provas de língua portuguesa e matemática em 21 escolas do município que possuem turmas do 5° e 9° ano, e posteriormente essas avaliações serão aplicadas para as turmas do 2° ano”, detalhou Deise.
.jpeg)
De acordo com ela, a avaliação também serviu para entender como está o nível de proficiência em leitura dos alunos, permitindo assim a realização de um diagnóstico de aprendizagem para o planejamento do ano letivo de 2022.
Pensando neste planejamento, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) também irá realizar em dezembro uma avaliação com todas as turmas. “Nosso planejamento para 2022 será embasado no diagnóstico que estamos preparando até o final do ano. O maior objetivo nesse momento é verificar a defasagem dos alunos, para saber quais precisam de uma maior atenção em relação à aprendizagem. Também definiremos qual será o nosso currículo prioritário para trabalhar em nossa rede”, explicou.
Saeb
O Saeb é um conjunto de avaliações realizadas para fornecer um diagnóstico da educação básica no Brasil. Ele é aplicado através de testes e questionários realizados em larga escala tanto na rede pública quanto na privada. O Saeb é um dos indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal levantamento sobre a qualidade do ensino no Brasil.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Educação

Prefeitura de São Cristóvão realiza entrega de kit completo de material escolar para estudantes da rede municipal de ensino

Prefeitura de São Cristóvão recebe novo ônibus escolar para atender crianças da zona rural
