Ação comunitária do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família leva cuidados para a saúde bucal das crianças da Várzea Grande

Na manhã desta terça-feira (25), o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de São Cristóvão, realizou a primeira ação comunitária do ano, levando educação em saúde para os moradores do bairro Várzea Grande e comunidades próximas. O evento, organizado em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde (SMS) e Educação (Semed), aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) José Macário de Santana, e reforçou a importância dos cuidados com a higiene pessoal e saúde bucal das crianças da comunidade.

A ocasião contou com palestras educativas e orientações para escovação dental, junto à distribuição de materiais de higiene bucal, promoção de aula de dança, bazar social e lanche coletivo para cerca de 60 famílias. Para esta ação, o tema foi articulado a partir de uma demanda de cuidados com a saúde bucal das crianças da comunidade, uma vez que foi observado no ambiente escolar um número elevado de danos nos dentes dos estudantes.

De acordo com Jaqueline Reis, coordenadora de Saúde da Criança e do Adolescente da SMS, a intenção é que essa não seja uma ação pontual, mas sim que perdure ao longo do ano, garantindo que as equipes de saúde continuem acompanhando essas crianças, para que elas tenham consultas de puericultura de forma adequada, que compareçam a esses atendimentos e que seja possível cuidar da saúde delas de maneira integral.
“Buscamos entender quem são essas crianças e se estão sendo devidamente acompanhadas pela Unidade Básica de Saúde. Precisamos avaliar se estamos conseguindo atender todas as necessidades de saúde que elas realmente demandam. Por isso, daremos continuidade ao acompanhamento com os profissionais da unidade e reforçaremos a conscientização dos pais sobre a importância desse cuidado”, afirmou a coordenadora.

O serviço do PAIF é oferecido em todos os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), com o intuito de fortalecer vínculos familiares e comunitários, prevenir a violência e o rompimento de laços, promover o acesso a direitos e contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Além disso, visa desenvolver as potencialidades e o protagonismo de cada indivíduo e de suas famílias, por meio de palestras, campanhas socioeducativas, eventos comunitários, atendimentos personalizados, visitas domiciliares, grupos de famílias, entre outras ações.

“Planejamos desenvolver quatro ações como esta ao longo do ano em alguns territórios atendidos pelo CRAS Gilson Prado. A primeira foi aqui na Várzea Grande, pois identificamos algumas situações entre nossos usuários e assistidos do serviço, como casos de escabiose e falta de higiene. Diante disso, articulamos essa ação em parceria com a saúde e a educação, envolvendo não apenas os assistidos, mas também a comunidade em geral”, explicou a gerente do CRAS Gilson Prado Barreto, Jildenes Cândido, que atende à região.

Para a participante Queila Lemos, moradora do povoado Cabrita, eventos como esse são de grande importância para reforçar a prevenção em saúde, essencial para toda a comunidade. “Todos os profissionais estiveram disponíveis para oferecer o atendimento necessário, garantindo que possamos cuidar da nossa saúde de forma integral. É fundamental que a comunidade participe, pois a prevenção é o primeiro passo para uma vida mais saudável, tanto para os pais quanto para as crianças”, enfatizou Queila, mãe de duas crianças de 9 e 5 anos.

Após observar a filha Eduarda, de 6 anos, e o primo Francisco, de 12, realizarem a escovação assistida junto à odontóloga, a usuária Juliana Rodrigues reforçou a relevância das informações que ajudam a cuidar melhor de suas crianças: “É bom porque ajuda a evitar problemas de saúde. A gente aprende a se proteger mais, a cuidar melhor, sem deixar para depois, porque isso pode prejudicar a saúde, tanto das crianças quanto dos jovens e adultos. Todo mundo precisa aprender cada vez mais sobre esses cuidados”.
.jpeg)
Cuidados com a saúde bucal
A dentista da UBS José Macário de Santana, Ginia Patrícia Novais, foi responsável por abordar informações fundamentais para as famílias manterem os cuidados com a saúde bucal, apresentando a maneira de escovar os dentes das crianças corretamente. Segundo ela, aproximar atividades sociais à educação em saúde é uma estratégia interessante para atrair a comunidade aos postos de saúde.

“Usamos esses eventos para nos aproximar da comunidade, fazer avaliações e conscientizar sobre a importância do cuidado desde cedo, desde os primeiros meses, orientando as mães para que, no futuro, as crianças não sofram com perda precoce de dentes ou cáries”, retatou a odontóloga.

Como principal medida de prevenção aos danos dentários, a dentista indica a escovação adequada dos dentes, pois a cárie está diretamente ligada ao consumo de açúcar. “Sem açúcar, não há cárie, por isso, é fundamental reforçar a importância da escovação diária, especialmente antes de dormir, além de incentivar visitas regulares ao dentista para acompanhamento e prevenção de possíveis complicações. Se escovar bem os dentes e ir ao dentista, não vai ter problemas”, concluiu.

Fotos: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Assistência

Prefeitura de São Cristóvão realiza primeira Pré-Conferência de Igualdade Racial e debate propostas ligadas à democracia, justiça racial e reparação

Prefeitura de São Cristóvão amplia para 450 o número de famílias beneficiadas pelo Bolsa Família Municipal
