Abordagem Social em São Cristóvão garante identificação, acompanhamento e benefícios para pessoas em situação de rua
O serviço de abordagem social, vinculado ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), visa identificar, acompanhar e assegurar que pessoas em situação de rua tenham acesso aos serviços socioassistenciais e às outras políticas públicas, além de promover o retorno à convivência familiar, caso haja possibilidade de resgatar esse vínculo. Trata-se de uma prática essencial para detectar casos de trabalho infantil, violência, e outras vulnerabilidades que frequentemente afetam indivíduos nesta condição.
Equipes de abordagem e procedimentos iniciais
As equipes que atuam nessa frente são compostas por educadores sociais, assistentes sociais, psicólogos, e contam com o suporte de outros profissionais da saúde quando necessário. A abordagem inicial consiste na identificação da pessoa, levantamento de sua documentação e informações sobre familiares. Esse processo é fundamental para conectar essas pessoas com os serviços públicos disponíveis e facilitar o acesso aos direitos sociais e de cidadania.
Locais de atuação e público-alvo
A atuação ocorre em locais com concentração de situações de risco pessoal e social devido à violação de direitos, como ruas, praças, estradas, fronteiras, espaços públicos de trabalho (feiras e mercados), além de áreas de grande circulação, terminais de ônibus, prédios abandonados, lixões, praias e semáforos. O público-alvo inclui crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias em situação de risco que utilizam esses espaços públicos para moradia e/ou sobrevivência.
Importância e desafios da Abordagem Social
Lucianne Rocha, secretária da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), destaca a complexidade e importância dessa abordagem. "É fundamental que a sociedade compreenda a complexidade da situação dessas pessoas. Muitas vezes, elas enfrentam desafios como históricos de violência e rupturas familiares, bem como incidência no uso problemático de álcool e outras drogas. As equipes conduzem um processo de acompanhamento que busca prioritariamente a sua identificação, o histórico familiar e a origem. A identificação civil é um passo importante para garantir o acesso a benefícios e direitos sociais", afirma.
Lucianne Rocha, secretária Semas
A secretária também mencionou os desafios enfrentados pela equipe de abordagem social. "O trabalho é árduo e exige uma dedicação constante e apoio da comunidade. Nossos profissionais são capacitados para lidar com situações de alta vulnerabilidade e muitas vezes precisam atuar em condições adversas. No entanto, cada história de superação nos motiva a continuar e intensificar nossos esforços para auxiliar tanto aqueles que de fato vivem nas ruas quanto os que utilizam a rua para a sua sobrevivência”.
Serviços oferecidos e contato
Em São Cristóvão, além da abordagem social, são oferecidos serviços de alimentação e locais para higiene pessoal, essenciais para a dignidade e bem-estar dessas pessoas. Existe também uma Casa de Passagem Estadual, que oferece acolhimento temporário para aqueles que sinalizam o desejo de sair das ruas.
Quem tiver conhecimento de alguém em situação de rua pode entrar em contato pelo telefone âª(79) 99820â9879â¬. Cada ligação é um passo a mais para garantir que mais pessoas tenham acesso aos serviços de que necessitam e merecem.
Foto: Heitor Xavier
Recentes
Notícias recentes de Assistência
Prefeitura de São Cristóvão realiza Fórum de Eleição do Conselho da Pessoa Idosa para renovação das cadeiras da sociedade civil
Prefeitura de São Cristóvão conclui mais uma turma com 34 Jovens Aprendizes na área do turismo