Vistorias para alvarás de táxis e mototáxis iniciarão no dia 6 de março em São Cristóvão

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), deu início ao processo de renovação e aprovação dos alvarás para taxistas e mototaxistas do município, procedimento essencial para a garantia da regularidade do serviço e a segurança dos passageiros. As vistorias obrigatórias ocorrem entre os dias 6 e 31 de março, começando na próxima quinta-feira. Para realizá-las, os profissionais devem apresentar o comprovante de pagamento das taxas, que podem ser quitadas até 3 de março.
O alvará de táxi é um documento essencial para que o motorista possa atuar como taxista, garantindo que o veículo esteja em condições apropriadas para transportar passageiros de forma segura. Ele certifica que o motorista e o carro possuem as autorizações necessárias para o trabalho, sem complicações legais. A renovação desse alvará deve ser feita anualmente, e a data de renovação consta nos documentos do condutor.
De acordo com Victor Lima, coordenador de Transporte Público da SMTT, São Cristóvão conta com 270 taxistas, 29 mototaxistas e 51 profissionais de transporte escolar, embora este último grupo tenha um calendário específico devido ao calendário letivo. Caso o motorista não regularize o alvará, pode ser penalizado com multas ou retenção do veículo. No entanto, segundo Lima, existem direitos assegurados pelo documento.
“O motorista tem desconto de IPVA, não paga pelo licenciamento e tem muitos benefícios. Se o veículo for pego circulando sem o alvará, mesmo que o licenciamento esteja em dia, ele não pode estar trabalhando. Nesse caso, o veículo não seria apreendido, mas retido. Se for pego com passageiro, os agentes vão mandar os passageiros descerem, transferir para outro veículo e autuar o motorista”, explicou o coordenador.

O coordenador administrativo da SMTT, Cássio Menezes, reforçou que a vistoria é um processo fundamental para a segurança dos passageiros e a qualidade do serviço prestado. Com o grande fluxo esperado para o período, os motoristas devem seguir o cronograma estipulado pela ordem da numeração de cada alvará para evitar transtornos.
“Esse período de vistorias foi dividido em três etapas, seguindo a numeração dos alvarás. Essa organização foi pensada para tornar o processo mais eficiente e evitar que um grande número de taxistas compareça no mesmo dia, o que poderia gerar filas e atrasos”, detalhou Menezes.

Após o período de vistorias, os alvarás aprovados serão entregues entre os dias 17 de março e 07 de abril, na SMTT, localizada no Facilita São Cristóvão - Rua Sessenta e Três, nº 62, bairro Eduardo Gomes. As entregas serão realizadas das 8h às 16h, mediante a apresentação da ficha de vistoria aprovada.
Confira o cronograma para a vistoria dos táxis e mototáxis na SMTT:
06/03 a 13/03
Táxis: Alvarás 001 a 088
Mototáxis: MTSC 001 a 07
14/03 a 21/03
Táxis: Alvarás 089 a 176
Mototáxis: MTSC 08 a 15
24/03 a 31/03
Táxis: Alvarás 177 a 265
Mototáxis: MTSC 16 a 23
Foto de capa: Heitor Xavier
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Trânsito
Trânsito no Centro Histórico de São Cristóvão será alterado para a Procissão do Fogaréu

Trânsito em São Cristóvão será alterado durante a 40ª Corrida Cidade de Aracaju
