17/07/2025

Visita do MEC reforça parceria entre o município e a Universidade Federal de Sergipe na formação de estudantes de Medicina

Na manhã desta quinta-feira (17), as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), acompanharam a visita de representantes do Ministério da Educação (MEC), professores e coordenadores do Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe (UFS) à Unidade Básica de Saúde José Maria Figueiroa e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Manoel Eustáquio Neto. O objetivo da visita foi avaliar o funcionamento do curso de Medicina da UFS e os campos de estágio disponíveis no município.

Segundo o Prof. Dr. Mário Adriano Santos, um dos principais intuitos da visita é reconhecer a estrutura da rede de saúde na qual os estudantes são inseridos, um espaço muito importante por contar com um apoio muito forte da gestão municipal, que está sempre de braços abertos para receber os nossos alunos. “São espaços extremamente qualificados para a inserção dos discentes. Basicamente, é olhar e dizer: este local é apropriado para os nossos alunos estarem, aprenderem, e aqui eles têm apoio e supervisão adequados para desenvolverem suas competências”, ressaltou.

Para Fernanda Santana, secretária municipal de Saúde, a visita representa um reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido no município: “Essa avaliação é, sem dúvida, uma valorização do nosso esforço, pois conseguimos, por meio da parceria com a universidade pública, unir ensino e serviço. Esse processo é uma via de mão dupla: os estagiários e os preceptores trocam saberes e, com a presença dos estudantes nos nossos serviços, conseguimos promover reflexões mais críticas sobre o nosso processo de trabalho”.

Laiz Layna, coordenadora de educação em saúde no município, também reforçou a importância da visita do MEC para a valorização do trabalho das equipes de saúde. “Assim como os estagiários são de suma importância, porque nós conseguimos unir à relevância do ensino-serviço e da comunidade”, realçou.

O Dr. André Baião, médico da Estratégia Saúde da Família na UBS José Maria Figueiroa, destacou ainda que essa integração entre instituições enfatizou a preorrogativa do SUS de atuar na formação de novos profissionais. “Nós, profissionais da rede, abrimos espaço para que os estudantes vivenciem a prática cotidiana. É uma troca valiosa: eles aprendem conosco e nós também aprendemos com eles. Essa visita faz parte do processo de certificação da universidade e permite avaliar como estão estruturados os campos de estágio, como os alunos são inseridos e como é o dia a dia deles nesses espaços. É um momento importante para reafirmar e fortalecer o que estamos construindo juntos”, celebrou.

Foto: Jota Leal

Publicado por Clara Dias
Fotos por Jota Leal
Personalize suas opções de acessibilidade