Vigilância epidemiológica realiza testagens de covid-19 no Batalhão da Restauração

Equipes da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do município realizaram ontem e hoje a testagem PCR para covid-19 no Batalhão da Restauração, instituição que atua no acolhimento de dependentes químicos em São Cristóvão. A necessidade de realização da testagem surgiu após a equipe de monitoramento da Secretaria de Saúde identificar que uma pessoa positivada com covid-19 teve contato com os demais residentes do local.
.jpeg)
Testagem PCR sendo realizada no Batalhão da Restauração
De acordo com Maria do Socorro, coordenadora do Batalhão da Restauração, a testagem é fundamental para a segurança tanto dos residentes como dos monitores e colaboradores. “Muitas pessoas ainda não acreditam na contaminação do vírus, mas vimos que realmente uma pessoa pode contaminar várias outras, e foi o que aconteceu com a gente. Temos 93 dependentes químicos em tratamento e 11 foram testados positivos, por isso estamos fazendo essa testagem, pois não sabemos quem está com o vírus agora. A ação é importante para a segurança de toda nossa equipe”, afirma ela.
.jpeg)
Maria do Socorro, coordenadora do Batalhão da Restauração
Cristiana Silva, agente comunitária de saúde e integrante do monitoramente da secretaria de saúde explicou que a equipe do laboratório foi orientada pela equipe de Vigilância Sanitária a ir ao local realizar as testagens após o contato de 105 pessoas com um caso positivo. “Já fizemos 39 testes ontem e hoje a equipe veio testar os que faltaram. A dinâmica é fazer o cadastro com os dados de cada um, que são depois encaminhados a realizar o exame. Os casos negativos continuam sendo monitorando por 10 dias, e os positivos são enviados a outra equipe, quando é iniciado o monitoramento do covid para os positivados”, enfatiza.
.jpeg)
Cristiana Silva, agente comunitária de saúde e integrante do monitoramente da secretaria de saúde
Segundo Beatriz Costa, coordenadora de Vigilância Epidemiológica de São Cristóvão, essa ação consiste na ampliação da testagem para 100% dos casos sintomáticos respiratórios e a implantação da nova estratégia de rastreio e monitoramento de contatos da cidade. “Descentralizamos o monitoramento dos casos suspeitos e estamos em processo de rastreio e monitoramento dos contatos de casos positivos. Encaminhamos 100% dos casos de síndrome gripal sintomáticos respiratórios para realizar PCR, assim testamos mais pacientes e identificamos os positivos”, afirma ela.
De acordo com a coordenadora, a estratégia de rastreio e monitoramento de pessoas que tiveram contato com casos positivos permite que a Vigilância Epidemiológica identifique e encaminhe para testagem por PCR os indivíduos, mesmo que eles sejam assintomáticos. “A partir daí podemos descartar uma infecção pelo SARS- Cov e podemos identificar mais casos positivos que estão assintomáticos. Além disso, temos o monitoramento em si: em caso de o indivíduo se negar a realizar a testagem, ele fica em monitoramento por 14 dias (os contatos), já os casos suspeitos ficam em monitoramento por 10 dias, desde o início dos sintomas”, reforça.
A testagem da população como medida de prevenção à Covid-19 é uma das recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) como forma de impedir a disseminação do vírus e no combate à pandemia. Em São Cristóvão a Vigilância Epidemiológica preconiza o padrão ouro, que é a testagem por PCR, mas os testes rápidos ainda estão sendo disponibilizados à população em todas as unidades de saúde do município. Para mais informações, a Vigilância Epidemiológica pode ser contatada através do número (79) 3045-4916.
Foto: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Saúde

Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão celebra início da campanha de Agosto Dourado com capacitação sobre aleitamento materno

São Cristóvão recebe Projeto Inclusão Nordeste e acelera perícias de crianças neurodivergentes em parceria com o INSS
