Saúde da mulher: São Cristóvão registra aumento de 46% nas mamografias e 68% nos exames citopatológicos em outubro
                A campanha de conscientização sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero, realizada durante o Outubro Rosa pela Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão (SMS), registrou resultados expressivos no cuidado com a saúde da mulher. Ao longo do mês, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) promoveram ações educativas, rodas de conversa, atividades em grupo e mutirões de exames, reforçando a importância da informação, do diagnóstico precoce, do cuidado integral à saúde e do fortalecimento das políticas públicas de prevenção.
Como resultado do engajamento da rede municipal, houve um aumento de 43% nas coletas de exames citopatológicos em comparação a outubro de 2024, saltando de 310 para 521 coletas. Em relação a outubro de 2023, o crescimento foi ainda maior, de 68%. Quando comparado à média mensal de 2025 (266 exames), o mês de outubro apresentou um aumento superior a 95%.
O avanço também foi registrado nas mamografias bilaterais de rastreamento, que cresceram cerca de 46% em relação ao mesmo período do ano passado, passando de 230 para 335 exames realizados. A expectativa é que o impacto da campanha se estenda para os próximos meses, estimulando as usuárias da rede municipal a manterem o acompanhamento preventivo em dia.
Segundo Maria Helena Andrade, coordenadora da Saúde da Mulher na SMS, durante a campanha, também foi intensificada a vacinação contra o HPV - vírus que pode causar o câncer de colo do útero -, além da verificação de glicemia e pressão arterial, atividades corporais, testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e ações de conscientização sobre a violência doméstica.
“Esses resultados refletem o engajamento das equipes de saúde e da população feminina. O Outubro Rosa 2025 foi, sem dúvida, uma campanha de grande impacto, reforçando que o cuidado com a saúde da mulher deve acontecer durante todo o ano”, concluiu a coordenadora.
                                
Prevenção continuada
Em São Cristóvão, as ações de prevenção e cuidado com a saúde da mulher seguem acontecendo durante todo o ano. O exame citopatológico pode ser realizado de forma simples nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Algumas mantêm um dia fixo na semana para as coletas realizadas pelas enfermeiras, enquanto outras fazem o agendamento conforme a demanda.
Já a mamografia é solicitada durante a consulta de rotina com o profissional de saúde. Além disso, as UBS também realizam testes rápidos para detecção de ISTs, aferição de glicemia e pressão arterial. Em caso de dúvidas ou para agendar qualquer um desses atendimentos, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima e marcar uma consulta.
Fotos: Dani Santos
Recentes
Notícias recentes de Saúde
    São Cristóvão já vacinou quase 10 mil animais contra a raiva durante a campanha antirrábica de 2025
    Saúde da mulher: São Cristóvão registra aumento de 46% nas mamografias e 68% nos exames citopatológicos em outubro